Item pode influenciar tanto no visual do ambiente, como na rotina de convivência e limpeza
Seja para dar um novo visual à sua casa, quanto para realizar o sonho de ter um espaço com a sua cara, a decoração é um momento que merece atenção na reforma. E essa atenção inclui comprar piso adequado para cada ambiente, considerando não só o uso que será feito daquele espaço, como a praticidade na rotina de limpeza.
Pouca gente entende a importância que um simples revestimento agrega na experiência de usar uma cozinha, ou como o piso certo pode deixar a casa mais aconchegante em dias frios. Para te atualizar de tudo que a escolha de um piso envolve dentro de uma obra, e como acertar na compra, preparamos este artigo com dicas fundamentais. Confira.
O piso ideal para cada ambiente
Da mesma forma que um móvel de madeira deve ser considerado para um ambiente interno e externo, o piso conta e muito no tipo de experiência que você terá em cada espaço. Isso porque pisos frios tendem a combinar mais com áreas úmidas, como banheiros e cozinhas, enquanto varandas e salas recebem melhor pisos mais rústicos.
Seja durante a construção ou reforma, prestar atenção no tipo de piso correto evita dores de cabeça lá na frente, focando no que realmente importa: aproveitar sua casa nova do jeito que você sempre imaginou.
Pisos frios para ambientes funcionais
De porcelanato ou cerâmica, os pisos frios ajudam a reduzir a temperatura no local, e reagem bem à presença de umidade, típica de espaços como banheiros, lavabos, áreas de serviço e lazer.
Eles exigem baixa manutenção de limpeza, bastando um pano ou esponja levemente úmidos com água, sabão ou algum produto desengordurante. São resistentes para áreas externas, e podem ser encontrados em diversos tamanhos, cores e tecnologias de fabricação.
Azulejos de decoração
Com mais utilidade decorativa do que prática, os azulejos dão um visual único ao ambiente. A vantagem é que eles não se restringem a um único espaço, podendo compor a decoração em paredes de quartos infantis, corredores, lavabos, áreas externas, entre outros.
No quesito preço, os azulejos costumam pesar mais no orçamento, precisamente se produzidos com acabamentos à mão ou materiais como tintas e resinas que oferecem maior durabilidade.
Pisos de mármore e concreto
Super resistentes e com seu lugar conquistado na decoração de ambientes modernos e luxuosos, os pisos de mármore são um caso à parte. Sua aplicação vai desde revestimento de paredes e confecção de escadas em áreas externas, até colunas, degraus e outras estruturas aparentes em áreas internas.
O piso de concreto em lofts traz um visual arrojado, e para quem gosta de marcas do tempo na decoração, tende a exibir manchas causadas por movimentação de objetos, pessoas e até mesmo do contato com a luz solar. É um tipo de piso que exige aplicação de camadas de resina para proteção, caso você prefira o aspecto de piso novo prolongado.
Pisos vinílicos
É um piso indicado para quem não quer se preocupar com manchas, poeira e resistência. É um dos tipos de piso mais práticos, combinando com espaços para prática de exercícios, armários e closets, despensas, área de serviço, entre outros.
Piso de madeira
Presente em apartamentos antigos, casas de campo e ambientes como salas de leitura, o piso de madeira é um dos mais bonitos, mas que exige maior necessidade de manutenção. Quando a opção é o piso de taco, realizar a troca das peças com frequência, manter o enceramento e evitar umidade são pontos de atenção.
Hoje em dia é possível encontrar no mercado opções de pisos de madeira mais práticos de serem aplicados, em placas de diferentes tamanhos, protegidos com camadas que evitam acúmulo de umidade, surgimento de cupins e até mesmo poeira em excesso.