Quer mudar a decoração do seu lar e não sabe por onde começar? Entenda mais sobre o estilo Japandi e aprenda com nossas dicas!
Se você está procurando por uma nova decoração para a sua casa, conheça o estilo Japandi. Muito provavelmente você já deve ter visto essa tendência por aí. Essa novidade é a mistura de dois estilos, combinando a elegância do estilo escandinavo com o minimalismo que encontramos no Japão.
O estilo é pautado no simples. A simplicidade está presente principalmente nos materiais e da forma que eles são colocados nos ambientes — geralmente de maneira discreta e harmônica. O mesmo acontece para os objetos utilizados, como decoração, além de utensílios, como as panelas, por exemplo.
Além disso, a tendência preza pela menor quantidade de móveis e de decorações pelos cômodos da casa. É sobre não acumular itens desnecessários. Então, se você quer mudar a sua casa e dar para ela um ar de tranquilidade, de paz interior e deixá-la com a sensação de que tudo está no seu devido lugar, o Japandi pode funcionar bem para você.
Pensando nisso, hoje trouxemos dicas que vão te ajudar a mudar o ambiente da sua casa, deixando-o mais clean e organizado. Confira abaixo!
O que é o estilo Japandi?
Antes de qualquer coisa, vamos te explicar o que é o estilo Japandi e como ele surgiu. Esse estilo busca misturar a decoração escandinava e o espírito japonês — foi a partir daí que foi criado o nome “Japandi”, que é justamente a união de “Japão” e “Escandinávia”.
Apesar desses países fazerem parte de duas culturas tão diferentes, ambos compartilham características parecidas na hora de decorar um ambiente. A decoração utilizada pelos nórdicos preza pela funcionalidade dos cômodos, além de transformá-lo em um ambiente acolhedor e aconchegante. Já quanto ao lado japonês, preza pela estética minimalista e “zen”.
Uma das principais características do estilo Japandi são os tons pastéis e a madeira clara e crua, que esbanja autenticidade. Os móveis, as cores e até mesmo as plantas também são detalhes importantes na hora de decorar o seu ambiente com esse estilo.
Ficou interessado em transformar a sua casa em um ambiente aconchegante e organizado? Confira as dicas que separamos abaixo!
Como decorar a sua sala de estar no estilo Japandi?
Agora que você já sabe o que é o Japandi, chegou a hora de aplicar, na sua casa, os conceitos que permeiam esse estilo: o Wabi Sabe e o Hygge. O Wabi Sabi se trata de uma filosofia japonesa.
A palavra “wabi” significa simplicidade, enquanto “sabi” se refere ao tempo e à idade. É sobre a beleza do imperfeito e do simples. Já o Hygge se trata do estilo de vida dos países escandinavos, que costumam ser bem frios. Ele valoriza o aconchego e uma vida simples dentro de casa e tenta nos trazer um outro olhar quanto à importância do nosso lar.
As seguintes dicas vão te ajudar a mudar o seu relacionamento com os seus cômodos! Saiba mais.
Opte por materiais naturais
A matéria-prima natural, como a madeira, as fibras naturais e o bambu, é priorizada no estilo Japandi. Além disso, a terracota e os elementos em cerâmica e metal são muito bem-vindos. Na sala de estar, por exemplo, aproveite para utilizar os contrastes entre madeira escura e móveis claros.
Dê prioridade ao minimalismo
A premissa principal do estilo Japandi é o minimalismo. Para adotá-lo em sua decoração, procure eliminar itens que são desnecessários. Além disso, opte por móveis funcionais e versáteis, que sejam espaçosos e que despertem a leveza e a tranquilidade para o seu ambiente. Entrando no ritmo, diminua também possíveis quadros, esculturas e objetos decorativos.
Atenção para as cores mais claras
Quando estiver pensando em pintar algum cômodo, foque nos tons claros, que estão presentes na decoração escandinava. O branco, o bege, o rosa pálido e o cinza-claro fazem parte desse tipo de estilo. Já para os japoneses, as cores que são mais usadas são diversificadas. Aqui, o ideal é mesclar as cores mais claras com outras escuras, como ocre, azul, verde ou cinza.