Garantir que o ambiente de uma empresa seja atrativo o suficiente para trazer novos clientes é um dos imperativos do mercado. Por conta disso, entender as vantagens de investir em uma boa política de conteúdo acaba se tornando essencial.
É certo que todos que estão buscando se posicionar para o seu cliente já pensaram, em certa medida, em alguns conteúdos para gerar interesse do público e conseguir engajamento.
No entanto, essa prática não é tão simples quanto parece. Afinal de contas, é preciso que alguns pontos possam convergir nessa produção.
Para que isso ocorra, é fundamental entender onde é que o marketing de conteúdo está inserido nessa estratégia.
Nesse caso, ele faz parte de uma perspectiva muito maior: o inbound marketing. Esse ponto é importante porque ele diz respeito à geração de interesses.
Sendo uma ferramenta voltada para a criação de mecanismos de atração, essa perspectiva tem ganhado muitos adeptos no mercado digital.
Isso se dá, sobretudo, por conta das dinâmicas que esse tipo de contexto tem propiciado para os consumidores.
O que antes poderia ser representado por um impacto passivo de certas comunicações mercadológicas, agora, é estabelecido através de um contexto diretamente oposto.
Ou seja, hoje quem vai atrás da melhor opção para resolver os seus problemas é o próprio cliente.
Se for necessária a compra de uma estrutura metalica para caixa dagua, esse é o momento em que o usuário fará a sua busca.
Nesse sentido, é fundamental que a empresa em questão crie mecanismos que possam atrair a sua atenção.
Não há mais espaço para uma comunicação que aposta na produção de desejos que, em outro momento, poderia garantir a busca do público por esse serviço ou produto.
Agora, diante das novas perspectivas de consumo, a escolha está na mão dessas pessoas e, por isso, é preciso agir.
Portanto, quem investe em uma estratégia que leva em consideração o inbound marketing consegue obter alguns dos seguintes benefícios:
- Atração de leads;
- Qualificação de leads;
- Posicionamento da marca;
- Aumento de vendas.
Existe uma série de outras vantagens que é possível obter a partir dessa prática, mas é importante focar nas essenciais.
Com relação a atração de leads, há uma relação que se sustenta justamente por conta do objetivo principal, o inbound marketing.
Ou seja, se uma empresa de cofres contra fogo promover um blog sobre segurança, esse pode ser o elemento de atração que vai garantir a relação do público com a empresa.
Além disso, qualifica-se o lead a partir desse tipo de estratégia, uma vez que ela se baseia na busca ativa deles.
Nesse sentido, não há espaço para enganos dentro da plataforma. O que pode ocorrer, no entanto, é uma estratégia melhor delineada pela concorrência.
Nesse caso, pode haver um certo contingente de clientes que não estão mais se relacionando com a plataforma da empresa.
Por exemplo, se o cliente pesquisar por projeto de banheiro com jardim de inverno e as outras empresas investem mais em SEO do que a que está anunciando, é possível que ela não consiga obter os resultados esperados.
Por essa razão, é importante se ater a cada detalhe que fundamenta esse tipo de estratégia dentro do ambiente digital.
Afinal de contas, uma empresa que consegue ser referência em seu segmento traz para si um dos elementos mais benéficos do mercado: o posicionamento.
Todos esses recursos acabam convergindo para uma boa prática e aumentando cada vez mais o número de leads na plataforma.
Muitas vezes, uma empresa que é referência no mercado pode ter seu acesso resultante de pesquisas ainda mais específicas.
Invés de buscar por Painel solar para apartamento, por exemplo, um cliente pode usar o próprio nome da empresa no mecanismo de busca.
Esse é um sintoma de uma relação ainda mais qualificada e, por isso mesmo, é preciso ser considerada sempre que possível.
Por fim, é possível atingir o ponto ápice de qualquer relação dentro de um mercado: o aumento de vendas.
O que é marketing de conteúdo?
Diante de uma perspectiva geral do que é e como se aplica uma estratégia de inbound marketing, é possível seguir para sua expressão mais reproduzida: o conteúdo.
Essa é uma perspectiva que tem como objetivo unir uma série de ferramentas que podem garantir a atração por meio da produção de elementos que o público irá querer acessar.
Há, nesse sentido, um ponto que pode transformar uma plataforma que tem a intenção de vendas em algo ainda mais importante para os clientes.
Ou seja, é importante manter essa relação, uma vez que ela pode representar uma vantagem para as duas partes.
É claro que o objetivo de uma rede de casas de repouso de luxo é aumentar o número de contratantes do seu serviço.
Mas manter essa comunicação massiva em cima de um público pode afastá-lo e gerar uma certa antipatia.
No entanto, a partir de uma perspectiva de marketing de conteúdo, aqueles possíveis clientes passam a frequentar esse ambiente de forma assídua.
Um paralelo que é possível de ser feito com o ambiente analógico é com as lojas de discos de vinil do século passado.
Era muito comum que os clientes entrassem nesses estabelecimentos para ouvir algum disco específico sem necessariamente consumi-lo.
Porém, uma vez lá dentro, a empresa conseguia fazer o marketing de forma muito mais qualificada com cada um daqueles amantes de música.
Hoje em dia, por exemplo, é possível que um conteúdo que faz indicação sobre decorações de escritórios conduza o público para comprar uma cadeira para escritório sem rodinha.
Nesse sentido, é importante manter aquele público dentro do ambiente da marca. A partir disso, toda a comunicação passa a ser facilitada.
Por isso que o marketing de conteúdo tem sido cada vez mais falado dentro do ambiente corporativo.
Por que investir nessa estratégia?
Entender quais são os benefícios do inbound marketing pode, em grande medida, fundamentar os seus aspectos mais importantes.
Partindo disso e da constatação do que é o marketing de conteúdo, é possível compreender quais são as vantagens mais latentes desse tipo de estratégia.
Redução de CAC
Sendo ela uma das perspectivas mais desejadas pelas empresas presentes em um mercado, a redução de CAC pode ser um indicador de sucesso de uma estratégia.
Essa sigla diz respeito ao custo de aquisição por cliente. Ou seja, faz referência ao investimento que cada conversão possui.
Sua redução se dá, portanto, por conta da qualificação que aquele público terá dentro da plataforma da empresa.
Ou seja, não há espaço para desperdiçar comunicação feita com um lead que não será convertido.
Marca como referência
Outro ponto essencial que pode ser uma grande vantagem na aplicação dessa estratégia é, justamente, a marca se tornar uma autoridade em um assunto.
Por exemplo, uma assistência técnica Electrolux geladeira pode se beneficiar de dicas dadas em sua plataforma quanto a manutenção e cuidados de eletrodomésticos.
Se bem executada, ela pode começar a se tornar referência de bons conteúdos dentro de seu segmento.
Ranqueamento em mecanismos de busca
Sendo um dos grande objetivos dessa estratégia, a implementação de fatores que incidem em bom ranqueamento nos mecanismos de busca pode determinar o destaque que aquela empresa terá em um mercado.
Isso, portanto, pode incidir, em maior medida, em um aumento e na qualificação dos leads gerados.
Como aplicar?
Seguir com uma boa prática de conteúdos, como dito inicialmente, não é uma tarefa simples e exige certos cuidados.
Por essa razão, é preciso entender quais são todos os rumos que esse tipo de aplicação pode tomar.
SEO on e off page
Essa é uma das primeiras perspectivas que vão influenciar em um bom marketing de conteúdo ou não.
O SEO, por sua vez, são medidas tomadas interna (on page) ou externamente (off page) por uma site para garantir um ranqueamento em sites de busca.
A partir da compreensão de quais algoritmos que formulam as dinâmicas de ranqueamento, os produtores de conteúdo irão adaptar aqueles escritos para essa perspectiva.
Ou seja, não basta que uma empresa de pintura automotiva faça um bom conteúdo, é preciso que eles estejam direcionados para pesquisas como “funilaria e pintura mais próximo”.
Palavras-chave
Compreender quais são os termos mais utilizados na hora de pesquisar um mercado pode, em grande medida, definir toda sua relação com o público.
Analisar, portanto, alguns dados referente ao desempenho de cada termo dentro do mercado pode ser primordial.
Isso vai desde a compreensão com base em ferramentas disponíveis nos mecanismos de busca até a observação do dia a dia da marca.
Tendências
Uma verdade circula no ambiente do marketing de conteúdo, as pautas passadas não movem novos cliques.
Por isso, entender quais são os conteúdos mais relevantes naquele momento deve nortear a produção de um site.
Além disso, é preciso, também, ater-se às linguagens mais utilizadas pelo público-alvo daquelas mensagens.
Considerações finais
A atração tem sido cada vez mais o objetivo das comunicações empresariais. Isso se dá por conta do alto contingente de concorrência que o ambiente digital proporciona.
Ou seja, não há mais espaço para uma comunicação unidirecional que não leva em consideração o vasto poder de escolha do público.
Nesse sentido, duas ferramentas surgem como um horizonte do marketing, o inbound e o conteúdo.
As duas ferramentas têm a capacidade de gerar novos leads para uma empresa e, principalmente, qualificá-los.
Considerar, portanto, esses mecanismos como parte da estratégia de marketing de uma empresa é estar atento aos novos rumos do consumo global.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.