O comércio eletrônico, ou e-commerce, é uma das áreas que mais cresce no mundo. Segundo a pesquisa “Global B2C E-commerce Report”, o comércio eletrônico de bens e serviços deve crescer 7,4% em 2020, atingindo US$ 3,45 trilhões. A tendência é que esse aumento continue nos próximos anos.
No Brasil, o e-commerce também está em alta. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do setor deve aumentar 16% em 2020, chegando a R$ 79 bilhões.
Neste artigo, vamos abordar essas questões para tentar entender qual será o futuro do comércio eletrônico. Gostou do tema? Então fique com a gente!
Qual será o futuro do comércio eletrônico?
No futuro, o e-commerce mudará drasticamente o mundo dos negócios, pois novas tecnologias como inteligência artificial, blockchain, realidade aumentada e realidade virtual já estão sendo adotadas cada vez mais no mundo do comércio eletrônico.
Esta evolução mudará a forma como os varejistas se comunicam com seus consumidores, fornecem serviços e produtos como uma câmara fria para açougue, por exemplo, além de realizar transações mais rápidas e seguras. Isso ajudará as empresas a reduzir custos e tempos de resposta, aumentar os níveis de serviço e ganhar maior lucro.
A inteligência artificial é a tecnologia mais promissora no momento. Afinal, ajuda os lojistas a detectar comportamentos de compra e personalizar ofertas para diferentes públicos-alvo. Além disso, a IA facilitará a criação de conteúdo relevante para atrair mais clientes.
Outra nova tendência que afetará o comércio eletrônico é o blockchain. Essa ferramenta melhora a segurança das transações, reduz custos e agiliza os pagamentos. Isso também ajudará a reduzir o risco de fraude, pois o blockchain torna mais difícil para os fraudadores roubar informações confidenciais.
Vale ressaltar que o setor de e-commerce também está experimentando realidade aumentada e virtual, o que permitirá aos varejistas agregar novas experiências aos clientes. Com tantas tendências tecnológicas, o futuro do comércio eletrônico parece promissor.
As ferramentas e aplicativos listados aqui ajudarão os varejistas a melhorar o serviço, aumentar a satisfação do cliente e acelerar as vendas. No entanto, é importante que as empresas estejam atentas às mudanças do mercado, sejam elas positivas ou negativas, para que possam se adequar às tendências que serão responsáveis pela próxima geração do e-commerce.
Quais as tendências tecnológicas que vão impactar o setor?
No mundo online, as tendências tecnológicas são muito importantes para os negócios, pois determinam como os consumidores se conectam e interagem com o e-commerce, e também como esses estabelecimentos precisam se adaptar a essas tendências para evoluir e crescer.
Por isso, para os próximos anos, as empresas devem estar atentas aos novos avanços tecnológicos, preparando-se para as mudanças que eles trarão. Uma dessas tendências que já está em evidência é o uso de Inteligência Artificial (IA).
Com essa tecnologia, as empresas de e-commerce podem aproveitar novas possibilidades de segmentação de mercado, análise de dados e customização de ofertas, para uma melhor experiência do usuário em seu site de peças para empilhadeira, por exemplo.
Além disso, cada vez mais pessoas estão usando dispositivos móveis para fazer compras, pois oferecem mais comodidade. Portanto, as empresas devem estudar como melhorar seus aplicativos de e-commerce para serem mais intuitivos e rápidos.
Outra grande tendência é o uso de chatbots para auxiliar os clientes na tomada de decisões, oferecendo informações sobre produtos como o climatizador de ar industrial ou outros serviços, pois podem ser utilizados como um verdadeiro assistente virtual, tornando as compras online mais fáceis e seguras.
Ainda de acordo com essas tendências, é importante que as empresas de e-commerce invistam em segurança para garantir as transações com os usuários. Isso significa garantir a confidencialidade e proteção dos dados por meio de sistemas de criptografia e outras tecnologias.
Assim, as organizações poderão oferecer um ambiente de compras seguro para seus clientes. Concluindo, é fundamental que as empresas de e-commerce busquem as tendências tecnológicas para entender como se relacionar com os consumidores e se adaptar aos novos avanços, garantindo uma plataforma segura e inovadora.
Como será a evolução do e-commerce nos próximos anos?
Com a evolução da tecnologia e os recursos cada vez mais acessíveis, o e-commerce tem grande potencial de crescimento nos próximos anos. Afinal, empresas de todos os portes e segmentos estão sendo incentivadas a trabalhar com recursos digitais para aumentar a profissionalização dos serviços e estreitar o relacionamento com o cliente.
As tendências tecnológicas estão impulsionando cada vez mais o desenvolvimento de ferramentas inteligentes e de fácil acesso para melhorar a experiência de compra dos usuários.
Além disso, vemos o surgimento de empresas mobile-first, que apostam no uso de interfaces intuitivas para facilitar a navegação e compras dos usuários, e também no uso de soluções de inteligência artificial para customizar e melhorar as experiências de compra de rodas para paleteiras ou qualquer outro produto.
Por fim, a integração de diferentes plataformas de pagamento, como cartões de crédito, boletos, carteiras eletrônicas e criptomoedas, é uma tendência que vem se consolidando no e-commerce.
Portanto, com a evolução tecnológica, o e-commerce tem grandes possibilidades de crescimento nos próximos anos. Essas inovações apontam para a utilização de ferramentas e recursos que resultem em uma melhor experiência de compra para os usuários e, consequentemente, no aumento do nível de profissionalismo das empresas.