marketing de recompensa
Marketing

Marketing de recompensa: o que é? 

Com o uso do ambiente online por meio de plataformas de anúncios e redes sociais, fica cada vez mais fácil que as empresas alcancem o consumidor ideal. As estratégias do marketing de recompensa, quando utilizadas, favorecem esse cenário. 

Ele facilita a relação entre uma determinada marca e os consumidores, não importando em qual segmento o negócio atue. 

O fato é que o número de possíveis clientes sempre vai aumentar, pois as compras online são cada vez mais frequentes.

O mercado de lavagem de cortinas com blecaute é bastante competitivo, e disputar a atenção de clientes, torna-se fator importante, para que eles se sintam atraídos por tudo aquilo que uma empresa pode oferecer. 

O marketing de recompensa promove o reconhecimento dos clientes, oferecendo recompensas e presentes, que os motivam sempre a comprar de uma determinada marca, da qual se tornam fiéis.

Portanto, essa estratégia mantém seu foco na motivação dos consumidores, instigando-os a realizarem uma compra de capa para TV 43 polegadas, de forma mais cômoda possível, alavancando as vendas.

Marketing de recompensa no cenário de vendas

A estratégia vai desde atrair novos consumidores, com os incentivos ofertados pela empresa, até a concretização da compra efetuada pelo cliente, agindo em uma cadeia de valores:

  • A marca oferece uma recompensa e incentiva uma ação;
  • O consumidor executa a ação como a compra do produto;
  • A marca agradece a ação com uma recompensa;
  • Parte do valor investido na ação retorna para o cliente;
  • O cliente se sente valorizado e volta a comprar.

A estratégia é válida em todas as etapas do funil de vendas de autoclave para dentista, por exemplo, fazendo com que os consumidores desse produto se interessem em comprá-lo novamente.

Benefícios das recompensas

As ações de marketing são bem-sucedidas quando chamam a atenção dos clientes e para isso é necessário a análise de dados dos usuários, considerando o perfil do público-alvo, aumentando as possibilidades da compra de um produto ou serviço.

Desta forma é importante que algumas informações sejam identificadas por parte da empresa, para que uma marca de banho e tosa taxi dog possa se adaptar as recompensas, tais como:

  • Idade média;
  • Renda salarial;
  • Gênero;
  • Interesses e hábitos de consumo.

O uso do marketing de recompensa traz muitos benefícios a uma marca, impactando no dia a dia das empresas, conquistando a confiança dos usuários, tais como:

  • Aumento das vendas em curto tempo;
  • Incentivo à recompra;
  • Crescimento da fidelização;
  • Recuperação de clientes perdidos;
  • Compras em períodos de baixa procura;
  • Competitividade no mercado de laço banho e tosa;
  • Proximidade entre empresa e consumidor.

Ganhar um mimo traz ao cliente a sensação de ser tratado individualmente, mostrando-lhe que vale a pena depositar seu dinheiro no que está adquirindo, gerando um laço forte entre ele e a marca.

Desta forma, é muito importante a criação de boas estratégias, para que o programa de recompensas seja assertivo, levando o cliente a ter uma boa experiência na sua jornada de compras.

Não é agradável para uma empresa de segurança do trabalho em hospitais, que os consumidores interrompam a compra desse serviço, por exemplo, por serem utilizadas técnicas ruins, afastando-os de uma próxima oportunidade de aquisição.

Como planejar o marketing de recompensas

Presentear um consumidor por meio de um programa de fidelidade é uma forma estratégica de fazer com que ele ganhe pontos, quando compra um produto ou serviço, seja por meio de cupons de descontos ou sorteios.

Porém, torna-se necessário, antes disso, engajar os colaboradores que trabalham com vendas de medalha de honra ao mérito militar para que eles se mostrem eficientes nesse mercado, dentro da empresa.

Há de se reconhecer que o bom desempenho deles vai além do pagamento mensal por suas atividades, mas também proporcionar soluções que valorizem o time e dentre elas, seguem algumas práticas de recompensas entre os funcionários, como:

  • Produtividade;
  • Cumprimento de metas;
  • Bem-estar no trabalho;
  • Incentivos para a qualificação;
  • Imagem positiva da organização frente ao mercado;
  • Foco organizacional.

Os colaboradores são muito mais produtivos quando se sentem felizes e o depoimento de um mecânico de manutenção de aeronaves é muito importante ao declarar publicamente que o seu colega é um bom funcionário.

Esse reconhecimento entre as pessoas que trabalham no mesmo segmento gera felicidade e estimula a continuidade na boa prestação do serviço.

Uma empresa mais produtiva gera resultados positivos e tanto o esforço quanto a superação das dificuldades do dia a dia devem ser parte da rotina dos funcionários, favorecendo o cumprimento das metas estabelecidas anteriormente.

Além disso, sentir-se bem no ambiente de trabalho faz com que o time contagie de forma coletiva toda a empresa, pois uns torcem pelos outros e poderão dividir essa felicidade, também com a família.

O sucesso de uma empresa é sempre o fruto de um local de trabalho harmonioso e estabilizado, onde todos possam se sentir seguros e valorizados. 

Quando uma organização reconhece o trabalho de cada funcionário, ela garante a retenção de talentos, pois o colaborador percebe que sua atuação está impactando de forma positiva.

Incentivá-lo com um curso livre ou com uma especialização, como mestrado, por exemplo, faz com que ele se sinta mais significativo e se torne bem mais produtivo no negócio em que a empresa atua.

Não existe nenhuma “fórmula mágica” para uma empresa possuir um time feliz, porém, quando ela constrói uma imagem positiva dentro do mercado, torna-se fator de orgulho para que os colaboradores se empenhem em suas funções, é fato.

Por vezes, pequenas soluções empresariais nos programas de recompensas para os funcionários, permitem grande fortalecimento entre empresa-colaborador e até o relacionamento com os consumidores.

Manter o foco na cultura organizacional faz com que as tarefas diárias sejam menos estressantes e a felicidade e engajamento entre os funcionários movimenta toda a estrutura de uma empresa de forma positiva.

Marketing de incentivos: como atingir clientes

Se de um lado promover recompensas entre os colaboradores de uma empresa, estimula toda uma conduta interna, por outro lado a oferta de incentivos para os clientes também afeta consideravelmente na venda de produtos ou serviços.

As metas para o marketing de incentivo devem ser estabelecidas com o propósito de fazer com que o público identifique um sentido para uma determinada marca. 

Portanto, seguem algumas dicas desses incentivos, por exemplo:

  • Acesso a conteúdos digitais exclusivos;
  • Programas de fidelização;
  • Participação em sorteios;
  • Programa de indicação;
  • Tratamento VIP.

Todos os conteúdos digitais, independentemente do que forem utilizados, precisam ser exclusivos e estarem diretamente relacionados com a marca, segmento ou produto.

Se não forem divulgados desta maneira, os clientes não vão se interessar e não realizam suas compras. Esses conteúdos podem ser e-books, cursos, treinamentos ou webinários.

Quanto aos programas de fidelização trata-se de táticas bastante disseminadas atualmente e que não podem faltar em uma empresa.

Eles trabalham da recompensa com pontos por meio de carimbos, por exemplo, como algumas empresas de entrega de alimentação fazem, premiando os usuários dos programas.

Essas táticas fidelizam os clientes e farão com que eles sempre voltem a comprar mais uma vez, para que eles possam resgatar o próximo prêmio.

Participar de sorteios também passa a ser um ótimo incentivo nas ações realizadas por uma empresa. Eles atraem o interesse de muitas pessoas, mesmo aquelas que ainda não têm real interesse em uma determinada marca, produto ou serviço.

Os programas de indicação também é uma maneira simples de aumentar o engajamento entre os usuários, aumentando a quantidade de pessoas para o uso da plataforma.

Quanto maior é o acompanhamento dos conteúdos, maior serão as chances de premiação.

Os tratamentos personalizados, VIPs, quando direcionados aos clientes, geram lucros, podendo ser adaptados a qualquer tipo de negócio e em qualquer segmento. Eles incentivam a comprar mais e a fidelização passa a ser mais rápida.

Por que investir no programa de recompensas?

Nada melhor para o cliente do que se sentir beneficiado ao escolher uma loja da sua preferência, em meio a uma concorrência tão disputada.

É para isso que o marketing de recompensa trabalha: tornar o produto, marca ou serviço atrativo para o consumidor.

Investir nesta estratégia, mostrando ao consumidor o quanto ele é importante, traz benefícios para os negócios, por exemplo, aumenta a quantidade e a qualidade dos leads.

Além de reduzir os custos de aquisição (o CAC), aumenta a conversão ou as vendas, e reduz a taxa de rotatividade de clientes.

Considerações finais

O marketing de recompensa atua na motivação dos consumidores, eles passam a comprar em empresas que fornecem benefícios que estão atrelados a produtos ou serviços.

As recompensas oferecidas constroem a relação entre uma marca e os consumidores, e quando bem estruturadas, passam a fidelizar mais, aumentando as vendas e trazendo lucratividade para as empresas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.