O marketing é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado. Para isso, é preciso conhecer o público-alvo e a persona. Mas, afinal, qual a diferença entre público-alvo e persona?
Muitas pessoas acabam usando os termos como se fossem sinônimos, mas existem diferenças significativas entre eles. Neste conteúdo você vai descobrir as principais características e como eles se diferenciam. Gostou da pauta? Então continue conosco!
Definições iniciais: público alvo e persona
Saber a definição inicial de público-alvo e persona é importante para qualquer marca que busca vender seus produtos. Ao conhecer seus clientes, é possível desenhar melhor e direcionar ações de marketing para atingir exatamente o público que você deseja, como promover um letreiro de led, por exemplo, ou vender mais roupas graças a uma estratégia bem definida.
O público-alvo é geralmente definido com base em dados demográficos do mercado, como localização, sexo, profissão, escolaridade e condição socioeconômica. Enquanto isso, a persona é um personagem fictício mais detalhado e característico que é criado usando os dados do público-alvo. Ao construir uma Persona, buscamos características psicográficas como objetivos de vida, preferências de estilo de vida, motivações, valores e muito mais.
Cada empresa precisa focar em desenvolver seus públicos-alvo e personas para que consigam direcionar melhor suas campanhas de marketing. Assim, é possível transmitir mensagens mais personalizadas e ações de marketing que façam sentido para cada tipo de cliente.
Diferenças entre público-alvo e persona: o que muda na prática?
Compreender as diferenças entre público-alvo e persona pode ser essencial para aumentar o sucesso de uma campanha de marketing. Na prática, a diferença entre público-alvo e persona muda o tom das campanhas de marketing, sendo possível criar campanhas exclusivas para cada um deles.
O primeiro passo é entender que o público-alvo é uma lista de usuários que se enquadram nos critérios definidos pela empresa. É uma massa de usuários com um perfil bem comum. Por outro lado, as personas definem um perfil individual e têm o objetivo de criar uma representação do comprador ideal da empresa para lhe dar um foco na comunicação.
A personalização de conteúdos com base em personas torna-se mais relevante para o usuário e, com isso, aumenta significativamente as chances de sucesso. Para garantir que a estratégia de marketing seja eficaz, é importante considerar as necessidades específicas de cada usuário e se certificar de que a mensagem está sendo enviada corretamente.
Ao promover uma mangueira de incêndio, por exemplo, precisamos definir a necessidade do público, como prevenir incêndios, a região que vamos direcionar os anúncios e a idade dele. Para direcionar o mesmo produto para uma persona, precisamos definir os gostos dela, traços de personalidade, uma renda fictícia etc.
A importância do público-alvo e da persona para uma estratégia de marketing bem sucedida
Ter os dados certos e direcionar a sua comunicação com foco no seu público-alvo e na sua persona são fundamentais para qualquer estratégia de marketing e comunicação bem-sucedida.
O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing bem sucedida é entender quem é o seu público-alvo. Logo após essa definição, você já tem uma base para criar a persona da sua marca e começar a traçar como convencer essa persona a comprar o seu produto, seja ele um purificador de ar ou até mesmo um monitor, por exemplo.
A persona também traz um enfoque diferente para o seu marketing, sendo responsável por direcionar a comunicação da sua marca de maneira mais eficaz, pois ela identifica o que tem e o que não tem interesse nas mensagens que você desenvolve.
Ao usar as duas definições em conjunto, você poderá criar uma estratégia de marketing mais direcionada e que gere resultados, pois você vai saber exatamente quem abordar, de que maneira abordar e qual conteúdo divulgar para atrair a atenção dos seus clientes.
Cuidados a serem tomados na hora de definir o público alvo e a persona
O público-alvo depende muito da natureza do negócio, enquanto a persona é criada com base em dados estatísticos e comportamentais, que permitem aos profissionais de marketing direcionar campanhas de uma forma mais precisa.
Por exemplo, se o seu negócio é distribuir uma determinada quantidade de hidrojateamento de alta pressão, seu público-alvo será composto por proprietários de prédios residenciais e comerciais que precisam de limpeza profunda.
Mas, para alcançar esses clientes, os profissionais de marketing podem usar personas, como arquitetos que querem contratar o serviço a um preço acessível para serviços de limpeza profissional. Ao usar personas, eles podem entender melhor os clientes reais e adaptar a mensagem conforme as suas necessidades.
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