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SEO Local: por que ele é tão importante?

O SEO Local é um conjunto de estratégias que destacam o negócio nas pesquisas locais, fazendo com que a empresa se torne referência em sua região e seja capaz de atrair clientes, sem precisar investir em mídia paga.

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Milhares de usuários procuram tipos específicos de negócios na internet, e muitos entram em contato com esses estabelecimentos, fazem uma visita presencial e se tornam clientes.

Qualquer empreendedor que tenha um negócio local quer que isso aconteça, mas é necessário compreender o conceito de SEO Local para alcançar esse propósito.

As estratégias de otimização voltadas para os buscadores são fundamentais no marketing digital, e é por isso que o SEO (Search Engine Optimization) precisa fazer parte do planejamento, independentemente do porte ou segmento de atuação.

O Google é um verdadeiro assistente para todo tipo de assunto, inclusive quando a pessoa quer ver o cardápio de um restaurante, a fachada de uma academia, entre outras necessidades.

O SEO Local serve justamente para facilitar essas buscas locais, mas é fundamental conhecer um pouco mais sobre ele para aproveitar seus benefícios.

Este artigo vai mostrar o conceito dessa prática, como ela é feita, quais são suas principais ferramentas, os benefícios de aplicar, como otimizá-la e como desenvolver uma boa estratégia.

O que é SEO Local?

SEO Local é um conjunto de estratégias que tem como objetivo melhorar o site de uma empresa para as pesquisas geográficas. Por meio dele, o estabelecimento aparece bem posicionado nas buscas feitas pelos usuários.

Mas esse tipo de pesquisa não é como as outras, na verdade, é algo mais específico, por exemplo, quando alguém faz uma pesquisa usando a palavra-chave “padaria perto de mim”.

Por exemplo, uma pessoa que precisa fazer renovação simplificada cnh pode pesquisar uma autoescola e inserir uma informação complementar, como:

  • Cidade;
  • Bairro;
  • Região;
  • Estado.

Ou seja, esse modelo de SEO é uma estratégia voltada para pessoas que estão procurando estabelecimentos próximos a elas, e isso é muito interessante porque esses consumidores estão bem próximos da compra.

Quando alguém pesquisa sobre um restaurante em determinado bairro é porque tem a intenção de ir ao estabelecimento comer. Pode até ser que alguém faça essa pesquisa por curiosidade, como no caso de uma pessoa que acabou de se mudar para uma região.

Entretanto, na maioria das vezes, uma pesquisa local tem uma intenção clara de compra por trás, por isso, é fundamental se destacar nos resultados.

Como é feito o SEO Local?

SEO Local é um trabalho relacionado a localização da empresa, e por isso o negócio precisa criar seu perfil no Google Meu Negócio.

Se um consultório de odontologia para cachorro já tiver esse perfil, é interessante atualizar e otimizar as informações para que a página apareça bem posicionada nos resultados orgânicos.

Também é muito importante estar atento ao endereço cadastrado, uma vez que o próprio Google calcula a distância utilizando as informações de localização.

Mais do que uma ficha com as informações da empresa, essa plataforma funciona como extensão do site institucional e é obrigatória para as operações em nível local.

Sem falar no fato de que as otimizações com essa prática de SEO seguem uma lógica específica para as pesquisas no Google e por isso é tão importante configurar o site da empresa, considerando as exigências do buscador para o ranqueamento.

Para melhorar ainda mais o SEO Local, é interessante incentivar os clientes a fazerem avaliações sobre o negócio, pois quanto mais classificações positivas, mais chances a organização terá de aparecer bem posicionada.

Isso porque o Google entende que se o estabelecimento está recebendo muitas avaliações, então possui muitos clientes satisfeitos, portanto, uma empresa confiável.

Ferramentas do SEO Local

O SEO Local possui algumas ferramentas que precisam ser usadas, e entre as mais importantes está o Google Meu Negócio. Esse perfil permite que uma loja de tapete de grama natural seja recomendada pelo Google durante uma pesquisa.

Mas o preenchimento deve ser completo, incluindo o horário de funcionamento, telefone, fotos e outras informações porque o Google vai utilizá-las como parâmetro para a resposta do usuário.

Outra ferramenta essencial é o Google Analytics, uma plataforma que oferece relatórios gratuitos que trazem insights para melhorar as estratégias de SEO.

Para obter resultados ainda melhores, a organização precisa usar o Keyword Tool, um recurso essencial para selecionar palavras-chave interessantes que podem ser trabalhadas no SEO do negócio.

A plataforma também oferece termos complementares que enriquecem ainda mais o planejamento.

Benefícios do SEO Local

As vendas online cresceram muito nos últimos anos, mas mesmo que os consumidores prefiram comprar dessa forma, os estabelecimentos físicos não perderam sua importância.

É em uma loja física que o cliente consegue provar um jaleco feminino personalizado medicina antes de comprar, algo que não é possível pela internet.

Mas para localizar o estabelecimento que vende o jaleco, o cliente faz uma pesquisa local, pois sua intenção é encontrar uma confecção mais próxima. É justamente por isso que o SEO é tão benéfico para os negócios.

Para o usuário que acesse os resultados no buscador, os links que aparecem entre as primeiras posições são vistos como de empresas mais confiáveis, por isso, recebem mais cliques.

Esse modelo de SEO também gera autoridade para o negócio, algo fundamental para conquistar a confiança do consumidor e influenciar positivamente sua decisão de compra.

A marca vai estar sempre no topo dos resultados de pesquisas específicas sobre produtos e serviços. Com isso, as chances de receber uma visita do cliente são muito maiores.

Como otimizar o SEO Local?

Existem algumas técnicas que otimizam o SEO, e uma delas é manter as redes sociais sempre atualizadas. Para uma empresa que faz teste audição frequência, essas plataformas permitem um contato mais direto e aberto com os consumidores.

Se a rede social estiver sempre atualizada, mostra que o negócio está em pleno funcionamento e disponível para responder dúvidas e comentários.

A marca também deve produzir conteúdo sobre a região e seu segmento de atuação, e esses materiais podem ser publicados em um blog ou nas redes sociais. Eles são ótimos para mostrar o conhecimento da companhia e gerar autoridade.

Para melhorar ainda mais os resultados, vale a pena fazer parcerias com blogs locais, pois mesmo sendo pequenos influenciadores, continuam sendo fontes confiáveis para quem mora na região. Por essa razão, é uma ótima forma de divulgar o produto ou serviço.

Como desenvolver o SEO Local?

Para desenvolver uma boa estratégia de SEO Local, a organização precisa investir em algumas práticas importantes, como:

Criar uma página de contato

Para que uma loja de purificador ionizador e alcalinizador de água possa ser encontrada nas pesquisas em sua região com mais facilidade, é interessante criar uma página de contato com informações essenciais, como telefone e endereço.

Isso é necessário porque se alguém pesquisar por esses dados, pode encontrar o negócio facilmente, além de passar confiança e profissionalismo para o possível cliente.

Otimizar o site para os mecanismos de busca

O site da organização precisa ser responsivo, pois só assim poderá se adaptar a qualquer tamanho de tela, independentemente de ser de um computador ou smartphone.

Além do mais, a responsabilidade é um critério fundamental para estar bem posicionado nos resultados de pesquisa.

As imagens publicadas não podem ser muito pesadas, assim como os textos devem ser escritos de maneira estratégica, utilizando as palavras-chave corretas.

Incentivar as avaliações dos clientes

Uma empresa de treinamento para condutores habilitados deve incentivar as avaliações por parte dos clientes em seu perfil no Google Meu Negócio.

Essas avaliações também podem acontecer em sites específicos, algo muito comum entre hotéis e pousadas. É uma forma de destacar o negócio nas pesquisas locais e alcançar um bom resultado.

Criar conteúdos relevantes

As plataformas digitais da empresa na internet precisam ser atualizadas com conteúdos relevantes, ricos e interessantes para a audiência da marca.

As pesquisas locais são mais voltadas para as compras e a solução de problemas e necessidades rapidamente, mas isso não significa que a companhia não precisa se preocupar com sua credibilidade e relevância.

Se alguém pesquisou sobre clínica veterinária próximo de mim, pode sim estar procurando por uma clínica, mas talvez queira esclarecer alguma dúvida sobre procedimentos ou até mesmo horário de funcionamento.

Por meio de materiais bem elaborados, o Google também entende que a companhia está preocupada com a experiência dos usuários, por isso, em pesquisas locais, também favorece a organização.

Considerações finais

As pesquisas locais são muito importantes para que os estabelecimentos possam impactar pessoas, atrair clientes para o local e fazer mais vendas.

É justamente por isso que surgiu o SEO local, com soluções específicas para que as empresas possam aparecer bem posicionadas quando esse tipo de pesquisa foi realizada.

Assim, os negócios têm mais chances de atrair clientes, fazer boas vendas, aumentar seus lucros e vender.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.