Todos os dias, algumas novidades inundam o mercado com algumas respostas importantes para questões antigas. Nesse caso, os cosméticos de uva têm fundamentado um novo patamar quando o assunto é cuidados com a pele.
Pode parecer estranho levantar um assunto como esse e relacioná-los a essa fruta, uma vez que ela é muito comum em outros setores.
Seja em vinhos ou em sucos naturais, a uva sempre foi elevada a patamares fundamentais do ponto de vista da medicina preventiva.
Na verdade, a adoção de elementos naturais no dia a dia pode trazer uma série de benefícios para as pessoas.
Comprar, por exemplo, frutas secas atacado para comer no café da manhã pode ser uma ótima alternativa para quem busca ter uma alimentação regrada e saudável.
Na verdade, é imprescindível enxergar essa perspectiva fitness como uma oportunidade de mercado para as empresas.
Nesse sentido, garantir formas de gerar credibilidade nesse mercado acaba sendo essencial.
Por exemplo, confeccionar uma sacola de papel com logomarca pode ajudar nesse tipo de posicionamento logo de cara.
É claro que essa é uma perspectiva meramente mercadológica. Mas o fato concreto é que esse tipo de preocupação tem ganhado cada vez mais adeptos.
Essa abordagem mais humana e menos industrializada do mercado, inclusive, tem moldado novos hábitos de consumo.
Há uma série de novos serviços que visam esse contato mais empático entre as empresas e os clientes.
No caso do mercado de fotografia, por exemplo, um ensaio gestante com marido, hoje em dia, tem uma perspectiva muito mais próxima e menos fria. Logicamente, todas as outras relações acabam se mantendo, mas essa, especificamente, tem tido destaque.
Abordar, nesse sentido, as relações de consumo de forma humanizada e que leve em consideração a saúde e o bem-estar do cliente pode trazer alguns benefícios dentro do mercado. São eles:
- Produção de empatia;
- Relacionamento da marca;
- Alinhamento cultural;
- Confiabilidade.
Esses são alguns elementos que é possível conquistar a partir desse tipo de relação mercadológica.
Com relação à produção de empatia, isso se realiza porque o mercado consumidor consegue perceber que há uma preocupação por parte das empresas que compõem esse tipo de relação.
Uma empresa que fabrica peruca full lace loira de forma artesanal e com consciência ambiental, por exemplo, pode se beneficiar muito desse tipo de relação.
Essa, inclusive, é uma maneira de produzir uma relação duradoura com esse público que tem esse perfil.
Isso se dá, sobretudo, por causa de uma identificação e alinhamento cultural da empresa com os seus clientes.
Nesse sentido, há uma grande possibilidade de produzir uma série de gatilhos de confiança por parte dos dois entender mercadológicos.
Se, por acaso, uma pessoa estiver procurando por medicamento manipulado para queda de cabelo, mas que tenha princípios ativos que não esbarram em prejuízo ambientais, uma farmácia que comunga desses princípios pode se beneficiar.
Hábitos saudáveis: uma tendência
Além da perspectiva de consumo, as pessoas estão cada vez mais envoltas de uma perspectiva de consumo saudável.
Com a alta de consumo de alimentos ultraprocessados, por exemplo, começaram a ser divulgadas algumas publicações científicas apontando para os benefícios de se alimentar bem.
Esse tipo de perspectiva evita com que as pessoas consumam princípios químicos que podem ser nocivos à saúde.
Uma verdura fresca comprada na feira, por exemplo, é integralmente aquilo que se vê: um vegetal. Contudo, na correria do dia a dia, as pessoas acabam optando por opções mais práticas e fáceis.
Normalmente, esses alimentos são provenientes de fórmulas que, via de regra, podem causar alguns prejuízos à saúde.
Por essa razão, o consumo consciente tem ganhado cada vez mais adeptos dentro da perspectiva da alimentação.
Indústria dos cosméticos: como isso influencia?
Esse tipo de postura tem transbordado esse primeiros aspectos e chegado ao âmbito do cosmético.
Além disso, outras coisas acabam regendo esse tipo de hábito dentro da perspectiva da indústria da beleza.
É esse momento que pode, por exemplo, fundamentar o crescimento da venda de medicamentos como remédio antroposófico para ansiedade.
Em outras palavras, os consumidores estão mais antenados quanto ao consumo de seus produtos. Há, também, um movimento de influencer de beleza que tem dado a tônica do mercado de cosméticos.
A tendência cada vez maior do uso de protetor solar pode exemplificar um pouco como essas dinâmicas estão sendo estruturadas.
Um outro ponto importante sobre essa questão, pode ser considerado a partir de elementos de conscientização ambiental.
Existem, fundamentalmente, dois pontos específicos para esse tipo de relação comercial nesse âmbito.
A busca, por exemplo, por produtos veganos pode nortear uma fábrica de perfume fantasy rosa a não utilizar nada de origem animal em sua composição.
Além disso, um outro ponto a ser mencionado é os produtos cruelty free. Ou seja, que não realizam testes em animais.
Produtos de matriz natural
Há outra perspectiva que ronda o mercado que é a busca pelos produtos de origem natural. Quanto menos elementos químicos desconhecidos fizerem parte da composição dos produtos, melhor eles são vistos pelas pessoas.
Um produto para pele, por exemplo, pode gerar algumas reações alérgicas ao ser produzido por componentes de baixa qualidade.
Diante disso, já é possível seguir com uma das perspectivas mais importantes que há dentro do mercado.
Propriedades dos cosméticos de uva
Partindo das atuais perspectivas de consumo e das tendências de produção cosmética no mercado, há uma resposta bastante relevante quanto a essas questões: os derivados da uva.
É muito comum pensar nessas características a partir, principalmente, da consolidação da produção dos vinhos.
Contudo, diante de uma vastidão imensa de espécies e possibilidades que essa fruta tem, não seria justo deixá-la apenas restrita a um tipo de produto.
Nesse sentido, a indústria cosmética passou a entender quais são os seus principais benefícios para a área.
Logicamente, o que integra a questão da produção do vinho é a capacidade de maturação da uva e o sabor que ela pode propiciar.
Já a relação com a indústria dos cosméticos está relacionada a um componente químico essencial: o polifenol. Essa substância tem a capacidade de criar uma espécie de proteção para as fibras e o colágeno da pele.
Manifestações cosméticas da uva
Seja qual for a derivação desse tipo de produto, a uva acaba sendo um componente essencial para qualquer produção de resultados.
Sua potencialidade, sobretudo a partir de seus óleos essenciais, acaba sendo fundamental na hora de consolidar essa gama de possibilidades.
Tratamento de acne
A acne e as dermatites podem, em grande medida, aparecer como um fator muito inconveniente no dia a dia.
O caráter anti inflamatório da uva tem a capacidade de reduzir esse tipo de infecção na pele. Além disso, seus componentes acabam sendo mais leves, o que permite que não haja uma obstrução grande dos poros.
Esfoliantes
O uso de sabonetes e produtos esfoliantes derivados de uva pode garantir um efeito dobrado.
Por um lado, há a eliminação de pele morta e o rejuvenescimento dessa superfície e, por outro, há a capacidade de proteger as fibras da pele.
Todos os nutrientes e características acabam convergindo para um tratamento ainda mais eficaz.
Hidratação
Um dos outros pontos elementares é a garantia da nutrição e hidratação da pele a partir, até mesmo, de suas manifestações como em óleos essenciais.
Essa característica simples, por exemplo, pode, até mesmo, fundamentar manufaturas desse tipo de produtos, gerando, assim, mais credibilidade.
Para isso, basta entender como fazer esse tipo de extração, regulamentar a empresa e apostas na imagem da marca com a aplicação de adesivo vitrine personalizado em lugares de revenda.
Esse tipo de produto é simples, mas, ao mesmo tempo, traz a garantia de que haverá uma hidratação satisfatória.
Considerações finais
Um dos fatos que rondam o mercado atual é que o consumo tem cada vez mais ganhado alguns aspectos de responsabilidade social e com a saúde.
Diariamente, esses aspectos vão se manifestando em novas ofertas aparentes dentro dos mais diversos tipos de mercados.
Nesse sentido, seja a partir da consciência ecológica ou mesmo de aspectos de saúde, os produtos naturais têm ganhado destaque.
A busca pela alimentação saudável pode, em grande medida, garantir algumas novas dinâmicas de produção.
Contudo, isso acaba transbordando, também, para a perspectiva da produção cosmética, manifestando-se, inclusive, nos derivados de uva.
Esses derivados são de grande valia e tem se tornado uma verdadeira tendência nesse ambiente.
Isso se dá por conta do caráter anti inflamatório e de produção de fibras que esse tipo de fruta consegue proporcionar.
É possível encontrar esses aspectos manifestados em alguns tipos de produtos como: cremes para tratamento para acne, esfoliantes e hidratantes.
Por fim, não é só de vinho que viverá a uva, ela pode e deve ter a suas variações e potencialidades manifestadas nos mais diversos tipos de produtos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.