glossite migratória
Saúde

Glossite migratória benigna: descubra mais sobre

Apesar de muitas pessoas desconhecerem, a glossite migratória é uma enfermidade que pode acometer bastante indivíduos, de um modo geral. Entretanto, ela é uma condição benigna, na qual não existe um tratamento específico. 

A glossite migratória, é conhecida como língua geográfica ou eritema migratório, é um distúrbio considerado benigno que apresenta lesões avermelhadas com bordas irregulares, com coloração cinzenta esbranquiçada na região da língua. 

Portanto, ela apresenta esse título de língua geográfica, justamente pelo seu formato que se apresenta semelhante a um mapa geográfico. 

Dessa maneira, caso ainda não conheça sobre essa doença, continue lendo esse artigo para descobrir mais curiosidades acerca dessa condição. 

Como a glossite migratória benigna se desenvolve na boca? 

Assim como já visto, a glossite migratória benigna é uma condição que apresenta lesões avermelhadas e esbranquiçadas pela língua, dando a aparência de um mapa geográfico. 

Apesar de ser algo benigno, é uma doença que pode afetar muito a autoestima de um indivíduo. Vale ressaltar que esse é um dos principais motivos que levam eles a procurar pelo valor clareamento dental

A principal característica dessa enfermidade é que ela vai migrando pelo órgão, de uma forma muito parecida com o bicho geográfico. 

Não existe uma causa definida para o surgimento dessa condição, mas alguns profissionais indicam alguns indícios mais comuns, sendo então: 

  • Estresse;
  • Deficiência de vitaminas;
  • Doenças respiratórias, como asma e rinite;
  • Doenças de pele, como dermatite seborreica.

O estresse é considerado um dos principais fatores para o surgimento dessa condição, já que ele é composto por um conjunto de reações fisiológicas. 

Essas reações podem provocar diversas alterações dentro do organismo, e dentre elas, ocorre o surgimento de algumas lesões, como é o caso da glossite migratória benigna. 

Apesar do estresse ser um dos principais fatores para o surgimento dessa condição, os outros motivos citados também podem ser considerados responsáveis pela sua aparição. 

Além disso, a relação genética também pode ser considerada um dos motivos que levam a essa condição. Isso porque, foi observado que a língua geográfica costuma surgir em pessoas que fazem parte da mesma família. 

Dessa maneira, no surgimento dessa condição, é preciso procurar um profissional dentista, até mesmo um que realize um clareamento dental, para avaliar essa condição. 

Essa enfermidade pode aparecer em pessoas de qualquer idade, porém o mais comum é que surja no início da vida e desapareça até os 8 anos, sendo ainda mais frequente no sexo feminino. 

Por se tratar de uma doença benigna, é considerada então algo assintomático, ou seja, não provoca nenhum sintoma ou nada parecido na maioria dos casos, até mesmo para pacientes que utilizam um aparelho de porcelana

Entretanto, apesar de ser algo benigno que não apresenta sintomas, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Informações Genéticas e de Doenças Raras do National Institute of Health (Instituto Nacional de Saúde), cerca de 5% da população sente algum tipo de incômodo com essa condição. 

Com isso, essa porcentagem de indivíduos alegam que se sentem incomodados, sentindo bastante dor e sensibilidade, principalmente ao consumir alimentos considerados condimentados ou ácidos. 

Então, nesses casos, os sintomas apresentados são dor na língua, irritação por certos alimentos e bebidas ou até mesmo um inchaço (o que pode interferir na alimentação, fala ou deglutição). 

Desse modo, se sentir alguns desses sinais, procure um dentista, até mesmo um que coloque facetas de resina, para uma avaliação do seu caso em específico. 

Quais são os melhores métodos para prevenir uma Glossite migratória benigna?

Assim como já visto anteriormente, a glossite migratória na maioria das vezes, é considerada uma doença benigna, ou seja, não apresenta nenhum grande risco para a saúde. 

Com isso, não existe nenhum tratamento ao certo para essa condição, nem maneiras de evitar ou prevenir. 

Até mesmo porque, é algo que na maioria das vezes costuma desaparecer depois de alguns dias. 

Entretanto, nos casos citados em que as pessoas costumam sentir dores ou inchaços na língua, pode ser recomendado o uso de remédios para o alívio do desconforto, como por exemplo, analgésicos, anti-inflamatórios ou corticoides. 

Entretanto, uma das principais recomendações é o cuidado redobrado com a higienização bucal. Então, escove os dentes frequentemente e limpe a língua, ao menos duas vezes durante o dia. 

Além disso, faça o uso de um enxaguante bucal, para uma proteção maior contra os germes, principalmente depois de comer. 

Por último, faça sempre visitas periódicas ao dentista, até mesmo em um que aplique o aparelho dental invisível, para avaliações gerais e específicas.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.