Ao falar em proporcionar a melhor experiência para jornada do cliente, entender como o frete é calculado é um passo importante para que seu negócio atenda às necessidades de seus clientes.
No entanto, é uma tarefa complexa para muitas empresas diferentes, especialmente as pequenas e médias.
Por fim, se você fizer um cálculo de frete ruim, corre o risco de sofrer perdas e dessa forma cooperar com a insatisfação dos seus clientes.
E lembre-se, não dizemos isso apenas por dizer!
Um estudo do Mercado Pago, feito em 2020, descobriu que, para mais da metade dos compradores on-line, o frete caro foi o motivo pelo qual eles abandonaram os carrinhos de compras de comércio virtual.
Portanto, é muito importante saber como os custos de envio são calculados.
E que existem diversas variáveis nesse cálculo, o que é suficiente para torná-lo uma dúvida muito comum entre os empreendedores.
Para tirar suas dúvidas, montamos esse guia sobre o assunto.
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Afinal, o que é frete?
Muitos empreendedores acreditam que o transporte tem apenas custos logísticos que são influenciados por suas compras pessoais online ou experiência de entrega de supermercado.
Essa é só uma parte do que é o frete e os custos associados ao envio de uma mercadoria.
O frete, se trata basicamente da união de custos e também dos microprocessos, que levarão um determinado produto da prateleira de seu estoque até a casa de seus clientes.
Em outras palavras, o envio é um conjunto de custos diretos relacionados à transferência de mercadorias de uma prateleira ou armazém para a porta do seu cliente.
Esses custos incluem:
- custo de caixas,
- embalagens,
- fitas ou adesivos;
Há também um custo profissional de pagamento para pegar, embalar e descartar o item, que se referem ao:
- custo de empregar um transportador ou correio com um funcionário para coletar e entregar as mercadorias;
- Impostos de importação e exportação para remessas internacionais.
Além disso, você deve considerar custos adicionais e opcionais, como seguro, taxas de manuseio, etc.
Alguns profissionais conseguem dividir esse conceito em exatas duas partes: envio e manuseio.
Tudo isso, na data combinada, ao menor preço possível e com a garantia de que a mercadoria chegará nas melhores condições.
A primeira, claro, diz respeito a questões logísticas, tais como o combustível utilizado no transporte de mercadorias, preço do frete, impostos, etc.
O segundo, que é o manuseio, se refere a tarefas manuais, como por exemplo a carga e descarga de mercadorias em caminhões, embalagem etc.
Como o frete pode influenciar no processo de compra do seu cliente?
Entender como os custos de envio são calculados é fundamental para a experiência do seus clientes.
Por fim, vale a pena dar uma olhada mais profunda nos dados:
Uma pesquisa do Facebook descobriu que, mesmo em 2020, aproximadamente 71% dos compradores online estavam insatisfeitos com os fretes estipulados pelas lojas.
Esse é um dos principais motivos pelos quais 72% dos clientes pesquisados preferem levar as suas compras para dentro de casa, ou seja,retirar diretamente da loja.
Dito isso, outro benefício importante de poder calcular os custos de envio é ter a agilidade do serviço ao seu lado.
Assim, quando um cliente chega ao checkout de um produto ou pedir por telefone ou até mesmo pessoalmente , você agregará o valor imediatamente.
Basta digitar seu CEP ou código postal e os cálculos serão feitos pela própria plataforma, o que é um grande benefício.
No entanto, não assuma que sua loja online vai lidar com isso sozinha: ainda há algum trabalho de back-office envolvido, definindo taxas de envio e inserindo zonas de envio para cada produto.
Porém, esse recurso, tanto online quanto offline, aumentará a confiança do visitante, aumentando suas vendas.
A transparência no envio, ou seja, no frete, também é ótima para criar fidelidade à marca!