Google Search Console é uma ferramenta muito útil para as empresas, sendo fundamental na hora de aprimorar as estratégias e obter excelentes resultados.
Por meio dela, os gerenciadores de sites podem acompanhar a visibilidade das páginas no buscador. É um recurso muito útil para garantir que o site seja encontrado e devidamente indexado nos resultados de pesquisas.
Antigamente, era chamado de Webmaster Tools, mas isso mudou para mostrar que se trata de uma ferramenta mais abrangente para os usuários de modo geral, e não apenas para os profissionais.
Ele possui uma base complexa com diferentes opções e funções. Basicamente, o Google Search Console conta com ferramentas e relatórios que mostram quais são os problemas do site e como a empresa pode resolvê-los rapidamente.
Com ele, os proprietários dessas plataformas podem aumentar a velocidade de carregamento das páginas, compreender a origem do tráfego, identificar e corrigir rapidamente problemas no código HTML e melhorar os backlinks.
Também é muito útil para impulsionar links internos e para promover mudanças de otimização que melhoram o ranqueamento.
Para aprofundar mais o tema, este artigo vai explicar a importância do Google Search Console, quais são as métricas e relatórios disponíveis e como usar as informações obtidas para implementar melhorias.
Importância do Search Console para o SEO
A ferramenta em questão é muito importante para as estratégias de SEO do site porque oferece uma visão geral sobre o desempenho do canal nos resultados de pesquisa. Ela vai mostrar dados sobre a quantidade de impressões, cliques, entre outras informações.
O proprietário do site também consegue compreender o desempenho nos resultados de busca, de modo a analisar quais palavras-chave estão sendo utilizadas e a quantidade de impressões e cliques recebidos em cada uma.
Uma clínica de internação para homens drogadas também vai visualizar as consultas de pesquisa dos usuários para encontrar o site, incluindo informações sobre a posição média nos resultados de pesquisa e a quantidade de impressões e cliques.
A ferramenta conta com um canal de notícias que mostra informações sobre o modo como o site é exibido nos resultados do Google News, visualizar as páginas que estão indexadas pelo buscador e se existe algum problema que impeça a indexação correta.
É imprescindível analisar os relatórios de cobertura para verificar se existem erros de rastreamento, como:
- Páginas quebradas;
- Páginas bloqueadas;
- Canibalização de palavras-chave;
- Estrutura do conteúdo.
Com relação à estrutura da página, o proprietário pode usar a função sitemap para fazer todas as alterações necessárias que vão ajudar o buscador a indexar as mudanças rapidamente.
Se uma clínica especializada em consulta de nutrologia ortomolecular quiser remover temporariamente alguma página de seu site, pode utilizar a função de remoção.
Basta solicitar para que o Google remova a página ou o diretório do site por um período limitado. Essa função é muito útil para remover informações pessoais temporariamente ou qualquer dado confidencial para fazer a manutenção.
Métricas e relatórios disponíveis
O Google Search Console traz algumas métricas que são apresentadas em seu relatório. Um exemplo disso é a quantidade de cliques que a página de resultados do Google recebeu, levando o usuário para o site.
O número de impressões é outra métrica fundamental para que o proprietário do canal descubra quantas visualizações os links de seu site receberão na página de resultados.
Quanto à taxa de cliques, é uma métrica que mostra o número de cliques dividido pela quantidade de impressões, e caso esteja muito alto, significa que o site consegue atrair o interesse dos usuários.
Além disso, também é possível observar a posição média no ranking do Google, ou seja, saber qual é a posição do link do site nos resultados de pesquisa.
Por meio da análise dessas métricas, é possível desenvolver tabelas relevantes para o desempenho nas pesquisas. Portanto, uma clínica especializada em cirurgia ortopedica em idosos pode verificar um compilado de termos que retornaram o site como resposta.
Eles são ordenados pela quantidade de cliques, além de ser possível verificar outras métricas para entender se as palavras-chave estão trazendo os resultados esperados, e de que modo podem ser usadas a favor da marca.
Muitas outras informações importantes para o desempenho dos sites são mostradas no Search Console, como um gráfico com os acessos que ainda identifica a quantidade de cliques e impressões provenientes de desktop, tablet e mobile.
Tendo em vista que as pessoas utilizam cada vez mais o smartphone em suas tarefas diárias, essas informações são fundamentais para mostrar seu site responsivo e como melhorá-lo para atender as preferências do público.
Como usar as informações obtidas?
É possível usar as informações obtidas no Google Search Console para implementar melhorias e aprimorar as estratégias de SEO dentro do site.
Até mesmo um lar da terceira idade deve produzir bons conteúdos para criar um público engajado e leal, fundamental para alcançar os objetivos, além de fazer a empresa e a marca crescerem.
São materiais muito úteis também para aumentar o reconhecimento de uma causa e ajudar os usuários. O bom conteúdo pode ter vários tamanhos e formas, como uma publicação inspiradora ou um guia útil.
No entanto, as marcas só conseguem criar esse tipo de material com muito esforço, dedicação e atenção aos aspectos que são realmente importantes e interessantes para o público alvo.
Para que uma empresa consiga identificar o que é realmente relevante para a sua audiência, pode utilizar o Google Console Insights. O recurso une as informações trazidas pelo Search Console e pelo Analytics.
Desse modo, fica mais fácil compreender o desempenho do material. Também é algo que traz uma visão geral e informações relacionadas ao desempenho para que os criadores de conteúdo possam trabalhar com níveis de conhecimento técnico variados.
Com esse recurso, uma corporação que realiza delivery verduras poderá melhorar seu desempenho e saber quais conteúdos estão em alta.
Também é uma forma de saber como as pessoas descobrem no material na internet, quais são aquelas que pesquisam no Google antes de acessar o site e qual artigo encaminha os usuários para a plataforma.
Mesmo as empresas que não utilizam o Google Analytics poderão utilizar o Search Console, mas para ter uma experiência completa e acessar os melhores insights sobre o conteúdo, recomenda-se associar o Google Analytics ao Search Console.
Diferenças entre Google Analytics e Google Search Console
Essas duas plataformas possuem muitas diferenças entre si, e uma delas são os dados e medidas. O analytics rastreia diferentes métricas, como no caso da taxa de rejeição, para mostrar quantos visitantes saíram da página sem realizar uma ação.
Nesse contexto, um fornecedor de pena colorida grande também consegue saber mais sobre as páginas exclusivas, pois a ferramenta define uma página de visualizações regular como qualquer outra visualização no site.
A duração média da sessão está relacionada ao tempo que os visitantes permaneceram visualizando o conteúdo, e a plataforma analytics obtém esse número dividindo o número de seções pela sua duração.
Já as conversões estão relacionadas a qualquer ação importante para os objetivos e o sucesso da empresa, indo desde o download de um conteúdo até a compra de um produto ou serviço.
Tanto o Google Analytics quanto o Google Search Console mostram cliques e sessões, No entanto, para o Search Console, o clique é qualquer visualização de uma página, independentemente da quantidade de vezes que o usuário clicou no link.
Por outro lado, para o analytics, o clique em uma página de laboratório de medicina veterinária é representado pela visita única na página.
A mesma lógica se aplica às sessões, pois enquanto o Search Console define uma sessão como aquilo que alguém fez com um único clique, o analytics define como qualquer coisa que o usuário realizou dentro de 30 minutos de uma visita ao site.
Tanto um quanto outro permite que o usuário verifique o domínio ou a fonte de dados, antes de começar a fornecer informações.
Além disso, o Search Console só tem utilidade para pessoas que operam o site, mostrando que o foco de cada ferramenta também é diferente. O objetivo do Search Console são as estratégias de SEO.
Por sua vez, o Google Analytics será usado por uma entidade que comercializa manipulador telescópico usado para analisar seu site, mas também outras plataformas, como as redes sociais, as campanhas publicitárias e o e-mail marketing.
Considerações finais
Investir em SEO é fundamental para qualquer empresa, independentemente de seu setor ou porte.
São ações que otimizam as páginas de um site e seus conteúdos para que eles apareçam bem posicionados nos resultados de pesquisa.
Para analisar as estratégias empregadas pela marca, é fundamental usar recursos e ferramentas apropriados.
O Google Search Console traz essas explicações e ajudam as companhias a entenderem as melhorias que precisam fazer para o desempenho do site institucional.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.