A popularização da internet permitiu que empresas do mundo todo pudessem trabalhar melhor em estratégias como as de funil de vendas.
Porém, essa facilidade aumentou também a concorrência e a busca por atenção das organizações, assim como o desejo de criar uma relação mais próxima com o público.
Isso fez com que grandes marcas começassem a trabalhar em estratégias com o intuito de atrair os consumidores e deixar a marca em suas memórias.
E foi nesse processo que o marketing de recompensa surgiu e começou a ser usado por várias empresas como as que vendem máquina de café expresso e cappuccino profissional.
Todo mundo gosta de ganhar um mimo e sentir que está recebendo exatamente o bom tratamento personalizado que merece.
Isso dá uma sensação de que o dinheiro gasto com o produto ou serviço que a marca oferece não é um desperdício, mas, sim, uma conquista.
Para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre o assunto em questão, este artigo explicará o que é o marketing de recompensa.
Além disso, dará algumas dicas de como usá-lo em cada etapa do funil de vendas e, por fim, listará os maiores benefícios que uma empresa pode ter ao adotar esse tipo de marketing.
O que é marketing de recompensa?
O marketing de recompensa foi a maneira encontrada pela área do marketing para garantir uma relação mais forte e próxima da empresa que fornece curso EAD piloto privado com seus clientes, ajudando a fidelizá-los.
Sendo uma das cinco linguagens do amor, receber presentes é algo que pode ter um enorme e importante significado para várias pessoas.
Quando uma marca oferece ao seu público um atendimento mais personalizado, ele tem enormes chances de comprar com ela novamente.
Isso mostra que a criação de estratégias para contar com um marketing de recompensa que funcione é mais do que essencial para as vendas.
Mesmo que essa ação pareça fácil, ela exige um pouco de atenção quanto ao planejamento estratégico feito para que a experiência do cliente seja a mais positiva possível.
Muitos consumidores podem optar por encerrar um processo de compras a qualquer momento se a empresa usar táticas de vendas ruins.
Para tanto, antes de tudo, é essencial conhecer o público e só depois traçar o melhor plano para um marketing de recompensa que seja efetivo.
Como utilizá-lo no funil de vendas?
Um dos pontos de destaque dessa vertente do marketing é que ele pode ser usado em conjunto com as estratégias das etapas do funil de vendas.
Visto isso, é importante conhecer um pouco mais sobre como utilizar o marketing de recompensa em cada uma dessas etapas do funil de vendas de uma empresa que fabrica cortina wave trilho ou em qualquer outra coisa.
1. Atração
A primeira etapa leva o nome de atração, e as ações que devem ser adotadas são as que incentivem os usuários a terem mais engajamento com a marca.
O objetivo é torná-los em leads que sejam qualificados, para tanto, as práticas e estratégias são criadas visando fazer a coleta de dados, por exemplo.
A recompensa nessa etapa pode ser um desconto exclusivo na primeira compra, alguma amostra grátis, um conteúdo inédito ou até mesmo um e-book gratuito.
2. Conversão
A segunda etapa leva o nome de conversão, seu objetivo é fazer com que o lead finalize a compra ou que o valor do seu ticket aumente.
Nessa etapa também é possível oferecer cupons de descontos em carrinhos de compra, assim como frete grátis, brindes de acordo com o valor do que foi comprado.
É possível até fechar parcerias e enviar amostras grátis para promover o serviço ou produto desse parceiro. No entanto, o que realmente importa é mostrar ao cliente que ele está ganhando muito mais na negociação com a marca.
3. Fidelização
A terceira etapa leva o nome de fidelização, nela o negócio que vende mesas para consultórios tem o objetivo de fazer com que o cliente já conquistado não se esqueça da marca.
Fazendo com que a próxima compra que ele faça seja com a empresa, e para isso é essencial manter o interesse dos consumidores.
É possível nessa etapa também oferecer descontos para próximas compras ou até mesmo oferecer o serviço de cashback.
Além disso, é recomendado o envio de brindes ou o oferecimento de uma assessoria gratuita para que o cliente entenda tudo o que o produto pode oferecer.
4. Encantamento
A quarta e última etapa, leva o nome de encantamento, nela a empresa que faz sistema cftv wifi visa surpreender e superar as expectativas do cliente.
Quando o cliente pensar que a marca já o esqueceu, a empresa o surpreende e retoma o contato com alguma ação que ele não esperava.
Para definir com o que recompensar o cliente nessa etapa é preciso pensar em algo que que possa interessá-los de acordo com as suas preferências.
É possível disponibilizar um número para que ele participe de um sorteio para um prêmio relacionado a seus interesses, oferecer um desconto ou um convite a algum evento que ele também se interesse e muito mais.
Benefícios em adotar essa estratégia
Muitas empresas acabam por achar que o marketing de recompensa existe para fazer o cliente sair ganhando, mas elas estão enganadas.
Mesmo que algo de seu interesse seja lhe dado como uma recompensa, a empresa tem muito mais a ganhar com essa simples ação. Alguns benefícios são:
Cria uma experiência mais personalizada
Quando a empresa que faz locação de lavadora de piso começa a oferecer um atendimento mais personalizado ao seu público, ela agrega um diferencial ao negócio.
O atendimento personalizado é capaz de superar as expectativas do público e levar um encantamento que agrega mais valor à marca.
Uma personalização também pode ser fundamental para fazer com que os fluentes sintam que são especiais e que a marca os valoriza.
Além do mais, um tratamento único é a chave para conquistar a preferência do público, tendo em vista que, nos dias de hoje, a concorrência está extremamente alta.
Quando a corporação cativa o consumidor e faz a oferta de produtos ou serviços interessantes, ela certamente prende a atenção dele.
Aumenta o engajamento da marca
Uma boa pesquisa de mercado precisa, principalmente, contar com a disposição do público da marca para responder algumas perguntas importantes.
Existe uma possibilidade de eles terem mais boa vontade em responder essas perguntas se a marca oferecer algo em troca, como:
- Brindes;
- Descontos;
- Vale compras;
- Amostras grátis.
As chances de as pessoas responderem a pesquisa para poderem aproveitar essas recompensas serão enormes.
Isso mostrará que o público pode receber mais recompensas ainda, só é preciso ficar atento à marca, ajudando no engajamento.
Ajuda a elevar a fidelização de clientes
Quando os consumidores recebem recompensas por interagir com a marca que faz piso condutivo centro cirúrgico, e por adquirir seus produtos, eles provavelmente vão se manter próximos dando preferência a ela.
Por isso, a fidelização se mostra um dos maiores benefícios do marketing de recompensa, que pode aumentar esse número cada dia mais.
Ao gerar valor, a empresa mostra para o público que não é preciso que eles vão buscar outras empresas que ofereçam a mesma coisa.
Ela mostra que eles podem encontrar tudo o que precisam para satisfazer seus desejos e necessidades e até mais do que isso, pois sempre terão suas expectativas superadas.
Cria uma comunidade em torno da marca
Com a fidelização de clientes proporcionada pelo marketing de recompensa, fazer com que esses clientes se tornem divulgadores da marca será muito fácil.
Essa divulgação gratuita pode ajudar muito na construção de uma comunidade fiel que apoia e consome os serviços da empresa de buffet de casamento simples, por exemplo.
Essa comunidade será composta por verdadeiros apoiadores da marca, pois eles ajudarão a melhorar a imagem dela e farão uma propaganda do que ela oferece.
Considerações finais
O marketing de recompensa é ideal para que uma marca se destaque das demais e se torne referência na escolha dos produtos ou serviços que ela oferece.
Além de promover um maior número de clientes fiéis para a empresa, pode trazer mais uma série de vantagens como as apresentadas no artigo.
Por isso, conhecer essa importante vertente do marketing é essencial para saber onde é possível aplicá-la para garantir mais vendas no funil de vendas.
Ao criar uma estratégia completa e bem elaborada, sua aplicação se tornará mais fácil e o marketing de recompensa ajudará a levar o negócio ao topo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.