Hoje, existem diversas formas de financiamento em um empreendimento que está em fase de crescimento, entretanto, todos querem contar com investidores qualificados e eles também desejam investir o seu dinheiro e tempo em negócios promissores.
O investimento em um empreendimento em crescimento é um passo muito importante justamente porque representa uma oportunidade de participar do potencial sucesso de um negócio em desenvolvimento que pode estourar no mercado.
Ao investir em um empreendimento em crescimento, um investidor pode se tornar um acionista ou proprietário parcial do negócio, o que lhe permite se beneficiar financeiramente do crescimento e da rentabilidade do empreendimento.
Além disso, investir em um empreendimento em crescimento pode ser uma forma de contribuir para o desenvolvimento econômico e social de uma comunidade, gerando empregos, promovendo inovação e aumentando a produtividade.
Por isso, muitos pensam em formas de financiamento que sejam acessíveis para ambas as partes, fazendo tanto o investidor quanto o criador de um negócio de correias dentadas, por exemplo, obterem ótimos resultados a partir dessa parceria.
Por outro lado, é importante lembrar que investir em um empreendimento em crescimento também envolve riscos, como a possibilidade de não obter retorno financeiro devido à falta de rentabilidade ou mesmo à falência do negócio.
Tendo isso em vista, é importante avaliar cuidadosamente os riscos e oportunidades envolvidos antes de investir em um negócio em crescimento, assim como se deve saber qual a melhor maneira de se conseguir um investimento de qualidade.
E esse é um dos grandes desafios de quem está construindo o seu próprio negócio e deseja partir para a procura de potenciais investidores, encontrar aqueles que sejam qualificados para investir na marca e acreditar no potencial que ela possui.
Tendo isso em vista, hoje iremos abordar a fundo sobre as melhores formas de financiamento, seja para um negócio de fresadora CNC ou qualquer outro que está em fase de crescimento e busca por financiamentos qualificados para fazer sucesso.
Tipos comuns de financiamento
Vivemos em uma geração onde formas de financiamento não faltam para quem deseja investir em um negócio novo ou atrair potenciais investidores que acreditem no poder da ideia desenvolvida por um empreendedor.
Entretanto, nem todas as formas de financiamento podem ser as melhores para todos os negócios, existem casos e casos, e é sempre importante analisar com cuidado para saber o que mais se encaixa com a sua realidade e limitações.
Por isso, selecionamos alguns dos principais e mais comuns tipos de financiamento para startups e empreendimentos que estão em fase de crescimento, assim como suas vantagens e desvantagens. Confira abaixo quais são:
Investimento anjo
Vamos começar pelo investimento anjo, que é quando um indivíduo, conhecido como investidor-anjo, investe seu próprio dinheiro em uma startup em troca de uma participação minoritária na empresa, seja de máquina de dobrar cumieira ou qualquer outra.
Geralmente os investidores-anjo são empresários experientes que buscam apoiar empresas em fase inicial com potencial de crescimento. Esse tipo de investimento é mais comum no estágio inicial da startup, quando a empresa ainda não tem muita receita.
As vantagens dele englobam mais flexibilidade em relação às exigências de retorno do investimento e também se trata de uma opção de financiamento com menos burocracia, além de ser mais rápida de ser concluída do que o venture capital.
Já as desvantagens estão no fato de que a startup ainda não tem receita suficiente para gerar lucro, o que pode gerar um desafio de curto prazo para a empresa, além de que os investidores-anjos investem quantias menores do que em outras formas de financiamento.
Venture capital
O venture capital é um tipo de financiamento de risco em que um grupo de investidores (fundo de venture capital) investe dinheiro em uma startup de bomba de vácuo comprar por um preço mais acessível, por exemplo, em troca de uma participação acionária.
Normalmente, os investimentos de venture capital são realizados em empresas que já possuem uma receita significativa e uma equipe de gestão experiente. O objetivo dele é investir em empresas que têm potencial de crescimento rápido e significativo.
As vantagens dos fundos de venture capital são: quantias significativas de dinheiro, o que pode permitir que a startup acelere seu crescimento rapidamente, e uma rede de contatos extensa que pode ajudar a empresa a se conectar com outras empresas do setor.
E as desvantagens são as altas taxas de retorno, o que pode significar que os fundadores precisam abrir mão de uma parte significativa do controle da empresa e o fato de que muitas startups não são consideradas atraentes para receber esse tipo de investimento.
Empréstimos bancários
Os empréstimos bancários são uma fonte de financiamento comum para empresas em crescimento e são muito usados até mesmo para outros tipos de investimentos, seja para empresas que pretendem vender bloco padrão até mesmo móveis planejados.
As empresas podem solicitar empréstimos junto a bancos e outras instituições financeiras para custear investimentos em equipamentos, infraestrutura, pessoal ou outras necessidades que vão ajudar no desenvolvimento do negócio.
Os bancos oferecem uma opção de financiamento com uma taxa de juros menor do que outros tipos, não exige que os fundadores abram mão de nenhuma participação na empresa e possuem prazos mais longos do que outras formas de financiamento.
Por outro lado, eles têm exigências rigorosas, incluindo garantias, histórico de crédito e demonstrações financeiras, o que pode tornar difícil para startups em fase inicial e exigem que a empresa tenha fluxo de caixa suficiente para pagar o empréstimo e os juros.
Crowdfunding
Por último temos o crowdfunding, que é uma forma de financiamento coletivo em que várias pessoas contribuem com pequenas quantias de dinheiro para apoiar uma causa ou um projeto, como a construção de uma empresa de eletroduto pvc 3 4.
As plataformas de crowdfunding oferecem diversas modalidades, como recompensas ou participação acionária na empresa. Trata-se de uma opção de financiamento mais acessível para startups em fase inicial, que ainda não têm acesso a investidores de venture capital.
O crowdfunding pode ajudar a aumentar a visibilidade da empresa e a construir uma base de clientes leais, além de ajudar a também manter o controle total da empresa, já que o financiamento coletivo geralmente envolve a venda.
Entretanto, a maioria das plataformas de crowdfunding exige que a empresa divulgue amplamente suas campanhas e que ofereça recompensas ou participações na empresa em troca do financiamento, o que pode diluir a propriedade da empresa.
Cada um desses tipos de financiamento tem vantagens e desvantagens, e a escolha depende do estágio da empresa de calibração RBC, por exemplo, da necessidade de financiamento e da disposição dos fundadores em abrir mão do controle da empresa.
Por isso, é muito importante que os fundadores avaliem cuidadosamente as opções disponíveis e as diversas formas de financiamento que existem antes de escolher o tipo mais adequado para a sua startup.
Critérios que investidores procuram em startups
Tendo isso em vista, os investidores, sejam eles investidores-anjos ou fundos de venture capital, procuram diversos critérios antes de tomar a decisão de investir em uma startup em crescimento. A seguir, listamos alguns dos principais critérios que eles costumam analisar:
- Equipe;
- Tamanho de mercado;
- Modelo de negócio;
- Tração;
- Inovação;
- Risco e retorno.
Esses são alguns critérios que os investidores costumam analisar antes de apoiar uma startup em crescimento. É importante lembrar que cada investidor pode ter sua própria lista de critérios e que o processo de seleção pode variar de acordo com o investimento.
Dicas para abordar investidores e apresentar um bom plano
Para finalizar o conteúdo com chave de ouro, sabemos bem que assim como convencer um potencial cliente que a melhor empresa de estamparia de metais do mercado é, de fato, a melhor, pode ser um grande desafio, assim como convencer bastidores.
Entretanto, esse não é um processo impossível de ser realizado, e para provar isso, selecionamos algumas dicas simples, mas muito eficazes, para te ajudar a abordar potenciais investidores com tranquilidade e apresenta um plano de negócios sólido. Confira:
- Pesquise bem sobre os investidores;
- Tenha um pitch conciso e convincente;
- Demonstre tração;
- Tenha um plano financeiro detalhado;
- Mostre sua equipe e cultura;
- Seja transparente;
- Pratique sua apresentação.
Lembre-se de que a chave para convencer os investidores é mostrar que sua empresa tem um potencial de crescimento significativo e que você e sua equipe são capazes de transformar essa visão em realidade.
Considerações finais
Dessa forma, verá que atrair novos potenciais investidores para o seu negócio em crescimento não é tão complicado quando se conta com diversas formas de financiamento acessíveis para diversos tipos de empreendimentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.