Veja como se preparar para emergências e o que ter sempre com você
Quem convive com bebês sabe: é essencial estar sempre atento para evitar acidentes e estar preparado para emergências. Além de ter todos os itens necessários, como os de higiene, comprar fraldas, levar as roupinhas certas, entre outros pontos, é preciso também saber lidar com situações de perigo e emergências.
Para saber mais sobre o assunto, veja algumas dicas para se manter preparado para casos de emergências com bebês e minimizar esse risco que tanto preocupa pais e mães no dia a dia.
Primeiros socorros essenciais para o bebê
Quem convive com bebês precisa conhecer as principais técnicas para um caso de emergência. Muitos acidentes e emergências acontecem mesmo com total atenção aos bebês, por isso a importância de estar sempre preparado.
Asfixia
É um acidente que pode acontecer principalmente no momento da alimentação. Além de cortar todas as frutas que possam ficar engasgadas em tamanhos menores e, de preferência, na vertical, é preciso prestar atenção enquanto a criança está comendo.
Caso ocorra, é indicado sempre chamar a ambulância, mas ajudar no processo enquanto isso:
- verifique se é possível alcançar o objeto com o dedo indicador;
- caso não seja possível, coloque a criança em uma posição em que o corpo fique mais alto que a cabeça, ajudando no retorno da comida ou do objeto;
- bata com a palma da mão nas costas, entre as omoplatas (entre os ombros), fazendo pressão e força para a retirada;
- vire o bebê de costas, coloque dois dedos na região do peito, ao fim do esterno (onde é possível sentir a abertura das costelas, no meio do peito), e faça 5 compressões torácicas para liberar o bloqueio;
- alterne os dois movimentos até que o objeto saia ou a ajuda chegue.
Queimaduras
As queimaduras também podem ser bem comuns, pois a pele dos bebês e das crianças é mais sensível e pode se queimar mesmo em objetos que consideramos seguros, como secador de cabelo, chapinha ou uma colher retirada da panela quente.
Nesses casos, a indicação é:
- coloque a queimadura em água fria por cerca de 10 minutos;
- cubra o local da queimadura com uma película plástica (como um plástico filme, de cozinha) para manter a área limpa;
- leve ao atendimento médico, para que sejam receitados medicamentos ideais para o tratamento de acordo com a gravidade da queimadura.
Convulsões febris
As febres são muito comuns nas crianças, pois elas ainda estão criando suas defesas contra os microrganismos, como vírus e bactérias. Porém, febres muito altas podem levar a convulsões, que são desesperadoras para os pais e responsáveis.
Caso a criança passe por uma convulsão, é indicado:
- remover todos os objetos ao seu redor;
- deitar a cabeça da criança de lado, para ajudar na respiração;
- colocar travesseiros, almofadas ou qualquer coisa macia na região da cabeça, para evitar impactos;
- colocá-la em locais mais frescos e melhorar a temperatura do ambiente.
Como estar preparado para emergências simples
Além da preparação para emergências de saúde, situações mais simples também exigem atenção dos adultos. Afinal, são várias as situações do dia a dia que podem ser estressantes não apenas para os responsáveis, mas também para a criança.
Dessa maneira, tenha sempre por perto:
- fraldas do tamanho correto e que não vazem;
- pomada contra assaduras;
- talco;
- lenços umedecidos para limpeza;
- toalhas;
- trocas de roupa;
- leite para consumo imediato;
- alimentos, caso esteja na idade.
Estar preparado para os acontecimentos é a melhor dica para quem convive com crianças. Por isso a importância de conhecer os principais primeiros socorros e ter com você sempre os principais itens.