Cada vez mais o brasileiro médio tem se preocupado com a própria saúde, buscando um estilo de vida mais saudável e mais próximo de práticas fitness. Um exemplo disso são as soluções que giram em torno de inserir a corrida na rotina.
De fato, com o dia a dia agitado das grandes cidades e às vezes até no interior é algo tão notável atualmente que é preciso buscar alternativas que ainda permitam ter um estilo de vida mais centrado e menos dispersivo ou estressante.
Até porque, quando comparamos a corrida com outros exercícios ou esforços, logo percebemos que se trata de um dos que apresentam mais vantagens cumulativas, como o fato dela ser bastante popular.
Por exemplo, se uma pessoa está tomando remédio manipulado para ansiedade, pode ser que ela não tenha condições ou mesmo tempo para fazer outros exercícios, que poderiam ir desde malhação e natação até ioga.
Já a corrida certamente é algo que um indivíduo consegue encaixar em sua própria rotina. Mesmo que isso também tenha algumas exigências técnicas, como a roupa e o calçado certo, além do acompanhamento de um profissional e outras que veremos adiante.
Mas a verdade é que ainda assim se trata de um dos recursos mais democráticos de todos, haja vista que os demais esforços e exercícios também exigem tudo isso, com a diferença de que ainda costumam exigir muito mais, inclusive financeiramente.
Outro aspecto interessante é o fato de que a corrida ajuda consideravelmente não apenas na perda, mas também na manutenção do peso corpóreo. Então, se você trabalha com salgados para revenda e adora comer os quitutes, depois pode compensar correndo.
Afinal, populariza-se cada vez mais a ideia de que uma dieta pode incluir tudo o que a pessoa gosta de comer, desde que em quantidade certa e contanto que haja um esforço físico no sentido de compensar o consumo de determinados tipos de alimento.
Portanto, já não se trata de deixar de comer algo ou forçar uma dieta restritiva, mas sim que esses mecanismos de compensação, que funcionam muito melhor no médio e longo prazo. Sendo que a corrida é um dos melhores mecanismos nesse sentido.
Por fim, até mesmo o humor do praticante pode melhorar, uma vez que correr frequentemente chega a ser uma medida efetiva contra quadros de ansiedade, angústia e até mesmo de depressão, além de mitigar o estresse normal do dia a dia.
Exatamente por conta desses motivos é que achamos por bem escrever este artigo, trazendo aqui não apenas o que ajuda a entender o porquê de aderir à corrida rotineiramente, mas também as vantagens disso e como se preparar para correr.
Afinal, não se trata apenas de sair fazendo de qualquer jeito, pois é preciso levar vários fatores em conta, assim como alguém que queira usar óculos de grau precisa passar em uma clínica de oftalmologia, antes de sair comprando qualquer óculos e lentes.
Por essa razão, se o que o leitor deseja é mergulhar de cabeça nesse assunto e pegar dicas realmente valiosas, que podem fazer toda diferença e começarem a ser aplicadas hoje mesmo, então basta seguir adiante e ler até a última linha deste artigo.
O que considerar antes de aderir à corrida?
A corrida se trata de um dos exercícios mais antigos da história humana, estando presente em registros históricos de povos ancestrais, como o Egito Antigo e a Grécia Antiga.
Inclusive, ela já era praticada não apenas como alternativa para contribuir com o bem-estar das pessoas, mas também como competição, como no caso das olimpíadas da antiguidade.
Até porque, embora ela possa ser feita com alternativas bem tecnológicas, como a da esteira, no fundo a modalidade mais antiga é de correr ao ar livre, o que exige muito pouco da pessoa em termos de investimentos ou de esforço de preparo.
Assim, diferentemente de um veículo, que pode exigir desde altos investimentos iniciais até na manutenção de carro, com a corrida ninguém precisa de mais do que seu corpo, e a natureza já oferece naturalmente a cada um de nós.
Só os fatores que precisam ser levados em conta são, basicamente, os seguintes:
- Eventual orientação profissional;
- Roupas e calçado corretos;
- Alongamento e alimentação devidos;
- Entender melhor os estilos de corrida;
- Cuidar da respiração e da hidratação.
Enfim, são vários aspectos mas todos eles bastante naturais e também acessíveis a qualquer um de nós, sendo que a maioria deles não passa do simples redobrar de atenção.
O próprio profissional da área pode ser o médico que a pessoa já frequenta e com quem já se acostumou a fazer checkups.
Ele poderá fazer algumas análises aeróbicas e cardiorrespiratórias para poder liberar o paciente para correr por conta. Se houver necessidade de fisioterapeuta, o profissional também pode encaminhar.
Além disso, as roupas e calçados estão cada vez mais acessíveis e mais disseminados, sobretudo na internet.
Tanto que a busca por soluções como camiseta dry fit personalizada se torna maior a cada dia que passa. Lembrando que esse ponto é simples desde que seja devidamente levado em conta, pois um simples tênis errado pode causar diversos problemas.
Afinal, ele impacta na sua pisada, então pode amortecer o esforço e tornar tudo mais seguro, ou ocasionar inflamações e até mesmo fraturas. O mesmo vale para o alongamento, que precisa ser feito antes mesmo de iniciada a bateria de corrida.
Aqui entra o famoso ponto de que é preciso forçar um pouco no começo, ou os resultados não virão. Porém, também é nesse “forçar” que mora o perigo, logo, é preciso ter bom senso e sempre fazer alongamento muscular e aeróbico antes de começar.
O mesmo vale para a hidratação e alimentação, que precisam ser consideradas antes e depois da corrida, tornando o esforço bem mais orgânico e positivo. A água é algo que precisa ser levado junto, pois a demanda por ela cresce com o suor natural do corpo.
Já a alimentação vai se tornar cada vez mais apropriada e mais leve, já que o exercício em si mesmo já começa a inclinar o praticante para decisões mais sábias e mais saudáveis, como a de lanches rápidos e naturais, que auxiliam na saciedade.
Os benefícios ao corpo
As doenças cardiovasculares estão entre as que mais preocupam o brasileiro e todos os demais países do mundo. Pouca gente sabe, mas a pressão arterial tem tudo a ver com isso, sendo que correr é algo capaz de regular consideravelmente essa situação.
O impacto se dá no que é chamado de retorno venoso, mudando a dinâmica cardíaca do corpo e controlando a pressão. Sem falar que colesterol também influencia nas questões cardiovasculares, ao passo que a corrida também ajuda com isso.
São os famosos LDL (o colesterol ruim) e o HDL (o colesterol bom), presentes nas fichas técnicas de produtos alimentícios, seja um chocolate, um rótulo de cerveja personalizado ou uma barra de cereal.
Correr frequentemente ajuda a baixar o LDL e manter o HDL. Até mesmo os ossos se tornam mais fortes e mais saudáveis, evitando problemas como o da osteoporose.
Além do mais, até as vias respiratórias passam a funcionar melhor, inclusive no sentido de aumentar a imunidade e evitar gripes e resfriados.
As vantagens à mente
Quem diria que sua memória pode melhorar se você correr todos os dias? Isso ocorre pois a concentração da pessoa aumenta, já que na corrida ela precisa estar sempre atenta e é mais fácil deixar de pensar em assuntos ruins.
Em acréscimo, o metabolismo e o funcionamento do cérebro também se tornam mais positivos, impactando na memória.
Trata-se de neurotransmissores que só são ativados assim. Ou seja, se a pessoa apenas caminhar, como alguém que faz a entrega de folheto, o cérebro não chega a esse ponto de esforço, mas na corrida sim, o que se torna positivo.
Do mesmo modo, a corrida ajuda a lidar com o estresse, a ansiedade e até mesmo quadros de depressão, como já referido lá no começo.
As questões sociais
Por fim, um aspecto que muita gente costuma deixar de lado é o das vantagens ou benefícios sociais da corrida, que também ganham uma abrangência considerável.
Não apenas a chance de você conhecer mais pessoas e fazer parte de algum grupo de corrida, mas o fato de que a autoestima nos torna mais sociáveis, trazendo vantagens inclusive no trabalho ou nos estudos.
O fato é que qualquer profissional, seja um motoboy para delivery ou um diretor, pode se sentir mais disposto por meio da corrida e, assim, acabar impactando na sua carreira, mesmo que seja de modo indireto e não deliberado no começo.
Considerações finais
Com a rotina dos dias atuais, cada vez mais as pessoas procuram alternativas que possam diminuir o estresse e aumentar a saúde, sendo a corrida uma das principais.
Os conceitos básicos e os conselhos práticos que trouxemos acima, certamente darão mais clareza do porquê aderir à corrida rotineiramente, bem como o melhor modo de começar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.