As redes sociais se tornaram um ambiente online propício para que o mercado usasse como uma forma de conquistar mais consumidores, e o Instagram é uma das plataformas mais utilizadas na atualidade pelos usuários e pelo mercado.
Com o objetivo de ter um aspecto mais visual, o Instagram foi criado em 2010 pelo brasileiro Mike Krieger e pelo norte-americano Kevin Systrom, dos quais em seu início eram somente fotos e posteriormente, vídeos com curta duração.
Ao longo do tempo, com o avanço tecnológico e as mudanças na plataforma, outras ações passaram a estarem disponíveis dentro do Instagram sendo eles:
- Edição de imagem;
- Curtidas;
- Comentários;
- Marcação em fotos;
- Localização;
- Mensagens diretas.
As formas de conexão com outros usuários era por meio do ato de seguir, que por sua vez, permitia que houvesse também seguidores da página, ganhando visibilidade dentro do perfil aos poucos.
Com o tempo o mercado passou a observar que pela plataforma podia ser um meio de conquistar e segmentar melhor os consumidores, seja de vendas de croissant congelado ou algum serviço que um profissional autônomo oferecia.
E o Instagram passou a ganhar ainda mais força, assim como outras redes sociais, com a presença do e-commerce dentro do cotidiano, que usava estes formatos de plataforma para gerar interação com os clientes.
Por conta da concorrência cada vez maior dentro do mercado, seja em uma fabricante de banqueta de madeira para barzinho como uma empresa de cosméticos, compreender como o Instagram pode contribuir é uma forma de ganhar destaque dentro do nicho.
Especialmente se o uso da plataforma estiver ligado com outras estratégias, como a criação de landing pages que, por sua vez, contribui para que a empresa tenha uma segmentação ainda maior dos seus consumidores.
Para que essas duas ações ofereçam resultados positivos dentro do mercado, conhecer os leads e como a elaboração de uma landing page agrega valor à plataforma é importante para que deste modo as chances do Instagram ter mais leads aumente.
Ter a compreensão das ações e estratégias em plataformas que contribuam com o empreendimento é fundamental para que, desta forma, a visibilidade e o prestígio sejam conquistados e mantidos a longo prazo.
O que são leads no Instagram?
Para uma escola de educação infantil jardim 2, por exemplo, que busca por ter mais clientes por meio do Instagram, descobrir quais são os leads e como eles agem é uma ação que pode oferecer resultados diferenciados.
Os leads na plataforma representam oportunidades para a empresa, isto é, usuários que iniciaram ou deram demonstração de interesse em um produto ou serviço que estava dentro da página do Instagram.
E grande parte das publicações são conteúdos, ou seja, a atração de leads dentro da plataforma é derivado do que se publica e do engajamento que é derivado, fazendo com que estes números signifiquem que a empresa conquistou novos leads.
Outra forma de classificação de leads são aqueles que demonstraram um potencial, ainda que não ocorra um processo naquele momento mas, posteriormente, possa fazer com que a cobertura tipo sombrite seja vendida.
Com a compreensão do que são os usuários neste formato, a empresa sabe como potencializar e otimizar as estratégias que entrarão em vigor ou já estão dentro da página para que assim, as formas de fidelizá-los seja ainda mais rápida.
O Instagram também é uma opção de união com outras estratégias de marketing, como as landing pages que, ao serem bem elaboradas, podem até mesmo ajudar a potencializar os resultados que a plataforma apresenta.
Como se elaborar uma landing page?
Antes que um empreendimento crie uma landing page para potencializar o seu projeto de climatização comercial, é fundamental que se conheça o que é este formato de página para que assim, saiba as formas de elaboração.
Também denominadas como página de captura, as landing pages são criadas com o propósito de se converter ou aumentar ainda mais as conversões por meio de CTA ou call to action, chamadas para que ações sejam realizadas.
As formas como a empresa elabora esta ação varia de objetivo, nicho e até mesmo orçamento, visto que algumas recompensas que a página oferece pode necessitar de material complementar que leve alguns gastos para serem confeccionados.
Sendo uma página independente do blog ou site da empresa, é possível que se tenha uma landing page focada para cada objetivo que o negócio elaborar, e todas devendo estar alinhadas com o que a empresa planeja conquistar no mercado.
Com as landing pages, é importante que a estratégia ofereça algo para o cliente como uma forma de recompensa, especialmente sendo algo exclusivo como PDFs, vídeos ou até mesmo cupons de desconto.
Pelo fato das landing pages serem mais objetivas em seus dizeres, sendo uma forma complementar de compras de uma divisória de alumínio, por exemplo, conhecer os modelos torna a escolha de uma mais eficaz e com isso, os resultados desejados.
Dicas para gerar leads no Instagram
Para que haja uma geração de leads e até a fidelização dos consumidores que vierem por meio do Instagram, ou das landing pages ligadas a ele, com algumas dicas é possível alcançar este resultado.
Humanização nas postagens
Postagens mais humanizadas de empresas de porta papel acrílico, por exemplo, ganham maiores chances de conquistarem os leads por estes também buscam cada vez mais por empreendimentos que não os enxerguem apenas como números de compras.
A valorização do cliente fez com que muitas empresas mudassem os seus comportamentos para oferecer o melhor aos consumidores, e por isso, postagens em vídeos, fotos ou nos stories do Instagram também devem ser humanizadas.
Isso demonstra que há uma equipe que se preocupa com os clientes e deseja oferecer para eles sempre o melhor, portanto, a humanização é um aspecto positivo que pode ser adotado dentro do Instagram como em outras estratégias de marketing da instituição.
Link na biografia
Pela opção de link na biografia, as chances de fazer com que a página do Instagram conduza para uma landing page ou então para a própria página da empresa torna-se um processo mais facilitado.
Usar o recurso contribui para que os visitantes iniciais da página ou então, aqueles que estão engajamento com as publicações de colmeia de roupas para loja possam ser guiados pelo funil de vendas.
Anúncios pelo Instagram Ads
Os anúncios são parte muito importante para se ajudar propagar uma marca dentro da internet, e ao perceber que a plataforma também era usada para fins comerciais, o Instagram desenvolveu sua própria ferramenta para esta ação.
Da qual com um investimento capital, as chances de fazer com que determinada publicação alcance um maior número de seguidores aumente e com isso, mais usuários acabam tendo acesso a marca.
Podendo ser algum conteúdo que já foi publicado ou outro desenvolvido especialmente para isso, os anúncios pelo Instagram podem oferecer um melhor resultado ao empreendimento que os usarem e assim, fazer com que metas sejam conquistadas.
Tags com preços
Para impulsionar e incentivar ainda mais o desejo dos leads, o Instagram permite que os produtos recebam tags, etiquetas com os preços de quanto custa e até mesmo em situações das quais estão em promoção.
Isso contribui para que o negócio possa até mesmo segmentar mais seus clientes, uma vez que visto o preço, a plataforma pode ajudar na configuração que a postagem seja enviada com mais frequência para quem demonstra interesse dentro deste segmento.
Considerações finais
O Instagram é uma plataforma que vem se tornando um dos principais ambientes virtuais usado pelo mercado, e com as novas configurações e modalidades que são implementadas, as formas de personalizar a página ganham ainda mais força.
Tendo início em 2010 e ganhando seguidores a cada dia, saber usar o Instagram e uma landing page em alinhamento oferece ao negócio a oportunidade de se destacar dentro do mercado, especialmente pela concorrência frequente.
Usar os recursos da página como a formatação em business para oferecer resultados mais elaborados, ou então ações como marcar tags com preços dos produtos, conteúdos humanizados ou localização com anúncio, ajuda a atrair mais consumidores.
Com um bom planejamento e conhecimento das operações e possibilidades dentro da plataforma, é possível que o negócio conquiste os seus objetivos e metas no segmento mercadológico de atuação de forma ainda mais rápida.
E por isso, a presença online que o Instagram proporciona deve ser mantida e sempre nutrida para que os usuários descubram a página e se convertam para seus produtos ou serviços que a empresa vende.
Como o ambiente online nas redes tem disputa constantes, o conhecimento e uma personalização que destaque a marca oferece bons engajamentos, o necessário para que o crescimento da empresa ofereça novas oportunidades.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.