Veja dicas práticas que podem ser adicionadas ao seu local de trabalho
O trabalho presencial já voltou 100% para algumas empresas, outras estão precisando adaptar às suas necessidades para receber os funcionários da melhor forma possível. Isso inclui repaginar os escritórios, que, além da parte estética, também precisam ter certeza de que todos estão seguros.
Por isso, é imprescindível ter itens de escritório de qualidade, possibilitando uma rotina de trabalho mais produtiva. Quer entender como repaginar todo o escritório e também respeitar as medidas sanitárias? Então você está lendo o artigo correto! Leia até o final.
Crie um plano detalhado de reabertura
A maioria dos empregadores nunca precisou fechar seus escritórios por períodos prolongados, portanto, não podem confiar em experiências passadas ou contratar consultores experientes para orientá-los na reabertura.
Em colaboração com sua equipe de reabertura, crie um plano detalhado que identifique e reduza os riscos, inclua planos de contingência em caso de surto de COVID-19 e contenha um cronograma.
Seja sensível e empático
Antes da pandemia, normalmente, apenas um pequeno número de funcionários em dado momento passava por traumas pessoais e luto fora do escritório.
A pandemia afetou todos os funcionários, e eles vivem com incerteza e turbulência há meses. Muitos perderam entes queridos ou os viram sofrer de ansiedade e solidão, especialmente pais idosos ou filhos isolados de seus pares.
Demonstre aos seus funcionários que você entende que eles podem estar sofrendo e não espere que as coisas sejam como eram antes da pandemia.
Reorganize os móveis existentes ou instale novos
Além de reorganizar as mesas, outros móveis de escritório podem ser espaçados para fornecer assentos adicionais para os funcionários, promovendo o distanciamento social.
Móveis novos com materiais e superfícies resistentes e fáceis de limpar também podem melhorar a organização. Como o conforto se tornou um elemento-chave para trabalhar em casa, móveis com materiais adequados podem facilitar a transição dos funcionários de volta ao escritório.
Identifique áreas perigosas e reduza os riscos de exposição
Áreas de uso comum, como salas de descanso, banheiros, refeitórios, salas de espera, elevadores e saguões, onde os funcionários ou visitantes provavelmente estão a 1 a 2 metros um do outro, aumentam os riscos de transmissão da COVID-19. Considere modificar essas áreas espalhando os assentos.
Adicione plantas em vasos ou telas decorativas entre as áreas de estar. Esses objetos servirão como barreiras naturais ou agradáveis aos olhos.
Em vez de uma grande área de descanso para um andar ou escritório inteiro, veja se você pode reaproveitar outro espaço para criar mini-salas de descanso. Em vez de condimentos compartilhados e lanches, forneça pacotes individuais e porções.
Crie blocos de tempo no escritório
Se os funcionários estiverem trabalhando remotamente parte do tempo, certifique-se de que seu tempo no escritório seja produtivo. Em vez de funcionários aparecerem aleatoriamente no escritório, crie um cronograma de quando as pessoas podem encontrar outras pessoas e incentive os funcionários a segui-lo.
Também é essencial que as equipes colaborativas tenham algum tempo informal para socializar e trocar ideias. Incentive elas a agendar intervalos ocasionais para café no final da tarde, caminhadas comunitárias ou almoços casuais não relacionados ao trabalho.
Instale sinalização e gráficos de piso para demonstrar onde e como os funcionários devem se movimentar no escritório
Embora a maioria dos funcionários saiba que deve manter distância um do outro, às vezes é difícil saber exatamente a que distância isso está — e o lembrete regular não faz mal.
Colocar adesivos no chão para indicar essa distância, ou setas nos corredores para determinar por onde as pessoas devem fluir, pode ajudar os funcionários a manter a distância adequada e evitar aglomerações em áreas apertadas.