saúde bucal
Saúde

A relação entre o sono e a saúde bucal

Ter uma boa noite de sono é essencial para o corpo humano. Isso porque é nesse período de descanso que o corpo consegue recarregar as energias e se restabelecer. Dessa forma, não dormir ou desenvolver insônia pode gerar uma série de problemas e doenças, afetando não só a saúde clínica, como também a saúde bucal.

Isso porque, poucas pessoas sabem mas a saúde bucal tem uma relação com o sono, já que a falta dele pode provocar desgastes nas articulações e, até mesmo, o bruxismo, síndrome que provoca o ranger dos dentes e afeta o músculo da ATM, provocando diversos sintomas, como dores de cabeça e no maxilar.

Sendo assim, para entender ainda mais a respeito da relação entre a falta de sono e a saúde bucal, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre como funciona a área da odontologia que cuida do sono, bem como os motivos pelos quais a saúde bucal pode afetar o sono e os hábitos saudáveis para ter uma boa noite de sono. 

Como funciona a área da odontologia que cuida do sono?

A odontologia é uma área muito rica e abrangente. Isso porque existem profissionais capacitados e especializados para tratar diversas doenças, sejam tais especialidades conhecidas, como é o caso do periodontista, ou desconhecidas, como a odontologia do sono. 

Dessa forma, essa odontologia do sono é uma área que busca estudar e se especializar em distúrbios relacionados a essa hora do descanso, que por sua vez, podem causar uma série de problemas. Esses profissionais são justamente os mais capacitados para buscar os melhores tratamentos para essas questões noturnas.

Vale a pena destacar que problemas de sono podem causar doenças e quadros respiratórios, de ronco, apneia e a síndrome da resistência das vias aéreas superiores, além de distúrbios do sono relacionados à mastigação durante o período, que corroem o dente, desgastado-o, fazendo com que o paciente precise colocar facetas e lentes de contato.

Como a saúde bucal afeta nosso sono?

Além da falta de sono pode afetar a saúde bucal, o contrário também acontece. Isso porque, algumas doenças bucais podem interferir na sua hora de descanso, provocando assim insônias que são maléficas à saúde clínica. 

Dessa forma, de acordo com diversos especialistas, quando o assunto é sono afetado pela saúde bucal, é preciso considerar três principais fatores, que são: dentes mal alinhados, que precisam do uso de um aparelho ortodôntico, desgaste das articulações da boca e o bruxismo, uma doença que leva ao ranger dos dentes durante a noite.

Independentemente se o paciente tenha dentes naturais ou um implante com carga imediata, outro fator que afeta o sono é a má respiração, que pode estar relacionada com a saúde bucal, já que problemas ligados ao ronco e à apneia do sono podem ser causados por doenças bucais. 

De forma, a pessoa pode sofrer com engasgos durante a noite, pequenas interrupções do fluxo respiratório e ressecamento da boca e garganta ao acordar, o que por sua vez, além de fazer mal a saúde clínica, pode causar ainda mais doenças bucais como cáries, e levar o paciente a precisar de tratamentos estéticos, como as lentes de contato odontologia.

Quais hábitos nos ajudam a obter uma boa noite de sono?

Confira a seguir uma lista de hábitos saudáveis que podem te levar a ter uma melhor noite de sono, principalmente quando eles estão relacionados ao mal funcionamento de sua saúde bucal. 

  • Ter uma alimentação balanceada; 
  • Criar um ambiente calmo para dormir; 
  • Se preparar para o dia seguinte com antecedência; 
  • Evitar consumir alimentos estimulantes como café, canela, pimentas e açúcar; 
  • Diminuir o uso de celular e televisão antes de ir para a cama;
  • Tentar manter um horário regular.

Em suma, vale a pena destacar que mesmo com o desenvolvimento de doenças bucais que tenham ligação com o sono, é possível buscar o devido tratamento e acompanhamento, para colocar em ordem, não só a saúde e a estética do sorriso, através de tratamentos como lentes de contato de porcelana, como também tratamentos clínicos. 

Em síntese, conclui-se que a saúde bucal é muito mais do que apenas problemas convencionais, como a cárie, e suas vertentes estão conectadas ao corpo de diferentes maneiras e é necessário buscar conhecer todas elas. 
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Educação, Negócios e Saúde, acesse nosso portal.