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Marketing para clínicas: como fazer e atrair mais pacientes? Confira 17 dicas

Investir em marketing para clínicas médicas é uma das formas de conseguir a atenção do público e atrair mais pacientes.

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Isso depende da estratégia e das ações que são colocadas em prática, como a escolha de canais onde serão veiculadas as mensagens e da maneira como as clínicas se posicionam.

Todos esses aspectos precisam compor o planejamento de marketing, e o marketing digital é essencial para captar leads, conquistar e fidelizar os pacientes, fortalecendo a sua marca, para que elas possam se tornar autoridade na área da saúde.

Contudo, o tão conhecido boca a boca ainda é uma estratégia importante para indicar uma clínica que realiza exame de tomografia computadorizada a preço popular, por exemplo.

O marketing digital tem sido o melhor caminho nos últimos tempos para realizar essa tarefa, porém os métodos tradicionais de propaganda nunca devem ser esquecidos. Eles ainda dão resultado se unidos à nova era digital.

Vale a pena apostar em marketing para clínicas médicas se o objetivo for chamar a atenção e construir uma imagem sólida diante do público, fazendo-o adquirir confiança quando precisa de algo relacionado a sua saúde.

Além da conquista de novos pacientes, o marketing serve para consolidar a confiança e a fidelidade daqueles que já conhecem a clínica, gerando proximidade e identificação entre o consultório fonoaudiologia e seus pacientes.

Com um marketing bem feito a clínica facilita a comunicação com seu paciente e constrói um relacionamento de confiança.

O marketing digital para clínicas médicas

O marketing digital é de extrema importância na área da saúde e diversas clínicas e consultórios estão investindo nessas estratégias produzindo conteúdo, comunicando-se em redes sociais e realizando campanhas no Google para atrair mais pacientes.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e muitas delas já utilizam o Google Maps para encontrar serviços médicos próximos, ou então, pesquisando nas redes sociais quais são os comentários sobre as clínicas ou consultórios.

As estratégias do marketing digital têm um potencial enorme, quando bem planejadas e permite que esses estabelecimentos conquistem uma posição de referência, além de conseguir divulgar os serviços de um médico particular a domicílio, por exemplo.

Utilizá-lo é essencial para aprimorar os atendimentos nos consultórios para a pessoa certa, no momento em que ela mais necessita.

Então, vale dizer que o marketing digital para clínicas médicas torna-se importante também porque pode ser utilizado de forma educativa, no sentido de alertar a população sobre diversas doenças, como evitá-las e preveni-las.

O marketing digital difunde o respeito e a ética exercida pelos profissionais no atendimento aos pacientes, fazendo-os se interessarem em seus serviços ou na oferta de algum exame ou procedimento cirúrgico, por exemplo.

Portanto, tudo isso faz com que essas estratégias despertem o interesse de novos pacientes.

Atraindo pacientes com o marketing digital

O primeiro passo para iniciar o planejamento é conhecer o público porque, baseado em seu interesse, serão montadas as estratégias de marketing para uma clínica.

Atrair novos pacientes é possível através da identificação das personas, ou seja, perfil ideal dos pacientes, será mais fácil identificar tudo aquilo que o público quer receber, não apenas em uma oferta, mas na maneira como ela acontece. Para que isso ocorra é necessário:

  • Escolher canais de marketing;
  • Transmitir a mensagem correta;
  • Definir o tom de voz na comunicação;
  • Avaliar idade, gênero, nível de escolaridade e faixa de renda;
  • Identificar os interesses, região em que mora e trabalha.

Esses aspectos precisam ser observados e avaliados e, conhecendo essas informações, a clínica poderá planejar a linguagem de comunicação, os recursos visuais usados no site e os conteúdos informativos, atraindo mais pacientes.

É importante ter em mente o que realmente pode interessar o público, aquilo que ele mais gosta e quais são as suas reais necessidades. Com essas identificações, poderão ser elaborados os materiais e anúncios de divulgação, atraindo o interesse pela clínica.

O marketing para clínicas é uma excelente estratégia para os médicos atingirem seus objetivos profissionais.

A divulgação dos seus serviços, captam e conquistam novos pacientes, aumentando o faturamento da clínica, como acontece no aluguel de consultório nutricionista, por exemplo, que, ao divulgar os serviços de locação, a empresa atrai mais interessados.

Dicas para atrair pacientes com marketing digital

Abaixo, seguem diversas dicas para atrair novos clientes para o profissional de deseja abrir a sua própria clínica, ou aumentar os resultados em um consultório já existente:

  • Consultar o Código de Ética Médica antecipadamente;
  • Elaborar um site sério, profissional e com estética agradável;
  • Estar presente nas redes sociais;
  • Ter uma marca de presença no marketing para clínicas;
  • Fazer um blog no site, especificamente em marketing para clínicas;
  • Ter uma conta no Google Meu Negócio;
  • Investir em e-mail marketing;
  • Manter o site e a clínica em sintonia;
  • Investir em vídeos no Youtube;
  • Colocar o paciente em primeiro lugar;
  • Manter uma recepcionista educada e atenciosa;
  • Jaleco limpo, sorriso no rosto e foco no paciente;
  • Suprir o círculo online de conteúdo;
  • Usar WhatsApp para contatos rápidos, agendamento e comercial;
  • Apostar em conteúdos relevantes no blog e redes sociais;
  • Possibilitar assinatura de materiais informativos por e-mail;
  • Manter o site atualizado.

As propagandas em Medicina são regulamentadas pelo Código de Ética e a resolução CFM N° 1.974/2011 estabelece critérios quanto a isso.

Por isso, é fundamental que a divulgação da clínica respeite a ética, as normas médicas como também os profissionais da saúde.

Inclusive, o Manual de Publicidade Médica é outro documento que precisa ser consultado para a definição das estratégias de marketing.

Um site bem elaborado gera confiança e credibilidade junto aos pacientes. Através dele o público terá o primeiro contato com a clínica e a experiência do usuário é muito importante.

As informações sobre a clínica e seus serviços devem estar disponíveis ao usuário da internet, para que a navegabilidade seja fácil, fazendo com que o usuário as encontre dentro do site.

Portanto, o site precisa ser atrativo, profissional e bonito como um de móveis planejados para consultório odontológico deve ser. Atualmente, isso é sinônimo de seriedade e credibilidade.

E estar presente nas redes sociais é a forma adequada dos pacientes poderem avaliar os serviços e o atendimento da clínica ou consultório médico.

Os perfis sociais são fortes e facilitam o diálogo como público, além de promover interação e engajamento e servem de parâmetro de como essa interação é construída.

Cada rede social deve ter a sua estratégia pessoal, pois cada um deles oferece um perfil e uma proposta diferente. Então, o plano de marketing da clínica deve avaliar quais as redes sociais que mais se encaixam em suas propostas.

A marca é uma das primeiras coisas que fica retida na mente do paciente. Então, ela deve ser de fácil memorização e marcante, contendo elementos que identifiquem a clínica.

Por exemplo, o uniforme social para recepcionista deve passar exatamente a postura que a clínica adota para com os seus pacientes, assim como seus propósitos e valores.

Por meio de um blog no site, a clínica consegue estabelecer um contato com o cliente, de forma direta e didática e é um local no qual ele pode tirar suas dúvidas e a clínica mostrar as suas novidades.

Ter uma conta no Google Meu Negócio, investir em e-mail marketing e investir no YouTube também são formas de atrair mais pacientes. E vale lembrar que a clínica sempre deve cumprir o mesmo papel que o site, atuando como se fossem um só. Sem diferenciações.

Organização, limpeza e a beleza de longarinas para consultório colocadas no ambiente são alguns dos conceitos que tanto se aplicam ao mundo real como no mundo virtual.

O paciente sempre é o foco principal e deve ser colocado em primeiro lugar. O cuidado com ele, o respeito e a cordialidade devem ser atitudes frequentes da recepcionista. Isso faz com que o paciente queira retornar e ainda indica a clínica para parentes e amigos.

O sorriso no rosto, a simpatia e a total atenção aos pacientes são condutas médicas imprescindíveis, pois muitas vezes eles se sentem fragilizados e esse tipo de atendimento favorece muito o boca a boca.

É essencial manter os canais online ativos e sempre atualizados, porque isso gera engajamento e chama a atenção para novos pacientes.

E, por fim, utilizar o WhatsApp, que já faz parte da rotina. Ele é um canal de fácil comunicação, é rápido e pode ser utilizado para agendamento de consultas e para a veiculação de conteúdos comerciais.

Uma empresa terceirizada de recepcionista, por exemplo, também pode se utilizar da praticidade do WhatsApp e postar os tipos de serviços comerciais que oferece.

Por meio da veiculação de conteúdo de qualidade e novas soluções nos seus serviços, o marketing digital é a ferramenta perfeita para fazer a clínica progredir.

Considerações finais

Em suma, como foi visto ao longo do artigo, o marketing para clínicas médicas é um recurso indispensável na área médica nos últimos tempos.

Por meio do marketing digital, as clínicas e consultórios têm a possibilidade de atrair pacientes novos e também fidelizar os que já estão presentes em suas listas de contato.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.