Os expositores de sapatos estratégicos são essenciais para ter uma loja onde o seu público-alvo se sinta atraído não só pela vitrine, mas por todo o conceito trazido pela loja.
Toda loja quer vender mais. No entanto, o que poucos compreendem é que para atrair o público certo ela precisa trabalhar a vitrine. Isso porque, é através de um bom expositor que o seu cliente se sentirá atraído pelo seu produto.
O que difere uma loja que vende muito para um loja que não vende nada é o conceito que ela oferece através da sua vitrine e se o gestor tem curso de gestão financeira.
Pense, você entraria em uma loja onde o expositor principal não é atrativo e não tem estratégia? Certamente não!
Sabendo da importância de se ter uma loja atraente e que está sempre à frente dos concorrentes, preparamos um conteúdo completo para você aprender as principais dicas sobre expositores de loja e também sobre marketing do setor calçadista.
Quer entender mais sobre o assunto? Confira o conteúdo que trouxemos para você!
Como expor melhor as mercadorias?
Todo empresário do setor calçadista quer vender mais e se tornar referência no mercado.
Contudo, não são todos que colocam em prática as principais dicas que iremos dar aqui e acredite, essa é a principal diferença entre uma empresa que não vende e a que fideliza cada cliente que passa pela porta.
- Escolha bem o mobiliário
Quando falamos de bons expositores e sobre gestão comercial ead, é claro que estamos falando sobre todo o mobiliário da sua loja.
Portanto, para isso, eles devem:
- Ter expositores adequados para comportar os sapatos;
- Não deve ocupar mais da metade do interior da loja;
- A altura não deve passar dos 2 metros;
- A distância deve ser de ao menos 80 centímetros.
Para as lojas de calçados, os móveis mais recomendados são os de madeira, painéis canaletados, prateleiras e gôndolas.
Assim, é importante ressaltar que a estética da loja tem que levar em consideração o público-alvo dela.
Portanto, para as lojas que vendem calçados de marcas renomadas, o recomendado é usar de prateleiras em madeira com efeitos de iluminação para valorizar a exposição e transmitir uma imagem de sofisticação.
Além disso, é recomendado optar por móveis funcionais, fáceis de limpar e adequados aos produtos que são vendidos.
- Planeje a decoração
A decoração da loja é fundamental para ter clientes fiéis. Neste sentido, podemos dizer que ela não precisa estar sempre do mesmo jeito, mas deve estar alinhada à identidade visual da marca.
Portanto, um arranjo de flores, um espelho bem posicionado e um belo tapete já proporciona um charme a mais no ambiente e certamente, conquista mais a atenção dos clientes.
Além disso, pode-se aproveitar as datas sazonais para dar um up na decoração. Por exemplo, no dia dos namorados, que tal colocar sapatos vermelhos com mais exposição e apostar em balões em formato de coração.
- Identifique as áreas quentes e frias
Antes de montar os principais setores do seu empreendimento e gestão comercial e marketing ead, o ideal é identificar quais são as áreas quentes e frias de uma loja de calçados.
Para tanto, é preciso se colocar no lugar do cliente: geralmente, os clientes vão para o lado direito. Portanto, o ideal é que as ofertas estejam à direita da entrada.
Se você tiver dúvidas, faça um teste e com base na sua percepção, aplique o que aprendeu e identifique quais são as áreas mais vendáveis do seu estabelecimento.
- Aplique as mercadorias nos locais certos
Os produtos mais caros devem estar em uma área de maior destaque. Além disso, aposte em um mobiliário diferenciado e com uma iluminação especial.
Já no caso dos calçados que estão em promoção, o lojista pode colocá-los para a frente da loja, pois isso irá atrair o cliente.
Para os itens mais procurados das lojas, o ideal é posicioná-los ao fundo. Isso fará com que o cliente tenha que percorrer toda a loja para encontrá-lo.
Como o marketing pode ajudar uma loja de calçados a vender mais?
Para garantir que a sua loja tenha sucesso com as vendas em todas as épocas do ano, é fundamental ter um planejamento de marketing e saber sobre curso gestão de pessoas, o que é.
As dicas que separamos valem tanto para empresa física como online. Além disso, vale ressaltar que independente do porte do seu negócio, as dicas a seguir podem fazer total diferença no seu faturamento. Continue a leitura:
- Conheça o seu público
Antes de aplicar qualquer técnica de marketing, o ideal é conhecer o seu público. Para tanto, conte com uma equipe especialista no assunto, claro que você pode aprender a fazer esse estudo na internet.
O estudo além de evitar que você construa uma empresa que não vende, impede que você também contrate vendedores que não têm experiência com o público que a sua loja pretende atender e acredite, esse detalhe faz muita diferença.
Saber para quem se vende não significa saber se é homem ou mulher, é preciso compreender qual é a sua classe, suas necessidades, como fala, como se comporta. E, essas informações só são obtidas através de um estudo aprofundado de público.
Assim, que você souber quem é o seu público, você terá conhecimento para implementar as próximas dicas.
- Invista em anúncios
Os anúncios e a faculdade de vendas e marketing são grandes aliados das lojas de sapatos. Isso porque, as vendas online crescem a cada ano, principalmente nesses últimos anos de pandemia.
A palavra-chave “loja de calçados” recebeu mais de 18 mil pesquisas mensais no Google Brasil.
Portanto, investir em anúncios para se tornar um dos primeiros resultados nos mecanismos de pesquisa pode ser uma excelente alternativa para as lojas que ainda estão se tornando referências e fidelizando clientes.
- Aposte em métodos de fidelização
Investir em fidelização é a melhor maneira de se tornar referência, principalmente quando se trata do varejo.
Criar estratégias para fidelizar clientes como cupons, acumulo de pontos etc são uma maneira de incentivar os clientes a comprarem novamente na sua loja.
- Invista nas redes sociais
As redes sociais estão cada vez mais fortes, e são um excelente canal para comunicação, principalmente para quem trabalha com lojas físicas.
Isso porque, é através das mídias sociais e da gestão de marketing e comunicação que as empresas podem engajar a audiência, responder às dúvidas dos clientes e oferecer os seus produtos.
Além disso, é através desses canais de comunicação que o cliente pode consumir o seu conteúdo.
Através das redes socais é possível fazer parceria com criadores de conteúdo, para que mais pessoas conheçam e consumam a marca.
Lembra que falamos dos anúncios? Nas redes sociais também é possível anunciar para o seu público-alvo. Viu como é importante conhecê-lo?
- Produza conteúdo e esteja no Google
Colocar a sua empresa de calçados no Google Meu Negócio é fundamental para que você com curso de empreendedorismo a distância seja encontrado.
Nesta página, os seus clientes encontrarão as principais informações sobre a sua loja. Ali deve estar o seu endereço, local de atendimento, faixa de preço, site, telefone etc.
Além disso, você pode colocar o seu blog para que os clientes consumam o seu conteúdo.
Embora muitos lojistas não apostem na criação de conteúdo, acredite essa ainda é uma excelente estratégia de marketing para lojas, pois o seu cliente assertivo poderá pesquisar por palavras-chave que estão relacionadas ao seu conteúdo e ao seu negócio.
Está pronto para colocar em prática?
Ao longo deste conteúdo, você pode aprender mais sobre como ter uma loja atraente para o seu público-alvo, mas também pôde compreender mais sobre as estratégias de marketing e gestão de marketing e branding.
Uma loja atraente deve estar atenta ao seu cliente e as datas sazonais para evitar que se torne igual a qualquer outra.
Além disso, é importante ressaltar que o estudo de público-alvo é fundamental para as estratégias de marketing como para a estruturação da loja como um todo.
Para tanto, conte com uma equipe de profissionais. Esse estudo, feito por uma equipe qualificada, fará com que você evite perder tempo com estratégias que só tomam tempo e não produzirão os efeitos esperados.
Uma loja de sapatos que vende em qualquer época do ano é aquela que também está atenta às novidades do mercado.
Por isso, a última recomendação é: fique de olho nas tendências e adapte-as para o seu setor.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.