Marketing

Como o marketing de conteúdo pode ajudar a alavancar seus resultados

Você sente que a sua empresa está estagnada? Está procurando por algo a mais, alguma forma de alavancar seus resultados? Se respondeu sim, então está no local certo! No texto de hoje mostraremos tudo sobre o chamado marketing de conteúdo e como ele pode alavancar seus resultados. 

De acordo com uma das pessoas mais famosas do mundo, Bill Gates, o conteúdo é rei na internet,  mas indo além disso, o CEO da TopRank Marketing online vai além: o conteúdo não é só o rei, mas sim o reino todo. 

Definitivamente, ambos estão certos e só ressaltam como o conteúdo se tornou algo crucial nos dias de hoje, toda a internet possui algum tipo de conteúdo e os usuários querem consumi-los cada vez mais.

É através deles que são gerados os engajamentos, a empresa consegue passar autoridade e manter o seu público informado sobre um assunto, se você tiver dúvidas sobre um vidro termoelétrico e quer saber mais sobre ele antes de concretizar sua compra, são justamente os conteúdos que vão te informar e te ajudar com suas dúvidas. 

Nos dias de hoje, as pessoas não querem mais que as ofertas cheguem até elas, importunando sua navegação e até mesmo atrapalhando a sua experiência, elas querem ir até essas oportunidades, e é aí que entra o marketing de conteúdo. Abaixo, vamos mostrar para você como ele pode ajudar a alavancar os seus resultados e fazer com que seu negócio cresça cada vez mais, bora conferir mais sobre ele? Então vamos lá!

O que é o marketing de conteúdo e, por que ele deve ser utilizado na sua empresa?

Antes de entendermos como ele pode ajudar o seu negócio, é preciso destrinchar a fundo, o que é o marketing de conteúdo e quais são os motivos para ser usado na sua empresa, começando pelo conceito, ele nada mais é, do que um conjunto de estratégias que mira criar conteúdos relevantes e atrativos para fazer com que as pessoas cheguem até a sua empresa. 

O marketing de conteúdo faz parte do marketing digital, mais especificamente do inbound, e tem como finalidade atrair, converter, engajar, vender, fidelizar e educar os usuários, através da produção de conteúdos informativos e realmente relevantes.

Ele segue uma linha oposta do que costumamos ver nas empresas, ao invés da marca ir atrás dos consumidores e oferecer seus produtos e serviços de maneira direta, o próprio usuário vai até à marca devido à qualidade dos conteúdos, fazendo com que seja um ciclo natural e de muito mais interesse por parte das pessoas. 

Essa é uma metodologia importante por diversos motivos, como a melhoria no relacionamento e a geração de autoridade para a marca, também vale ressaltar que cerca de 63% das empresas que usam essa estratégia tiveram uma boa redução na sua receita. Abaixo separamos alguns pontos onde o marketing de conteúdo ajuda a alavancar seus resultados. 

Gera mais tráfego

A primeira forma que o marketing de conteúdo ajuda a alavancar seus resultados é através da geração de mais tráfego, com a produção massiva de conteúdos informativos, é natural que mais e mais pessoas cliquem em seus links e entrem em seus sites para coletar informações sobre um tema como a funcionalidade de um sensor de presença para iluminação. 

Isso fará com que mais e mais usuários acessem sua página, e o seu tráfego, principalmente orgânico, evolua de maneira considerável, apresentando resultados surpreendentes e muito acima do que estamos acostumados a ver, podendo gerar até 2,6 vezes mais visitas do que o padrão. 

Capta mais leads

Além do tráfego, o resultado com os leads também possui um aumento consideravelmente alto, são cerca de 3,7 vezes mais do que uma empresa está acostumada, esse número se deve justamente porque com a produção de conteúdos e materiais ricos, o usuário se sente mais confortável de ceder seus dados e buscar mais sobre o assunto, além de ganhar confiança na empresa. 

É muito mais fácil uma pessoa ceder seus dados pessoais, como e-mail, número de celular e nome, para um site que forneceu um bom conteúdo, venceu suas objeções e tirou suas dúvidas, do que outro que simplesmente jogou um anúncio de forma direta até ele. 

Sendo assim, o relacionamento com usuários que não conhecem a sua marca melhoram, assim como seus leads com um aumento considerável. 

Aumenta suas vendas

Se você tem mais tráfego e mais leads, consequentemente você tem mais vendas, e é claro que esse é um dos resultados mais esperados e importantes para qualquer empresa, quem não quer ver seus números aumentarem e seus produtos serem cada vez mais comercializados?

Sem objeções, com dúvidas respondidas e com um material completo sobre o tema disponível, o usuário tem mais certeza e convicção para concretizar uma transação e comprar a sua lavadora ultrassônica. 

Fideliza seus clientes

Mas o marketing de conteúdo não funciona apenas com clientes de primeira viagem não, ele também é extremamente eficaz com consumidores mais antigos que já costumam comprar seus produtos e serviços, essa estratégia ajuda a fidelizar essas pessoas. 

A partir do momento em que você mantém seu público informado, sempre aparecendo com novos conteúdos e informações valiosas e tendo um contato constante, é natural que as pessoas valorizem o seu trabalho e continuem comprando sempre seus produtos, aumentando a fidelidade e faz com que sua marca seja mais recorrente na vida dos usuários. 

Deixa seu público mais engajado e informado

Por fim, o marketing de conteúdo ainda ajuda a engajar seu público e fazer com que o relacionamento entre a sua marca e os usuários fique cada vez mais próximo, quanto maior a qualidade do seu conteúdo e a frequência de postagens, mais as pessoas estarão engajadas e sempre manterão contato com o seu negócio. 

Você também consegue auxiliar na informação, educando os usuários, seus leads e até mesmo seus consumidores, abordando assuntos como o funcionamento das câmaras de refrigeração, respondendo dúvidas, e deixando todos muito mais cientes sobre o seu segmento. 

O que achou do texto de hoje? Curtiu saber como o marketing de conteúdo pode alavancar seus resultados? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!