Com o passar dos anos, alguns produtos passaram a ser mais tecnológicos e, com isso, mais sustentáveis. Esse é o caso das calcinhas absorventes. Elas foram criadas há alguns anos para dar conforto e segurança às mulheres, mas sem prejudicar o meio ambiente.
Absorventes convencionais x Calcinhas
Os absorventes descartáveis chegaram ao Brasil na década de 30 e se popularizaram alguns anos depois, quando as mulheres começaram a se modernizar e ver neles uma forma de manter a segurança e o conforto durante o período menstrual.
Porém, por serem descartáveis, eles são muito prejudiciais ao meio ambiente, pois, ao serem descartados, se tornam lixo. Cada mulher pode usar cerca de 400 absorventes convencionais por ano, isso é uma média de 200 kg durante a vida. Sem contar que o material usado no produto leva aproximadamente 400 anos para se decompor no meio ambiente.
Por isso, durante os últimos anos, pesquisadores pensaram em outras formas para coletar a menstruação. A ideia é diminuir o uso de produtos descartáveis e colocar novas opções no mercado, como a calcinha absorvente.
Como funciona a calcinha absorvente?
Elas são muito parecidas com as calcinhas convencionais, inclusive têm diversos modelos. A grande diferença é que elas possuem forros a mais, que podem ser retirados em alguns casos.
Estes tecidos extras funcionam semelhante aos absorventes. Eles são feitos por diversas camadas, com composições diferentes, como poliéster e algodão. A junção deles faz com que a calcinha absorva o fluxo, sem que haja vazamento na roupa.
Vantagens de usar calcinhas absorventes
-
Reutilizá-las
O grande diferencial e principal vantagem do produto é poder lavar sempre que necessário. Diferente dos absorventes comuns, que devem ser descartados após o uso, as calcinhas podem e devem ser lavadas após a utilização, estando prontas para serem usadas de novo, quantas vezes forem necessárias.
-
Sustentabilidade
Como já falamos, as calcinhas absorventes podem ser reutilizadas, por isso, geram menos lixo e poluição para o meio ambiente. Cada uma pode durar cerca de dois anos, assim, elas se tornam mais sustentáveis e ecologicamente corretas.
-
Saúde
As toxinas e substâncias usadas nos absorventes podem ser prejudiciais para a saúde da mulher. A pele da vagina é sensível e pode desenvolver alergias ao entrar em contato com os materiais presentes no produto. As calcinhas não têm componentes tóxicos e ajudam a evitar a proliferação de fungos e bactérias na região íntima.
Além disso, a umidade causada pelos absorventes descartáveis também pode causar alergias e até infecções, o que não acontece com as calcinhas, já que elas têm tecidos respiráveis.
-
Economia
As calcinhas absorventes têm valores mais altos que as normais e isso pode assustar um pouco. Mas, quando colocado na ponta do lápis, fica claro que em comparação com os absorventes, elas saem mais em conta, porque têm um tempo de vida útil maior e podem ser reutilizadas várias vezes.
-
Dá para usar fora do período
Este tipo de calcinha pode ser usada diariamente, assim como as convencionais. Não são específicas para o dia da menstruação. Inclusive, por serem feitas de materiais respiráveis, são uma ótima opção para o dia a dia.
-
Sem preocupações
Uma das melhores vantagens da calcinha absorvente é não precisar se preocupar caso seu ciclo não seja regular. Não é necessário levar absorvente para todos os lugares e ficar pensando se o ciclo irá começar ou não.
Se estiver com esse modelo de calcinha, a mulher pode andar despreocupada e certa de que estará segura em todos os momentos do ciclo menstrual. As calcinhas absorventes, portanto, são sinônimo de liberdade e facilidade para todas as mulheres.