Deixar um legado financeiro pode ser uma tarefa fácil, principalmente nos dias de hoje que é fácil contratar um seguro de vida.
Talvez essa seja a parte mais fácil, no entanto, é importante que antes de contratar qualquer serviço do gênero o contratante saiba quem são os herdeiros legais.
Vamos ver aqui as definições mais adequadas de herdeiros legais para determinados serviços. Também vamos diferenciar os herdeiros legais dos beneficiários do seguro de vida.
Acompanhe o texto para receber as informações mais importantes e dicas valiosas para fazer um seguro de vida que deixe sua família e beneficiários tranquilos, além de você mesmo pode relaxar!
Antes de tudo, é fundamental destacar que os herdeiros legais se dividem em 3 categorias:
- Herdeiro colateral;
- Herdeiro necessário;
- Herdeiro testamentário.
Herdeiros necessários
Esses são os primeiros que devem ser destacados. São cônjuges, descendentes e ascendentes. No geral há uma divisão bem arriscada para esses tipos de herdeiros. Cerca de 50% é deixado para o cônjuge e os outros 50% para o restante dos herdeiros.
Vale lembrar que se não há outro herdeiro vivo, o cônjuge receberá 100% da herança. Na verdade, essas são questões bem complexas, por isso é fundamental que procure ajuda de um profissional para realizar a partilha adequadamente.
Vamos dar um exemplo para que fique mais claro: João é casado e tem 2 filhos, Lucas e Mateus. Lucas também teve um filho, que chamou de Joaquim, no entanto, Lucas acaba falecendo, dessa forma a divisão do seguro de vida muda de figura.
Nesse exemplo a esposa recebe 50% enquanto Joaquim e Mateus recebem 25% cada um.
Herdeiro Colateral
Esse é mais simples de entender. Quando não existe cônjuge ou qualquer outro herdeiro necessário vivos, em qualquer grau de parentesco, os herdeiros colaterais recebem a herança.
Esses são sobrinhos, tios, avós, primos e outros. Lembrando que isso é algo que acontece em última instância, não é algo comum até porque os herdeiros colaterais quase sempre não são considerados por quem faz o seguro de vida.
Herdeiro Testamentário
De fato, você pode escolher quem deseja para receber parte do valor, pode deixar 50% do seu patrimônio para quem desejar e isso faz muita diferença.
Bem, no geral o herdeiro testamentário é escolhido a dedo. Os seguros de vida oferecem essa opção para que se tenha a oportunidade de escolher aqueles que são mais importantes para você.
Bem, com base nisso muitos podem se beneficiar também, já que o contratante escolhe a quantidade de valor para cada um dos beneficiários.
É claro, apesar de ser algo simples de realizar, alguns problemas podem aparecer e a presença de um profissional para resolver é trivial.
Cuidar de si mesmo é cuidar da sua família, acesse o simulador de seguro de vida e entenda como funciona.
Beneficiário do seguro de vida
Nesse caso é muito mais simples, você terá toda a liberdade para decidir quem fará parte disso. Qualquer pessoa que escolher para receber a indenização do seguro de vida irá receber. No entanto, essa informação deve constar na apólice, garantindo o pagamento para as pessoas que foram escolhidas.
Em outras palavras, os herdeiros legais são bem diferentes dos beneficiários do seguro de vida. Dessa forma, a escolha do beneficiário não está ligada com o grau de parentesco, apenas com a informação deixada pela pessoa que fez o seguro.
Também é possível deixar apenas para os herdeiros. Dessa forma pode escolher adequadamente qualquer pessoa com grau de parentesco, deixando até 100% da herança para a pessoa.
Assim é interessante que faça sua apólice e deixe claro a sua intenção. Assim também existirá a liberação da renda rapidamente. Dessa forma você tem uma preocupação a menos, principalmente em um momento tão complicado.