Os links patrocinados são uma estratégia de marketing digital que consistem em campanhas pagas, que são exibidas nos mecanismos de busca e nas redes sociais.
Aliás, marketing digital traz diferentes estratégias para anunciar marcas, produtos e serviços, de maneira eficiente e tendo como objetivo a conversão. Mas conquistar clientes na internet é diferente do que acontecia antes.
Antigamente, as empresas precisavam interromper os consumidores, na TV, no rádio e em outros meios, para anunciar suas soluções e convencê-los a comprar, mas, atualmente, não é bem assim que as coisas funcionam.
O cliente não se convence apenas com uma propaganda, pois é necessário fazer muito mais do que isso. As estratégias de marketing digital visam atrair tráfego para o site, gerar potenciais clientes, nutri-los e fechar a venda.
O tráfego orgânico é uma prática muito importante, afinal, ajuda a construir a imagem do negócio, trazendo as pessoas espontaneamente, sem que para isso seja necessário investir em ações pagas.
Contudo, essa estratégia leva muito tempo para surtir efeito e os links patrocinados surgem como uma maneira de ganhar tempo. Neste artigo, vamos explicar seu conceito, como utilizá-lo e quais são as vantagens dessa estratégia.
O que são links patrocinados?
Os links patrocinados são anúncios em forma de texto e, geralmente, são veiculados nos mecanismos de busca. Eles são colocados no topo dos resultados e se destacam por meio de uma identificação.
Se você fizer uma pesquisa no Google ou em outros buscadores, vai obter como resultado alguns desses links, que são identificados como anúncios. Eles também podem ser veiculados nas redes sociais, uma estratégia que atrai cada vez mais adeptos.
Um Clínica de Exame Admissional pode usar diferentes formatos de links patrocinados, dentre eles estão:
- CPC (custo por clique);
- CPM (custo por mil impressões);
- CPV (custo por visualização);
- CPA (custo por ação).
Na primeira opção, o anunciante paga toda vez que o usuário clicar no anúncio; na segunda opção, quando o anúncio atinge 1.000 visualizações, é feito o pagamento.
Na terceira opção, o pagamento ocorre quando a pessoa visualiza o anúncio; e na quarta, o anunciante paga quando o usuário realiza uma ação.
Como trabalhar os links patrocinados?
Para aproveitar todos os benefícios dos links patrocinados, que veremos mais adiante, é fundamental saber trabalhar essa estratégia.
O que conta nessa prática não é o quanto o anunciante vai pagar, mas de que maneira ele vai criar e direcionar os anúncios. Dentre as dicas estão:
Escolher boas palavras-chave
A palavra-chave nada mais é do que o termo usado pelo usuário para fazer uma pesquisa relacionada aos produtos e serviços do seu negócio.
Por exemplo, uma pessoa que nota algo diferente em sua pele pode pesquisar pelo Google por “médico dermatologista”. Palavras com maior volume de anúncio são mais caras.
Além disso, é importante dizer que aquelas que são mais disputadas também são mais difíceis de conquistar no leilão. Nesse sentido, o anunciante precisa selecionar palavras-chave que não sejam muito caras e que também não tragam prejuízo.
Montar uma escala de divulgação
É muito importante selecionar o canal que vai usar para divulgar os anúncios, mas essa divulgação também precisa ser feita por meio de uma escala, em cada um desses canais.
A escala precisa contar com horários e segmentação definidos, de acordo com os respectivos canais. Se a empresa quiser variar um pouco as características de sua campanha, a escala ajuda a manter a estratégia organizada.
Escolher os canais
Quando se fala em links patrocinados, existem diferentes canais voltados para esse tipo de anúncio, como no caso do Google, Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube e Snapchat.
Existem muitas opções e para escolher entre elas, primeiro, a marca precisa definir sua persona, ou seja, seu perfil de cliente ideal.
Ao saber quem é sua persona, uma empresa de assentamento de paver vai reconhecer os canais que ela utiliza, com que frequência os acessa, dentre outras informações.
Mensurar os resultados
Assim como acontece com qualquer outra estratégia de marketing digital, é muito importante mensurar os resultados, pois é por meio dessa prática que o gestor descobre o que pode manter e o que precisa de ajustes.
É necessário fazer uma análise geral ou separando os canais, e esta segunda opção é muito vantajosa pois mostra em quais compensa mais investir, se algum deve ser excluído do planejamento, se existem problemas com alguma campanha, e assim por diante.
Vantagens dos links patrocinados
Existem marcas que concentram todo o seu orçamento de marketing em anúncios, o que inclui os links patrocinados. Entretanto, existem aqueles empreendedores que preferem apenas as estratégias orgânicas.
Na verdade, um fabricante de máquina bordado digital barudan deve equilibrar as estratégias pagas e orgânicas. Mas quando se trata de links patrocinados, existem vantagens que só eles podem trazer. São elas:
1 – Fácil de mensurar
As empresas não querem perder tempo com estratégias de marketing que não podem ser medidas periodicamente. Por conta disso, as plataformas de anúncio oferecem ferramentas que trazem relatórios completos e informações precisas.
Por meio desses dados, a organização consegue reavaliar de que maneira está trabalhando em suas campanhas e com isso garantir um excelente retorno sobre os investimentos (ROI).
O marketing digital só trabalha com estratégias que possam ser mensuradas periodicamente, para que se possa fazer os ajustes necessários.
Plataformas de anúncio, como o Google, disponibiliza ferramentas que ajudam a analisar as métricas e trazem relatórios importantes para o gestor.
Ao analisar os dados, fica mais fácil avaliar de que maneira a organização está trabalhando em suas campanhas e assim evitar a perda do investimento.
2 – Simples segmentação
Os anúncios pagos, principalmente no Google, não são apenas fáceis de mensurar. Na verdade, a possibilidade de mensuração é uma de suas principais características.
Muitas estratégias pagas não têm a mesma capacidade, como no caso da panfletagem. Por outro lado, na internet, os anúncios criados são para um público específico.
Em outras palavras, a empresa oferece suas soluções apenas para quem realmente se interessa no que ela tem a oferecer, sem perder tempo e esforços com quem não tem interesse.
3 – Fácil de otimizar
Depois de criar seus anúncios, um fabricante de arame revestido deve analisar os relatórios de progresso de suas campanhas. Se perceber que existe algum problema, pode providenciar todas as mudanças necessárias em suas ações.
Isso evita que o empreendedor fique preso a uma decisão errada e prejudique o restante do orçamento.
A facilidade em otimizar ajuda a ampliar o alcance do anúncio, o que traz resultados ainda melhores.
4 – Boa escalabilidade
Uma loja de móveis para sala planejada simples pode iniciar uma campanha com recursos reduzidos, e aos poucos, aumentar o investimento para obter retornos.
É uma boa opção para negócios que estão começando a investir agora e não querem arriscar, antes de observar como tudo vai ocorrer.
5 – Retornos rápidos
Outra grande vantagem dessa opção são os retornos rápidos, ao contrário do que acontece com as estratégias orgânicas.
Embora o tempo de retorno dure menos, a empresa só precisa continuar investindo enquanto as estratégias pagas não fazem efeito. É uma forma de equilibrar as duas metodologias e obter excelentes retornos desde o início.
6 – Beneficia outras estratégias
Os links patrocinados também ajudam a ampliar outras estratégias, como no caso do marketing de conteúdo e do SEO, além de fortalecer a presença nas redes sociais.
Uma empresa de alongamento de cabelo adesivado investe em todas essas estratégias orgânicas, e os links patrocinados são usados para acelerar os resultados delas, levando a marca ao conhecimento do público rapidamente.
7 – Fortalece a empresa
Ter contato direto com o público é uma forma de manter a marca presente no dia a dia das pessoas. Quando elas percebem que a empresa tem um bom plano de divulgação, se sentem mais dispostas a ouvir a mensagem.
Consequentemente, passam a respeitar e até a admirar a empresa, antes mesmo de adquirir seus produtos e serviços.
8 – Reduz os custos com marketing
Essas estratégias ajudam um fabricante de parede externa de drywall a aumentar suas conversões, o que gera impactos positivos nos lucros e acaba reduzindo o custo de aquisição de clientes.
Tendo isso em vista, mais uma vez, é válido reforçar que o marketing não deve ser considerado como uma despesa, pois quando é bem elaborado, ajuda a reduzir os custos.
Considerações finais
Os links patrocinados são estratégias pagas e muito valiosas para os negócios que querem expandir sua presença no mercado, de maneira rápida e eficiente.
Todo planejamento de marketing precisa contar com essa metodologia para consolidar a presença da organização na internet.
Neste artigo, você aprendeu como usar esse recurso e todas as vantagens que ele pode trazer para o negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.