pericoronarite
Saúde

Entenda mais sobre a pericoronarite, 5 causas e tratamentos

A pericoronarite é uma inflamação que atinge os tecidos moles que envolvem os dentes quando estes estão em processo de erupção, ou seja, quando estão nascendo.

Essa inflamação é causada pelo acúmulo de restos de comida que se depositam nas cavidades que surgem durante o processo eruptivo. Esse quadro pode piorar e se tornar uma infecção.

Por esse motivo, é necessário o tratamento com especialista o quanto antes possível.

Causas da pericoronarite

Normalmente, a pericoronarite atinge os sisos, mas isso não é uma regra. Esse fato se dá por conta dos espaços existentes ao redor desses dentes que são difíceis de limpar, estando mais propensos ao acúmulo de resíduos.

Essa doença pode se manifestar de forma aguda ou crônica. Pode também evoluir de uma inflamação para uma infecção mais grave causada por bactérias, além de se espalhar para seu entorno caso seja negligenciada.

As principais causas pericoronarite incluem:

  •  Erupção parcial do dente;
  •  Sulcos profundos próximos ao dente;
  •  Acúmulo de alimentos nas cavidades existentes;
  •  Lesões causadas pela ação mecânica;
  •  Alterações hormonais.

A pericoronarite ocorre quando um dente é erupcionado apenas parcialmente, ou seja, não nasceu por completo. Isso pode ocorrer por conta da falta de espaço para crescer ou por conta de um dente fora do lugar correto.

Esse tipo de situação é mais comum nos sisos, ou terceiros molares.

Outro fator que pode ocasionar a doença é o acúmulo de alimentos em algum sulco ou cavidade nas áreas ao redor dos dentes, seja pela profundidade, pela dificuldade de acesso ou pela falta de cuidado com a higiene.

Pode ser causada também por conta de ferimentos gerados através da mastigação, ou pelos próprios dentes que fazem contato com a área em questão. Esses ferimentos causam inflamação na região e favorecem a entrada de bactérias.

Durante a gravidez existe uma alteração hormonal que acaba por fragilizar a saúde bucal da gestante. Por conta disso, essa doença costuma incidir mais em grávidas do que na população em geral.

Dessa maneira, é importante redobrar a atenção e o acompanhamento da saúde bucal de pessoas grávidas.

Uma boa forma de evitar essa doença é manter a correta higiene bucal e procurar ajuda do dentista quando perceber uma inflamação nas gengivas.

O tratamento para pericoronarite

É importante consultar um dentista para ter o diagnóstico correto e receber o tratamento adequado para o nível de gravidade em que se encontra a doença.

Nos casos menos graves, geralmente é receitado algum tipo de anti-inflamatório ou remédio para aplacar a dor. Também é possível aplicar uma bolsa de gelo na região inflamada. Isso contribui com a redução da dor e com a diminuição da inflamação.

Nos casos em que exista placa bacteriana pode ser necessário fazer uso de antibióticos, além dos demais remédios.

Em casos mais graves, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, como a remoção do siso que não nasceu completamente.

Outro processo cirúrgico que pode ser realizado é a gengivectomia ou ulectomia. Esses procedimentos consistem na retirada da parte mole em excesso que impede a erupção completa do dente, deixando assim o caminho livre para ele finalizar o crescimento.

O tempo de tratamento pode variar de acordo com a gravidade da doença.

Planeje sua saúde

Procedimentos cirúrgicos como a remoção do siso costumam ter um valor elevado, por isso pode ser uma boa ter um plano de saúde.

Veja se em seu trabalho é oferecido convenio odontologico empresarial para você e sua família, pois muitos planos cobrem também esses procedimentos mais caros.

Utilize também esse benefício para fazer check-ups regularmente. Assim você evita complicações mais graves que demandem um tratamento mais complexo e demorado. 

Caso não saiba como funciona, vá até o setor de Recursos Humanos e pergunte ao responsável pelo setor como funciona o plano odontologico da empresa.

Se você é o administrador ou gestor de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, ou até mesmo uma multinacional, leve em consideração que existem uma grande quantidade de ganhos para o funcionamento geral de seu empreendimento quando é ofertado o esse benefício para seus colaboradores.

Oferecer benefícios como o plano odontologico empresarial leva ao aumento de produtividade dentro da empresa, ao passo em que se aprimora a saúde e qualidade de vida de seus funcionários.

É também um diferencial capaz para atrair funcionários com mais qualificação, já que estes buscam ocupar as melhores vagas do mercado de trabalho.

A contratação de um plano dental empresarial também pode diminuir a rotatividade de funcionários, já que estes se sentem mais motivados e têm uma imagem melhor das empresas que oferecem benefícios.

Quando os funcionários têm acesso a convênios, fica mais fácil de planejar as idas ao dentista fora do horário de trabalho, evitando também casos de doenças graves, assim um plano dentario empresarial pode reduzir o número de faltas inesperadas.