Diversificar seus investimentos pode ser uma forma de proteger seu patrimônio
Os investidores, mesmo que no nível iniciante, aprendem que a melhor forma de proteger os investimentos é diversificando-os, ou seja, não colocar todo o dinheiro em apenas uma ou poucas opções de ativos.
E uma das formas mais eficientes de diversificar é abrindo uma conta global, para que, assim, você diversifique não só os seus ativos, mas também a moeda com a qual terá seus rendimentos.
Isso vale também para quando for viajar para o exterior, pois não terá que passar pela custosa conversão, podendo simplesmente usar a sua conta na moeda local ou em uma opção mais valorizada que o real. Entenda no artigo de hoje como investir no exterior e se vale a pena fazer isso.
É um bom momento para investir no exterior?
Pensando simplesmente pela ótica de investidor, onde quanto mais diversificada for a carteira, melhor, sempre é um bom momento para investir no exterior, o que vai variar é quanto capital é interessante dispor.
Falando especificamente do momento atual brasileiro e da projeção para os próximos anos, observa-se um cenário ainda instável para a economia, com juros altos e moeda fraca, então, estar “dolarizado” é uma forma de se proteger dessas oscilações.
Entenda o termo “dolarizar”
Esse é um termo bastante utilizado no mercado financeiro e significa basicamente converter parte do seu patrimônio em dólar, para se proteger da variação de preço da moeda e não perder em eventuais conversões.
Geralmente, os investidores mais conservadores dolarizam cerca de 10% dos seus patrimônios, pois apesar de vermos sempre um dólar mais alto que o real, às vezes uma queda brusca na cotação pode representar uma perda, por isso é importante fazer esse processo aos poucos.
Como abrir conta no exterior?
Abrir uma conta no exterior já foi um processo complexo quando só haviam como opções os bancos tradicionais que tinham as suas burocracias que dificultavam muito para quem queria investir fora do país.
No entanto, hoje em dia, com a criação de várias fintechs ou bancos digitais, como são popularmente conhecidos, é possível abrir uma conta digital no exterior de forma bem mais simples.
As opções são várias, inclusive com empresas que atuam aqui no Brasil, o que facilita ainda mais o processo. O ideal é abrir uma conta que permita fazer investimentos lá fora, assim você dolariza parte do seu patrimônio e ainda pode conseguir aumentar seus ganhos nas Bolsas internacionais.
Vale a pena abrir conta internacional?
Novamente, é importante ressaltar que investimentos não são uma ciência exata. A questão é que diversificar suas economias investindo no exterior é mais uma forma de gerar receita e de quebra proteger seu capital da desvalorização da moeda nacional.
A nossa recomendação é sempre ter cautela na hora de investir, principalmente no mercado externo. Sobre as contas em si, é importante buscar empresas que sejam consolidadas no mercado e ofereçam um bom serviço.
É muito comum nesse mundo de finanças que novas empresas aparecem prometendo demais e, na prática, apresentem algum tipo de esquema. Por isso, conheça as opções e investigue antes de investir seu dinheiro em uma conta internacional.
Por fim, é importante dizer que algumas instituições bancárias brasileiras oferecem opções de contas no exterior mediante os critérios impostos por cada banco. Portanto, pode ser um processo mais burocrático do que simplesmente abrir uma conta digital internacional pelo seu celular. Assim, o recomendado é consultar as opções e verificar a que melhor se adequa aos seus objetivos financeiros.