Nos últimos anos, a vida útil dos eletrodomésticos que compramos para nossas casas tem se tornado cada vez mais curta. A lógica nos leva a crer que os avanços da tecnologia deveriam fazê-los durar mais, mas nem sempre é assim. É por isso que vamos analisar quanto tempo dura uma Máquina de lavar.
Quanto tempo dura uma máquina de lavar normalmente?
Talvez na casa de nossos pais haja um eletrodoméstico, uma máquina de lavar ou uma geladeira, que esteja funcionando há 30 anos. Infelizmente, esta não é a norma quando se trata dos dispositivos fabricados hoje.
Atualmente, a vida útil média das máquinas de lavar é de cerca de 10 anos. Esse é o tempo que uma família leva, em média, para trocar o aparelho.
Na maioria dos casos, a máquina de lavar é substituída quando avaria e a reparação é algo caro, mas em cerca de 30% dos casos, as famílias substituem a máquina de lavar porque existem outros modelos com melhores funções, com maior capacidade de carga, mais ecológicos ou mais barulhento, e não porque há algo errado com sua máquina de lavar atual.
Assim, em uso normal (cerca de 3 ou 4 lavagens por semana) a vida útil de uma máquina de lavar atual pode chegar perto de 12 anos e se cuidarmos bem dela pode chegar a 15 anos em muitos casos.
Como prolongar a vida útil da sua máquina de lavar
Agora que sabemos quanto tempo dura uma máquina de lavar, é hora de descobrir como prolongar sua vida útil e mantê-la próxima dos 15 anos.
Como qualquer dispositivo mecânico, é mais ou menos provável que quebre, dependendo de como o usamos. É o mesmo que um carro. Se dirigirmos agressivamente todas as vezes e apertarmos o motor ao máximo, é normal que o mecânico diga que basta e o carro vai quebrar mais rápido.
Ações que podemos tomar para prolongar a vida útil da nossa máquina de lavar:
-Sempre evite carregar até o topo ou acima do peso máximo recomendado. -Sobrecarregar a máquina de lavar expõe o motor e todas as peças mecânicas a um desgaste para o qual a máquina não está preparada.
-Use a quantidade correta de sabão em pó. Um excesso pode permanecer no circuito da água e eventualmente afetá-lo.
-Faça uma limpeza pelo menos algumas vezes por ano. Consulte o manual do fabricante para determinar como e com que frequência fazer isso.
-Limpe o filtro coletor de fiapos da máquina de lavar. É um elemento importante para o bom funcionamento do eletrodoméstico, se o pó se acumular, logo o veremos na roupa recém-lavada.
Quais são os defeitos mais comuns?
A máquina de lavar não centrifuga: O problema pode ocorrer em três locais: no programador, no motor ou na correia. Se ao iniciar um programa parece que foi feito corretamente, podemos excluir o programador. Se o motor fizer barulho, mas o tambor ainda não girar, provavelmente é a correia que conecta o tambor ao motor da máquina de lavar.
Não entra água: O programa funciona corretamente e funciona, mas parece que não entra água suficiente. Isso pode ser devido a um componente chamado válvula solenoide, que age como uma torneira e deixa a água entrar quando o cronômetro manda.
Nenhum dos programas funciona ou não funciona corretamente: Isso é, sem dúvida, culpa do programador. O programador é um sistema eletromecânico que, em função do programa de lavagem, gere os diferentes processos que compõem o programa.
A máquina de lavar não centrifuga: Este problema pode ter várias causas: pode ter ultrapassado a carga máxima de roupa,ou pode ter partido a correia da polia. Se a máquina de lavar fizer muito barulho durante a centrifugação, os pés podem não estar nivelados.
Quanto custa consertar uma máquina de lavar?
Como já deve ter adivinhado, o preço pode variar em função do problema existente.
Devido aos altos custos de reparo, a maioria das pessoas acaba decidindo comprar uma nova máquina de lavar quando ela quebra. A longo prazo, muitas vezes é mais inteligente e mais econômico.