Saúde

Exercícios faciais: aprenda a fazer e pratique em casa!

Confira os benefícios dos exercícios faciais e aprenda a deixar a sua pele tonificada e bonita.

Assim como o nosso corpo, o rosto também precisa de exercícios para se manter sempre torneado e viçoso. A prática pode ser feita de maneira fácil e caseira, com a ajuda de um hidratante, óleo e alguns acessórios. O resultado? Aquele aspecto jovem, firme e radiante que nós amamos.

Além de deixar a pele com um ar naturalmente bonito e viçoso, os exercícios faciais têm diversos outros benefícios, tais como:

  • fortalecer os músculos do rosto;
  • aumentar o fluxo e a circulação sanguínea;
  • ajudar a relaxar e diminuir as tensões musculares;
  • reduzir o aparecimento de rugas.

Esse tipo de exercício é uma técnica milenar que passou de geração em geração. Com a chegada da pandemia e do isolamento social, muitas pessoas buscaram se cuidar em casa e até mesmo relaxar através das massagens e exercícios faciais, como forma de autocuidado.

Por isso, no último ano, a busca por este assunto cresceu e várias pessoas passaram a compartilhar as técnicas e experiências próprias na internet, mostrando os resultados positivos alcançados com apenas alguns minutinhos por dia cuidando de si mesmas. 

Com que frequência devo fazer exercícios faciais?

Uma das dúvidas mais comuns neste assunto é sobre a frequência. Quantas vezes devo fazer os exercícios por semana? Existe tempo mínimo e máximo?

De acordo com os especialistas, fazer exercícios faciais de três a cinco vezes por semana é suficiente para obter os resultados desejados. Além disso, a rotina completa das atividades no rosto deve durar cerca de 20 minutos. É uma forma rápida e eficaz de melhorar o aspecto da sua pele.

Por que fazer exercícios para o rosto?

Como já dissemos anteriormente, fazer exercícios faciais pode ter diversos benefícios. Mas, além disso, vale ressaltar que o nosso rosto possui mais de 50 músculos diferentes e muitos deles raramente são usados, diferentemente dos do corpo.

Por isso, fazer os exercícios de forma regular ajuda a estimulá-los, melhorando a circulação sanguínea e fazendo com que o oxigênio circule. Essa oxigenação resulta em uma pele mais saudável e os músculos mais definidos, trazendo mais vida ao rosto.

Além de melhorar a aparência, as atividades também vão ajudar a manter os músculos faciais em forma a longo prazo. Isso porque o fluxo sanguíneo e a oxigenação ajudam a levar nutrientes necessários às células da pele, fazendo com que haja a regeneração celular e, dessa forma, prevenindo as rugas e marcas de expressão.

Vamos à prática!

Agora que você já sabe o porquê de fazer os exercícios faciais, vamos aprender a fazer alguns, para deixar a sua pele mais viçosa e bonita a longo prazo.

Testa

Vamos começar na parte de cima do rosto. Coloque as mãos na testa, uma de cada lado, de forma que todos os dedos fiquem apoiados nela. Faça movimentos puxando para fora e, depois, para cima, no sentido do cabelo. Repita 10 vezes.

Região dos olhos

Este exercício é para amenizar as rugas conhecidas como “pés de galinha” e as olheiras. Faça um V com os dedos médios e indicadores, posicione os dedos médios no canto interno do olho e os indicadores na parte externa. Pressione os dedos e olhe para cima, movendo a pálpebra. Relaxe e repita seis vezes.

Maçãs do rosto

As maçãs, ou bochechas, também podem ser exercitadas para não perderem o tônus muscular. Feche e aperte os lábios, encha a bochecha de ar e faça movimentos com a língua dentro da boca. Faça três séries de 15 repetições. 

Papada

Um dos mais pedidos é o exercício para a papada, pois é uma área de flacidez e que gera muito incômodo. Coloque as pontas dos dedos nas clavículas e incline a cabeça para trás, forçando levemente o pescoço. Depois, volte para frente, encostando o queixo no peito.

Dicas extras

Lembre-se: os exercícios faciais devem ser feitos de forma leve, sem forçar muito e sem causar dor. Eles são feitos apenas para estimular o rosto, não para machucar ou deixá-lo musculoso, como fazemos com o corpo.

Além disso, você pode e deve usar algumas opções de cremes e óleos, além de acessórios como o rolo de pedra Jade e massageadores para auxiliar. Confira com o seu dermatologista qual é o ideal para a sua pele.