O processo de atrair clientes com vitrine é essencial para qualquer loja que deseja aumentar suas vendas, isso porque a vitrine funciona como um espaço para dispor seus produtos de forma que chame a atenção das pessoas que passam por ela.
Conquistar as pessoas que estão transitando nas ruas durante a correria do dia a dia pode não ser uma tarefa muito fácil, pois fazer com que ele pare para olhar sua vitrine acaba sendo algo difícil se ela não for atrativa o suficiente.
Dessa forma, para montar uma vitrine capaz de chamar a atenção de novos clientes, é preciso utilizar alguns truques e seguir algumas regras básicas, assim será possível atrair a atenção de quem passa pela sua vitrine, fazendo com que ela entre na sua loja.
Entre as regas para atrair novos clientes através da sua vitrine, podemos destacar:
- Criar um bom projeto de iluminação;
- Contar uma história através da sua vitrine;
- Usar as cores como um elemento decorativo;
- Selecionar o número de produtos e decorações;
- Adaptar a sua composição no espaço disponível.
Para entender melhor como aplicar cada uma dessas sugestões na vitrine da sua loja, funcionando como uma gestão de marketing e comunicação, confira os tópicos a seguir.
Como atrair clientes e se destacar da concorrência
Oferecer um preço atrativo hoje em dia já não é mais o suficiente para atrair novos clientes, isso porque mais do que consumir um produto, as pessoas têm buscado viver experiências e consumir com marcas que tenham os mesmos princípios que elas.
Para que isso ocorra, é preciso pensar em estratégias que te destaquem dos seus concorrentes, que pode ser desde fazer um curso de gestão de pessoas, até montar uma vitrine atrativa e cheia de personalidade na sua loja.
Além disso, também é preciso oferecer um atendimento excelente, fazer boas promoções, não se esquecer das datas comemorativas, além de caprichar no atendimento de pós-venda. Cada etapa desse processo conta na hora de atrair e fidelizar clientes.
É preciso estar atento a cada nova tendência do mercado e se atualizar de acordo com as novas estratégias que surgem, isso tudo sem perder a personalidade do seu negócio e de acordo com os princípios de trabalho estabelecidos pela sua marca.
Realizar um curso de gestao financeira startup também é uma maneira de se destacar dos seus concorrentes, pois você irá aprender novas técnicas que irão te ajudar a colocar todos esses processos em prática, de forma que aumente as suas vendas.
5 dicas para montar uma vitrine atrativa de sucesso
As vitrines são o ponto alto de qualquer loja, afinal, ela é a responsável por chamar a atenção do público para visitar e consumir na sua loja. Por isso, é preciso criar um cenário que desperte o desejo e a curiosidade do consumidor.
É por esse motivo que investir na elaboração de uma boa vitrine é primordial para atrair ainda mais clientes para o seu negócio, mas para que isso ocorra é preciso saber utilizar os recursos certos, como os conhecimentos adquiridos em um curso de empreendedorismo ead.
Confira a seguir 5 dicas para te ajudar a criar uma vitrine de sucesso:
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Crie um bom projeto de iluminação
Uma das regras mais importantes para criar uma vitrine atrativa é aproveitar os recursos de iluminação ao máximo possível. Quando o espaço da sua vitrine está iluminado corretamente, é possível aguçar a curiosidade e os sentidos do público.
Não existem regras para utilizar a iluminação, é possível misturar tipos de lâmpadas e apostar nas cores, tudo que te ajude a criar um cenário atrativo e que condiga com o tema e os produtos apresentados nela.
Você deve optar pela iluminação que melhor se adeque ao ambiente que deseja criar. As luzes frias ou azuis combinam mais com o clima de inverno ou futuristas, já as luzes amarelas ou laranjas condizem mais para cenários calorosos, de outono ou verão.
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Conte uma história através da sua vitrine
Montar uma vitrine de forma que ela conte uma história tem virado uma tendência, mas para isso é preciso definir qual será essa narrativa e o que você pretende contar com ela, podendo utilizar seus conhecimentos da faculdade de vendas e marketing para isso.
Por isso, defina uma ideia para determinar os conceitos técnicos e cenográficos que você irá precisar para montar o seu cenário. Entretanto, é preciso ter atenção e definir um conceito que seja capaz de se adaptar ao seu produto, destacando as qualidades.
Defina um elemento que irá destacar a sua vitrine da vitrine dos seus concorrentes, destacando o seu produto como algo desejado. Utilize a decoração para contar uma história que provoque emoções, mas não se esqueça que o destaque deve ser o seu produto.
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Use as cores como um elemento decorativo
As cores são capazes de exprimir sentimentos por si só, basta saber como utilizar cada uma delas. Para divulgar uma faculdade gestão financeira ead, por exemplo, é possível apostar no monocromático, que exprime exclusividade e elegância.
Já a mistura de cores indica originalidade e ousadia e podem ser utilizadas para destacar o seu produto na vitrine, pois as cores conseguem nos ajudar a realizar associações mentais com diferentes elementos e recursos utilizados.
Diante disso, é preciso fazer boas escolhas e não exagerar ao ponto de tirar o foco do seu produto com exagero nas escolhas. Normalmente, o ideal é definir três cores para criar uma composição harmoniosa capaz de impactar mas sem exagerar.
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Selecione o número de produtos e de decorações
O número de objetos de decoração que aparece por trás do seu produto na vitrine deve sempre ser ímpar, isso porque os produtos organizados em números ímpares têm maior chance de chamar atenção do que os organizados em números pares.
É como realizar uma gestão de recursos humanos, só que com os números de objetos, de forma que elas trabalhem em harmonia para compor o cenário perfeito para expor o seu produto de forma que ele seja o centro das atenções.
Se você deseja ser exclusivo, a decoração deve prevalecer sobre o produto, mas se você deseja destacar o valor, é preciso dar prioridade ao seu produto e fazer com que a decoração seja coadjuvante.
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Adapte a composição no seu espaço disponível
Antes de escolher as decorações e a quantidade de produtos que será utilizada na sua vitrine, é importante saber qual será seu espaço disponível para não exagerar nas composições, principalmente se o seu espaço for reduzido.
Portanto, não exagera no tamanho, quantidade ou relevância dos objetos, pois dependendo da composição que você fizer, os elementos decorativos podem acabar chamando mais atenção do que o seu produto.
Antes de escolher quais objetos e decorações serão utilizados, tire as medidas do seu espaço disponível e estude o melhor jeito de distribuir a sua ideia para montar a sua vitrine. Assim será muito mais fácil escolher as melhores peças.
A importância de ter um público fidelizado
Diante de um mercado de negócios cada vez mais competitivo, pode ser cada vez mais difícil atrair novos clientes para o seu negócio. Por essa razão, manter fidelizados os clientes que já costumam comprar com você é cada vez mais importante.
Existem várias estratégias que podem te ajudar nessa jornada, como fazer um curso tecnico de gestão financeira, ou montar uma vitrine atrativa, como vimos nos últimos tópicos. Basta saber quem é o seu público-alvo e o que eles precisam.
Entre as vantagens fidelizar clientes, podemos destacar:
- Encurta o ciclo de vendas;
- Reduz os custos com divulgação;
- Melhora o ticket médio de clientes;
- Recebimento de feedbacks valiosos;
- Clientes fidelizados te indicam para outras pessoas.
Porém, fidelizar clientes pode ser um pouco mais difícil do que se imagina, principalmente se não há estratégias para fazer isso. O primeiro passo para isso é investir em um atendimento de qualidade, pois o primeiro atendimento é o que fica marcado.
Utilize uma linguagem adequada e saiba quais são os momentos certos para divulgar informações, levando em consideração os tópicos definidos no seu planejamento de comunicação.
Outro fator importante é levar em consideração quais são as necessidades do seu cliente e atender essas demandas. Para isso, leva em consideração as soluções e vantagens que seu produto oferece e se isso está de acordo com as necessidades do seu público.
Por fim, ofereça recompensas para os seus clientes fiéis. Ou seja, toda vez que um cliente fiel indicar o seu produto para outras pessoas e essa concretizar a compra, ofereça algo em troca, como descontos, vale compras ou algum outro tipo de benefício.
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