Qual a importância dos brindes personalizados para uma empresa?
Por que devo dar brindes para meus clientes? Essa é uma pergunta muito comum entre os empreendedores, e no post de hoje vamos responder essa pergunta e te mostrar que essa é uma excelente estratégia para fazer sua empresa alavancar.
De acordo com um consultor empresarial e doutor em marketing, os brindes personalizados podem ter várias funções dentro de uma empresa:
- Lembrança da marca ajuda a fidelizar o cliente e também faz a pessoa sempre lembrar da marca, assim quando ela precisar de um serviço a primeira empresa que virá a mente será a sua.
- Agradecimento quando o brinde como forma de agradecimento pelo ano de relacionamento e fidelidade.
- Abertura de negócios os brindes facilitam o primeiro contato com o cliente causando uma boa primeira impressão.
- Reconhecimento é uma maneira de agradecer e reconhecer a importância do cliente para a empresa.
Essas funções que listamos acima, podem ser diferentes levando em consideração o público-alvo e os resultados obtidos.
De acordo com o consultor empresarial, você precisa saber exatamente quais são os seus objetivos com a distribuição dos brindes, por exemplo: uma empresa que oferece canetas como brindes, precisa se perguntar no que isso vai reforçar a sua marca ou reconhecer o cliente como parte importante da empresa.
E para personalizar seus brindes, conheça a fábrica de brindes através do link.
Um erro que acontece bastante é uma empresa ter um pacote de canetas e sair distribuindo para qualquer pessoa que cruze o seu caminho, a entrega deve ser seletiva e possuir critérios definidos, é preciso saber escolher o brinde certo para o cliente certo.
Não podemos deixar de sempre ter em mente qual a função e qual público atingir, um bom exemplo para que você possa entender melhor o que estamos querendo dizer é, uma empresa de transporte queria dar um kit pizza para seus clientes caminhoneiros, a ideia era fazê-los lembrar da empresa sempre que precisasse dos serviços oferecidos, o problema é que esse brinde que a empresa gostaria de oferecer não era a melhor opção nesse caso, pois não seria o caminhoneiro que iria usar o kit pizza, mas sim sua esposa, visto que no dia a dia o caminhoneiro não teria muito tempo para preparar uma pizza.
A dica de brinde que o consultor de marketing nos dá nesse caso seria: um kit de barbear, uma camiseta, um boné ou um chaveiro, algo mais útil para o dia a dia dele e que o faça lembrar da sua empresa.
Além de fortalecer o relacionamento com clientes e colaboradores, os brindes são excelentes estratégias de marketing, é uma ferramenta valiosa para a construção de uma marca de sucesso e ainda gera oportunidades de novos negócios.
Separamos 6 razões que mostram a importância dos brindes para uma empresa.
Saiba qual a importância dos brindes para uma empresa
- Marketing com baixo custo
Produtos úteis, como canetas, artigos de papelaria ou equipamentos de ginástica, são itens que os consumidores têm maior possibilidade de agradar as pessoas. Quando alguém usa uma caneta de uma marca ou veste uma camiseta personalizada, outras pessoas verão a propaganda da sua empresa. Cada vez que um brinde é usado, cria o potencial para que mais pessoas conheçam o seu negócio. Você faz o investimento inicial, mas o retorno continua por muito tempo.
- Brindes constroem relacionamentos
Já está comprovado que brindes são uma ótima maneira para construir relacionamentos, pois quem não gosta de ganhar presentes não é mesmo?
E também faz com que os clientes se sintam mais valorizados.
- Constrói fidelidade
O marketing boca a boca é uma ferramenta muito forte, rápida e gera fidelidade.
- Um cartão de visitas
Detalhes de contato em um cartão de visita guardados em uma gaveta de uma mesa não vai gerar o resultado que você almeja.
Uma ideia seria, uma caneca ou uma sacola com todas as informações da sua empresa seriam de maior utilidade e faria com que os clientes se lembrassem da sua marca.
- Uma forte identidade da sua marca
Os brindes não precisam ser somente para os clientes, quando uma empresa presenteia seus colaboradores, eles se sentem mais valorizados e motivados a cumprir suas atividades com maior satisfação, pois cria um ambiente de trabalho mais leve e agradável.
Consequentemente suas vendas irão aumentar, pois com funcionários mais motivados e clientes mais satisfeitos, sua empresa só tende a crescer.