Blog

Viagem de férias: veja destinos pet friendly para levar seu amiguinho

São Paulo e Rio de Janeiro são exemplos de lugares onde os pets são bem-vindos

Poder viajar com tranquilidade, aproveitando ao máximo as tão aguardadas férias é algo super desejado. Mas, o que acontece quando se tem um cachorro ou gato em casa? A boa notícia é que viajar com o seu pet tem se tornado uma opção cada vez mais comum, graças a lugares que aceitam receber esses ilustres visitantes. 

São os chamados pet friendly, ambientes onde os animais de estimação são bem-vindos. Para tanto, é preciso tomar alguns cuidados prévios, como documentação do animal, compra de ração e de itens que tornem a viagem mais agradável para ele – você pode aproveitar os produtos na Black friday para pets, por exemplo.

Portanto, hoje vamos revelar tudo aquilo que você precisa saber antes de viajar com o seu amigo de quatro patas e, é claro, passar indicações de lugares em diferentes regiões do Brasil que são considerados pet friendly. Assim, você poderá viajar tranquilamente, sem abrir mão da companhia do seu melhor amigo.

O que saber antes de viajar com um pet

O tipo de transporte, a duração da viagem e o lugar onde se pretende ficar são determinantes na decisão de levar ou não seu pet. Viajar de carro pode ser um pouco mais cômodo que levar o animal no bagageiro de um avião, por exemplo, mas isso vai depender da distância percorrida e, é claro, de ter um carro.

Em viagens longas, alguns veterinários podem indicar o uso de algum medicamento para manter o animal menos agitado, o que pode tornar o percurso menos desagradável para o seu pet. Outra recomendação comum é manter o bichinho em jejum algumas horas antes, minimizando os riscos com diarreias e vômitos.

Outro cuidado necessário diz respeito à documentação do cachorro ou gato. É imprescindível que o seu bicho de estimação esteja com todas as vacinas em dia, especialmente a antirrábica. Para viajar de ônibus ou avião você também terá que conseguir a guia de transporte animal (GTA), por meio do Ministério da Agricultura.

Separe também a bagagem do seu animal, levando uma quantidade de ração proporcional aos dias da viagem, bem como as tigelas de água e comida, brinquedos e a cama onde ele dorme. Com todas essas medidas, você conseguirá levar seu pet sem maiores preocupações.

Confira a seguir algumas sugestões de destinos em que o seu bichinho de estimação é bem-vindo.

Beberibe (CE)

Viajar para um paraíso em meio a belas praias, dunas e recifes de corais. Se esse é o seu objetivo, uma ótima opção é ir para Beberibe, no Ceará. Há opções de hospedagem pet friendly, facilitando a viagem com seu pet.

Brotas (SP)

A cidade de Brotas é conhecida pelo turismo de aventura, marcado por atividades como as trilhas e o rafting. Inclusive, dá para você levar o seu pet em algumas delas, a depender do nível da água do rio.

Maraú (BA)

Apesar de não ser tão conhecida, a cidade baiana de Maraú também guarda uma paisagem incrível que inclui praias, cachoeiras, lagoas e piscinas naturais. Ao mesmo tempo, conta com estrutura para que você possa relaxar com seu pet.

Gramado (RS)

Quem curte um clima mais frio, pode preferir viajar para o sul, mais especificamente para Gramado. É um lugar bem bacana para fazer passeios a pé, principalmente por conta da estrutura e das ruas arborizadas.

Florianópolis (SC)

Ainda no sul do Brasil, você pode visitar a capital de Santa Catarina com a segurança de que seu pet será bem recebido. Passeios em praças, como a XV de Novembro e a Getúlio Vargas, bem como nos parques da Luz e de Coqueiros são exemplos bacanas do que fazer por lá.

Rio de Janeiro (RJ)

Já pensou caminhar pelo famoso calçadão de Copacabana ao lado do seu amigo de quatro patas? Essa e outras possibilidades são possíveis para quem prefere o Rio de Janeiro como seu destino. Fora que várias praias e quiosques permitem a presença dos pets.

São Paulo (SP)

A maior cidade do país não poderia ficar de fora, até porque além de parques e espaços culturais próprios para receber os pets, há também os chamados “cachorródromos”, em que é possível deixar os cães livres em um espaço próprio para eles se divertirem.

Lembrando que, sempre que for sair com o seu cachorro ou gato, é preciso levar embalagens plásticas para recolher seus dejetos, bem como uma garrafa de água para que ele se mantenha sempre hidratado.