Inteligência artificial é uma tecnologia muito comentada ultimamente e que pode trazer muitos benefícios para o cenário corporativo do mundo todo. Isso acontece porque qualquer tipo de empresa, grande ou pequena, pode utilizá-la.
Anos atrás, seu uso era um diferencial, mas hoje em dia, é imprescindível para que o negócio consiga sobreviver aos concorrentes. Ela está presente no dia a dia de muitas formas, como no caso do reconhecimento facial em aplicativos, que muitas pessoas usam.
Além disso, as organizações podem utilizar a inteligência artificial e em seu atendimento ao cliente para que as pessoas esclareçam dúvidas sobre produtos e serviços.
Foi a transformação digital que impulsionou o uso de inteligência artificial nos negócios e incentivou a tecnologia em vários sentidos, principalmente porque ela é capaz de reduzir custos, aumentar a produtividade e otimizar processos.
Até mesmo as companhias mais tradicionais estão se reinventando e investindo em inteligência artificial para melhorar ainda mais a qualidade de seus processos. Mas para que ela se torne uma aliada, é necessário entender sobre o assunto.
Este artigo vai mostrar qual é o conceito de inteligência artificial, os benefícios que ela traz para os negócios e como utilizá-la a favor da empresa.
Inteligência artificial: o que é?
Inteligência artificial, também conhecida como IA, é uma tecnologia de computação que replica o pensamento humano, por meio de um software. Originalmente, foi desenvolvida para solucionar problemas, sem precisar do trabalho humano.
O recurso está além da automatização de tarefas simples, uma vez que repete tarefas e simula comportamento e pensamento humano.
Por meio dela, um fabricante de painel de propaganda consegue avaliar uma grande quantidade de dados, prever comportamentos e transformar informações quantitativas em informações qualitativas que melhoram ainda mais as tomadas de decisão.
Benefícios para as empresas
A inteligência artificial ajuda as organizações a criarem produtos e serviços personalizados, além de reduzir riscos e custos financeiros. O recurso consegue reduzir falhas por conta da manutenção preditiva, aumentando a eficiência operacional.
Também melhora a segurança, sendo capaz de processar dados instantaneamente e compreender melhor os consumidores. Outros benefícios trazidos por ela são:
- Identificação de oportunidades;
- Redução de custos;
- Redução de prejuízos;
- Aumento do faturamento;
- Melhora a experiência do cliente;
- Automação operacional.
Uma marca precisa saber qual tipo de anúncio vai encantar seu perfil de cliente, por qual razão ele deixaria de comprar com a empresa, se seu produto vai se esgotar, entre outras questões pertinentes.
Todas elas podem contar com a inteligência artificial para ter mais previsões sobre resultados futuros, tendo como base o histórico da organização.
É possível saber até mesmo se uma fachada luminoso para comércio vai ajudar a atrair pessoas para dentro do estabelecimento, considerando o perfil de cliente.
A inteligência artificial converte informações em conhecimento, além de contar com ferramentas que tornam as análises preditivas reais, facilitando a visualização de oportunidades, antes que elas aconteçam.
Um dos maiores benefícios desse recurso é obter ideias que podem ser colocadas em prática, por meio de dados não estruturados, o que afeta o custo ao fazer negócios.
Também reduz erros humanos em cadeias de produção, evitando prejuízos e elevando a eficiência e a capacidade produtiva.
Outro benefício é o aumento do faturamento, e é por isso que tantas organizações estão investindo em aplicações e serviços com a ajuda da IA.
Apenas no ano de 2020, cerca de 20% das organizações que participaram de um estudo afirmaram que cerca de 5% de seus lucros são atribuídos à introdução da tecnologia.
Elas conseguiram se diferenciar em seu mercado de atuação, atendendo melhor os clientes. É importante lembrar que as decisões de compra dependem de experiência personalizada, só que a personalização leva tempo, dinheiro e esforço.
Se uma empresa de instalação de sistema de câmeras residenciais quiser proporcionar isso aos seus clientes, deve mapear a jornada individual do consumidor, prever os melhores momentos de oferta e impulsionar as vendas.
A inteligência artificial ajuda a fazer tudo isso, e muitas organizações estão usando dados de compras e atividades anteriores para prever o que vai aumentar a satisfação das pessoas.
São dados que ajudam a agir no desenvolvimento dos produtos e serviços, além de melhorar o relacionamento e a comunicação com os stakeholders.
Por fim, a inteligência artificial consegue operar de maneira coordenada diferentes tecnologias que melhoram a automação da companhia. É possível controlar robôs em fábricas e até mesmo manter as temperaturas ideais com aquecimento inteligente.
Outra possibilidade é incrementar a automação robótica de processos, fazendo com que as máquinas trabalhem tarefas rotineiras e repetitivas, liberando os profissionais para tarefas superiores.
Como utilizar o recurso
As empresas podem usar a inteligência artificial de várias maneiras para melhorar seus processos internos e alcançar seus objetivos. Um fabricante de brindes para inauguração de loja, por exemplo, pode usar da seguinte forma:
Automação
Um dos maiores benefícios e usos da inteligência artificial é a automação de processos volumosos e repetitivos. Isso vai desde o processamento de dados de funcionários pelo RH até a automação da linha de produção.
A inteligência artificial pode ser usada para utilizar processos, melhora a produtividade e beneficia o desempenho da corporação.
Atendimento ao cliente
Diversas instituições e plataformas de vendas estão usando chatbots junto com inteligência artificial para atender os consumidores.
Uma rápida pesquisa na internet e é possível encontrar diversas organizações de todos os esportes que utilizam esse recurso para melhorar ainda mais o atendimento e a experiência das pessoas.
Saúde
A inteligência artificial é muito utilizada para combater diversos problemas de saúde, e em 2020, foi parte fundamental para o controle da pandemia.
Era usada para identificar focos de contaminação, gerenciar chamadas, auxiliar na resolução de dúvidas do público, identificar pessoas infectadas e combater notícias falsas.
Eventos
Uma empresa especializada em produção de evento pode usar a inteligência artificial de várias maneiras, por exemplo, por meio de câmeras com a tecnologia.
Isso ajuda a fazer o monitoramento, além de obter informações sobre a quantidade estimada de pessoas em certa área, de modo a evitar lotação, crianças que se perderam e até reconhecer quem entrou ou saiu do evento.
Ter previsibilidade
A maior dificuldade para os empreendedores é o fato de que o mercado é muito imprevisível e passa por mudanças constantemente. Mas ao utilizar um sistema inteligente que analisa dados em tempo real, fica mais fácil agir com previsibilidade.
Fazer análise preditiva ajuda as organizações a identificarem situações prováveis no mercado e oportunidades vantajosas, o que favorece a tomada de decisão.
O sistema ajuda a identificar padrões e prever o comportamento dos consumidores, permitindo que uma loja de consertar celular tenha dados concretos para desenvolver suas ações.
Interceptação de dados
A inteligência artificial aprofundou a capacidade de interpretação de dados e traz mais inteligência por meio de análises.
Mesmo que os concorrentes utilizem métodos semelhantes, a organização pode se beneficiar e identificar padrões e leitura de dados estratégicos que trazem ideias mais competitivas.
Aplicação de gestão
A inteligência artificial é muito utilizada na gestão porque é muito útil para identificar os colaboradores que desempenham suas tarefas com mais eficiência.
Utilizar esse tipo de ferramenta melhora as tomadas de decisão, visto que os gestores têm acesso a informações concretas e confiáveis sobre os processos que a organização tem à disposição.
Mecanismos de segurança
Um estúdio de ensaio pode usar a tecnologia como mecanismo de segurança contra ataques cibernéticos e em diversas situações do cotidiano.
Um dos usos mais comuns é no internet banking, sendo um serviço de inteligência artificial que trabalha junto com os servidores que hospedam os serviços e identificam tentativas de ataque com rapidez.
Também é capaz de analisar modalidades de ataques mais modernas e que foram bem-sucedidas, criando maneiras de neutralizá-las para evitar que ocorram novamente.
Vendas e marketing
Uma das maiores vantagens de utilizar inteligência artificial nas organizações é prestar bom atendimento ao cliente, visto que a comunicação pode ser personalizada, trazendo mais conforto e praticidade.
Uma empresa de pintura de garagem residencial pode usar o machine learning para que esse sistema trabalhe por conta, sem ser necessário um programador para a função.
A tecnologia atua com base nos dados que coletou, facilitando a adaptação do programa. Como resultado, as estratégias de marketing e vendas melhoram consideravelmente.
Considerações finais
A inteligência artificial é uma tecnologia que faz toda a diferença no dia a dia das organizações, independentemente de seu porte ou segmento de atuação.
Investir nesse recurso tecnológico é muito importante para otimizar os processos internos e permitir que os colaboradores mantenham sua atenção e dediquem suas habilidades às atividades mais complexas.
Contar com esse recurso já não é mais um diferencial de marca, visto que se transformou em uma necessidade para acompanhar as transformações do mercado e atender às exigências do consumidor.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.