Blog

Saiba como utilizar as Redes Sociais para os negócios

As redes sociais são plataformas que mudaram completamente a maneira das pessoas se comunicarem e trabalharem. Hoje, até mesmo os negócios mais tradicionais estão aderindo a elas como estratégia para alavancar seus resultados. 

 

O que antes demorava dias para estar em nossas mãos, agora demora alguns segundos e cliques. O avanço da tecnologia e o surgimento das redes sociais são provas de como o mundo mudou e os negócios nunca mais serão os mesmos. 

 

Por isso, preparamos um artigo com diversas dicas para te ajudar a escolher a melhor rede social para o seu negócio, juntamente com os benefícios que elas trazem para as empresas que decidem implementá-las em suas estratégias. 

A importância das redes sociais para os negócios 

Atualmente, mais da metade da população mundial está conectada à internet e presente nas redes sociais, isso significa que se um dia você tiver dúvida de onde encontrar novos clientes, saiba que é lá que eles provavelmente estarão. 

 

Com a chegada do marketing digital e as suas diversas estratégias que trazem diversos benefícios para as empresas, as redes sociais tomaram um lugar de protagonismo dentro dos negócios. Isso porque ela traz diversos benefícios, como:

Maior alcance 

Como mencionamos, milhares de pessoas ao redor do mundo estão conectadas e possuem perfil em pelo menos uma das redes sociais que existem, isso significa que há uma chance ainda maior de encontrar novos clientes por meio dela. 

 

Seja através de uma simples publicação, texto ou vídeo, é mais do que possível construir um negócio de sucesso e alavancar os seus resultados usando essas plataformas que não abandonam a rotina das pessoas. 

Custo-benefício 

Um perfil nas redes sociais é criado de maneira gratuita e, até mesmo, as campanhas e ferramentas pagas, como o Instagram Ads, tem uma ótima relação custo-benefício para que você divulgue a sua marca. 

 

Isso significa que as redes sociais entregam um ótimo resultado por um valor de investimento não muito alto, e você sabe a importância que cada centavo possui para uma empresa, conseguir poupar e, ao mesmo tempo, obter mais resultados é possível com as redes sociais. 

Mais relacionamento 

As redes sociais são grandes responsáveis por construir uma comunicação e engajamento extremamente importante entre a empresa e seu cliente, o que aumenta as oportunidades de fidelização daquele lead. 

 

Isso acontece devido aos diversos formatos que as redes sociais trazem e ferramentas que agradam a maioria dos usuários e geram uma troca cada vez melhor, como:

 

  • Vídeos;
  • Stories;
  • Comentários;
  • Lives;
  • Caixa de perguntas;
  • Enquetes. 

 

Tudo isso com o objetivo de ajudar sua empresa a criar um relacionamento maior com seus clientes e gerar confiança para que eles adquiram o seu produto, seja ele um curso sobre como anunciar no Google Ads ou um acessório para cabelo. 

Principais redes sociais para investir 

E para fechar este artigo com chave de ouro, selecionamos as duas principais redes para você investir e obter os resultados que deseja. 

 

Claro que existem diversas outras plataformas que também podem te ajudar, e você pode também considerá-las na hora de produzir seus conteúdos, mas separamos as que mais concentram usuários e possuem um maior engajamento.

 

Instagram

O Instagram tem sido a rede social mais escolhida quando o assunto é criar um negócio ou levá-lo para o meio digital, isso porque ele mescla conteúdos profissionais e de entretenimento, o que cativa ainda mais os usuários. 

 

Além disso, é uma plataforma em que se pode trabalhar tanto em formato de vídeo quanto de texto, seja gravando sobre tráfego pago ou escrevendo sobre como funciona o Facebook Ads

YouTube 

O YouTube é a segunda plataforma com o maior número de acessos no mundo e isso não é em vão, uma pesquisa mostrou que as pessoas são mais adeptas a conteúdos em estilo de vídeo do que texto, e quando se fala em vídeo, o YouTube é pioneiro no assunto. 

 

A plataforma que trabalha apenas com vídeos já revelou diversos talentos e profissionais que hoje são um verdadeiro sucesso, sua entrega é constante e seu público fiel, o que garante maiores chances de crescimento. 

 

As redes sociais vieram para quebrar paradigmas e tornar diversos processos mais acessíveis para provar que os negócios agora podem contar com plataformas profissionais e dispostas a ajudá-los a crescer e chegar onde desejam.