Inbound marketing e SEO são duas estratégias muito usadas hoje no marketing digital, e as empresas têm tido muito resultado com o uso de ambas. Dado que, na verdade, o SEO é um dos elementos que podem ser usados no inbound marketing para ter mais vendas.
Então, o negócio que trabalha com impermeabilização de reservatório de concreto pode usar as duas em conjunto. Mas para que isso seja possível, é necessário primeiro ter algum profissional que entenda das duas estrateǵias e que possa fazer essa junção sem erros.
E ambas as estratégias são usadas para atrair novos clientes. O inbound marketing vai desenvolver uma relação com o público e o SEO aprimora o alcance dos conteúdos criados. Como pode ser percebido, cada um tem a sua função bem estabelecida no planejamento.
Se um negócio que trabalha com a venda de forno iglu de tijolinho estiver em busca de desenvolver uma relação com o público, o inbound marketing deve ser o tipo de estratégia que deve ser usada por essa empresa, assim vai ser possível construir o que é desejado.
Como foi dito, as empresas sempre que procuram alcançar mais conversão recorrem a uma dessas estratégias. Afinal, pouco importa se o caminho para a conversão vai ser criando uma melhor relação com os clientes ou tendo maior alcance, todas elas querem vendas.
E sabe-se que com o crescimento das ofertas no mercado, a atenção do público tende a reduzir. Isso mostra que para obter a audiência é exigido investir em estratégias variadas em várias campanhas, e é isso que o negócio que vende portão social simples deve fazer.
Essa é uma das razões pelas quais vale a pena entender como o inbound marketing e SEO podem ser utilizados em conjunto para aumentar os resultados. E, ao ter os meios diversificados para chamar a atenção do cliente, a empresa pode ter melhores resultados.
Indo em uma direção completamente diferente da publicidade clássica, as ideias de marketing de conteúdo estão conectadas com a atração dos clientes através de informações valiosas para eles, é isso que vai chamar a atenção total deles.
Por isso, uma companhia que trabalha com a venda de torre de resfriamento pequena deve investir em usar as duas estratégias. Dado que ambas podem proporcionar para o negócio melhores resultados, mais clientes e muito mais vendas.
No presente artigo, vão ser apresentados alguns aspectos correspondentes a esta relação entre o inbound marketing e o SEO. Desde os conceitos até alguns outros tópicos que são importantes para serem ressaltados.
Entenda o que é SEO
O SEO, ou Search Engine Optimization, é um grupo de métodos e técnicas aplicadas em páginas digitais com o objetivo de otimizar o site para os mecanismos de pesquisa, como o Google por exemplo.
E, assim, fazê-lo ser mais bem posicionado na parte orgânica ou gratuita das páginas de resultados de busca dos motores de pesquisa.
É fundamental fazer essas otimizações porque os mecanismos de procura estão sempre entregando em resultados de busca as páginas que dão a melhor experiência aos usuários.
Assim, pode-se pensar no trabalho da estratégia de SEO e inbound marketing, como técnicas e métodos muito bem feitos para deixar o site mais atraente, e útil para os possíveis clientes que buscarem e como facilitador do trabalho dos motores de busca.
Quando as páginas do site dão uma boa experiência para o visitante, como uma rápida velocidade de carregamento e gera conteúdos otimizados que os auxiliam, os buscadores começam a dar mais valor a elas em certas pesquisas.
Por essa razão, as otimizações simplificam bastante o website ganhar as primeiras posições de ranqueamento dos mecanismos de busca.
O conceito de inbound de marketing
No marketing clássico, são as empresas que vão atrás dos possíveis clientes. O cliente não pediu para ver, mas ela surge mesmo assim, tentando chamar a atenção de várias maneiras, mesmo que não exista interesse.
Já com o inbound marketing é bem diferente, pois ele aposta em técnicas que não invadam, para que o cliente, por conta própria, tenha interesse em saber mais sobre a empresa para só depois de ter mostrado esse interesse, a empresa oferte algum produto ou serviço.
Ou seja, como o nome indica, a audiência é atraída para o interior de um funil de vendas e vai passando por algumas fases até de fato se tornar um cliente da companhia. Logo, pode-se dividir o Inbound Marketing em quatro fases principais:
1. A atração
A atração é quando a pessoa ainda não entende a empresa, porém acha algum conteúdo desenvolvido por ela e fica ainda mais interessada no tema.
2. A conversão
O lead gosta do conteúdo e percebe que tem algum problema que deve ser resolvido ou alguma chance não explorada. Sendo assim, oferece, espontaneamente, uma maneira de entrar em contato para que o negócio possa enviar mais conteúdos sobre o assunto.
3. O fechamento
Depois que o lead permite entrar em contato e manifestar o interesse em solucionar a dor que tem, a marca necessita de um relacionamento para, em seguida, dar a solução para o problema. Fica, portanto, muito mais simples convencê-lo a virar cliente.
4. O encantamento
No pós-venda, o foco é, de fato, encantar o cliente, manter ele feliz até que se torne um embaixador da empresa, então o negócio necessita continuar mantendo ativo a conexão através de novos conteúdos, produtos ou serviços e também de ofertas exclusivas.
A diferença entre inbound marketing e SEO
Como foi visto, o inbound marketing é um método que engloba quatro fases centrais: Atração, Conversão, Fechamento e Encantamento. O foco é atrair o potencial cliente de modo espontâneo, isto é, fazer com que ele se dirija até a marca e não o contrário.
A partir daí, desenvolve-se um relacionamento com ele até que se tenha confiança o suficiente para oferecer o produto ou serviço. Uma empresa de polimento piso granito, se investir bem, tem possibilidade de conseguir muitos resultados com o inbound marketing.
A estratégia mais usada para poder atrair e se ligar com a audiência é o marketing de conteúdo, para que esse conteúdo seja, de fato, visto pelas pessoas nos mecanismos de busca, investir bem em SEO é muito fundamental.
Então, pode-se dizer que o inbound marketing é uma metodologia mais extensa, que faz uso de diversas técnicas para atrair os consumidores, transformá-la em lead e, assim, em cliente. E o SEO é justamente uma das técnicas, e é uma das mais essenciais.
Importância de usar SEO no inbound marketing
O conteúdo pode até estar muito bem feito, com nenhum erro de gramática e cheio de informações relevantes. Porém, sem as técnicas de SEO, pode ser que ninguém possa encontrá-lo em meio a tantos conteúdos existentes na internet.
Por isso, uma clínica que faz internação para gatos, por exemplo, não deixa de fazer o uso das técnicas de SEO em suas estrateǵias de inbound marketing.
Como fazer uso dessas estratégias
Quando se fala em SEO, não se fala somente no crescimento de audiência, está se falando também de criação de marca, e do posicionamento no mercado, não só no Google.
Dentro do planejamento de inbound marketing, o SEO funciona como estratégia que age de modo positivo, com números quantitativos e qualitativos. É relevante ressaltar que, em projetos de inbound marketing, também deve-se investir em tráfego pago.
Porém, se a empresa ignora o SEO dentro do plano de estrateǵia, acaba se tornando refém de anúncios, o que custa muito mais dinheiro para obter leads e gerar vendas. A seguir vão ser mostradas dicas de como fazer a junção entre SEO e inbound marketing funcionar:
- Desenvolver conteúdo valioso;
- Focar na experiência do usuário;
- Dar materiais ricos para impulsionar as vendas;
- Fazer ótimos títulos;
- Caprichar nas atualizações.
Essas dicas podem ajudar as empresas de diversas formas, por isso cada uma delas deve ser aplicada com total cautela.
Considerações finais
Sendo assim, as estratégias de SEO e inbound marketing também podem dar dados valiosos para melhor guiar as ações e estratégias de inbound marketing em variados pontos.
Por isso, uma empresa que trabalha com a venda de sanca de gesso com ilha pode optar por usar as duas.
Viu-se também como combinar o inbound marketing e SEO pode ajudar a chegar aos resultados ainda mais interessantes na corporação. Isso se torna mais simples ao pôr em prática o que os empresários aprenderam por aqui.
Portanto, é crucial implementar tudo que se viu com o objetivo de ter resultados ainda melhores e conseguir crescer as vendas de um negócio, como as vendas de uma empresa que constrói rede para cobrir piscina, por exemplo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.