Protetor solar
Blog

Protetor solar no inverno: Conheça as vantagens

Passar protetor solar no inverno é uma prática da qual as pessoas pensam não ser necessária, mas assim como no verão, esse produto pode servir de grande ajuda mesmo em temperaturas frias. 

Embora seja mais fraco que os dias quentes, os raios solares no inverno em combinação com os ventos rios ainda podem causar estragos na pele quando está desprotegida, podendo causar efeitos até mesmo sob o tecido de algumas roupas.

Sendo vendidos durante todo o ano, o protetor solar é um produto do qual deve fazer parte da rotina de uma pessoa todos os dias como uma proteção para a pele, da mesma maneira que existe a proteção em forma de rede para janela de apartamento

O surgimento do protetor solar

Cada vez mais constante nas rotinas de cuidados da pele ou skincare, o protetor solar começou de forma diferente do que se é conhecido nos dias de hoje. 

A proteção da pele em relação ao sol começou quando os egípcios, por volta de 4.000 A.C, utilizavam arroz, jasmim e tremoço como um extrato aplicado na pele, enquanto na Grécia, uma mistura de óleo com areia eram aplicados nos atletas olímpicos. 

Contudo, os estudos que mostravam que a pele deveria ser protegida dos raios ultravioletas por conta dos problemas que desencadeariam, surgiu por volta de 1614.

É somente em 1801 que um físico alemão chamado Wilhelm Ritter que os efeitos dos raios foram comprovados de fato, com o escurecimento de um papel molhado no cloreto de prata.

Nos anos posteriores, os estudos mais profundos envolvendo a luz solar foram sendo lançados, conforme as descobertas das doenças de pele que poderiam ser causadas, e no final do século XX, estudos usando animais e microorganismos reforçaram os perigos.

As primeiras maneiras de prevenção vieram na mudança de vestimentas, chapéus, luvas e outros meios de evitar que a pele fique exposta aos raios.

Em 1928, começaram as primeiras vendas de filtros solares nos Estados Unidos, contendo os componentes de benzil-salicilato e benzil-cinamato. 

Na década de 70, os protetores se popularizaram com os filtros contra os raios em meio aos cremes e loções corporais. 

A importância de se usar o protetor solar

A pele é um órgão do qual fica exposto a todos os tipos de bactérias, sujeiras e incluindo, os raios solares, o que sem uma proteção adequada, causa o surgimento de rugas, flacidez, manchas e até o envelhecimento de forma precoce. 

Mesmo em países tropicais, os índices de radiação são altos durante todo o ano, o que torna a importância de passar protetor solar mesmo no inverno ainda mais importantes em combinação aos ventos frios.

Os raios UVA são os ultravioleta que causam um envelhecimento precoce da pele e podem causar até mesmo câncer de pele. Já os raios UVB, causam uma superficial vermelhidão na pele, podendo desencadear ardências. 

Um maior cuidado deve se ter nas áreas expostas, sendo elas:

  • Rosto;
  • Mãos;
  • Colo;
  • Braços.

E nestas mesmas áreas, são as que devem haver uma maior reaplicação ao longo de três ou quatro horas diárias, pois a poluição e luzes artificiais dos ambientes acabam atrapalhando a camada protetora do produto. 

Como um painel elétrico inox que precisa de cuidados para não dar problemas, a pele também precisa ter os cuidados necessários para não acabar adoecendo. 

A importância do protetor solar é reforçada no Dezembro Laranja, mês de conscientização para o uso do produto em decorrência do câncer de pele, com campanhas que pedem o uso do produto não somente na praia, local mais usado, como em casa e no cotidiano.

Dentro de casa também é importante passar protetor solar, principalmente com a tecnologia cada vez mais avançada e com a radiação das luzes azuis emitidas pelas telas de computadores, celulares e televisões.

Embora em alguns aspectos pareça inofensivo, o protetor solar deve ser cada vez mais presente na rotina do indivíduo como uma forma de proteção aos danos que a pele pode sofrer por meios inimagináveis. 

Quais as vantagens de usar protetor no inverno?

Evitando uma série de possíveis consequências na pele, o protetor solar pode ser vantajoso assim como um tratamento em um consultório psicopedagógico infantil, podendo ser listadas:

  1. Controle da oleosidade da pele;
  2. Tom de pele uniforme;
  3. Prevenção ao câncer;
  4. Proteção da rotina de skincare.

As peles ressecadas são um dos meios que pode comprometer a saúde do órgão, visto que as defesas naturais não são tão eficazes por conta das pequenas fissuras ou das descamação ocorrerem de forma mais fácil.

Os protetores solares podem ajudar a controlar uma oleosidade natural, deixando-a seca porém, ainda protegida e sem o mesmo aspecto de peles ressecadas, como um guarda corpo de aço galvanizado que está ali protegendo sem alterar o funcionamento.

Removendo o brilho excessivo da pele, um protetor solar pode ajudar no controle de cravos e espinhas que aparecem em regiões da zona T do rosto (testa, nariz e queixo). 

Usar um protetor solar também pode ajudar na uniformidade da pele, que são divididas em vários tons dos quais as indústrias de cosméticos expandem cada vez mais, assim como uma divisória de drywall para quarto pode ser expandida. 

O produto após ser usado de forma frequente, acaba disfarçando as manchas e até linhas de expressão mais leves que surgem com o tempo podem podem ser suavizadas, o que facilita para as pessoas que utilizam maquiagem a encontrar o tom ideal para a pele.

O câncer de pele é uma doença que é altamente perigosa, que pode ter suas origens divididas em melanoma ou não melanoma.

A exposição por muitas horas e constantemente aos raios ultravioletas podem desencadear queimaduras na pele, pode agravar para a doença e aparecer em forma de manchas, lesões, feridas ou pequenos sinais.

Mesmo no inverno, os raios ainda afetam a pele que pode ser ferida de forma escalonada, como uma escada extensiva galvanizada que cresce cada vez mais e desta forma, em casos graves, pode atingir os órgãos internos. 

Quando se realiza tratamentos de pele, o uso de protetor solar se torna ainda mais fundamental para a proteção da pele.

Isto porque, com processos de clareamento, esfoliante e a renovação da pele, o órgão acaba ficando sensível para os tipos de luz, tanto solares quanto outras fontes do qual se possa ter contato, o que pode levar ao surgimento de marcas.

O que torna os cuidados e a necessidade de quem realiza skincare com o protetor solar ainda maiores, até mesmo evitar sair nos horários que os raios solares estão mais intensos entre as 10h e 16h. 

Também podendo ser o mesmo utilizado em épocas quentes, uma boa dica de protetor solar para o inverno são os que possuem o fator de hidratação para evitar o ressecamento devido aos ventos frios.

Como retirar o protetor de maneira correta?

Da mesma forma que possui uma maneira para se ganhar em um sorteio de vagas de garagem em condomínio, também possui um método correto para se tirar protetor solar, principalmente os faciais, não podendo ser somente água corrente e sabonete.

Os protetores solares com composições hidratantes ou oleosas devem ser retirados com água micelar bifásica, porque em sua composição, não há oleosidade e com isso, auxilia na limpeza e retira as impurezas que estão no rosto.

A água micelar bifásica pode funcionar como demaquilante, e ajuda na purificação, suavização e no equilíbrio da pele com a aplicação em todo o rosto com a ajuda de um algodão. 

Para os protetores na fórmula de gel, toque seco e limpo, a limpeza deve ser feita com a água micelar tradicional que mantém a pele hidratada, limpa e ajuda no processo natural de renovação da epiderme.

Considerações finais 

Sendo assim, o protetor solar não deve ser mais visto como um produto que se utiliza na praia ou no verão, pois os raios solares ultravioletas ainda podem causar prejuízos à pele em épocas mais frias como o inverno.

A importância deste produto é vital para que a pele fique protegida contra os raios, pois em grandes períodos de contato nas áreas como rosto, mãos e braços, podem causar vermelhidão ou até mesmo em casos graves, o câncer de pele. 

Ter uma rotina de cuidados com a pele é importante incluir a presença do protetor que pode ser uma solidificação como uma malha POP galvanizada na pele, pois por estar frágil, ao ser passado, gera uma camada protetora para que se estabilize das sessões de esfoliação.

O protetor solar é um produto indispensável tanto em tempos de verão, como em tempos de inverno que deve ser cada vez mais utilizado, pois assim como os outros recursos, está ligado diretamente ao maior órgão do corpo humano. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.