Para aliviar as cólicas menstruais que causam desconforto, desconforto e dor intensa, você pode usar bolsas de água quente, massagem, chá e muito mais. Confira dicas práticas de como aliviar as cólicas menstruais em casa no conteúdo deste artigo.
Além das mudanças de humor causadas por mudanças bruscas nos níveis hormonais, a TPM (transtorno de estresse pré-menstrual) costuma ser acompanhada de fortes dores pélvicas, geralmente na altura do abdômen.
Essas dores são causadas pelo hormônio prostaglandinas, que são responsáveis pelas contrações do útero durante a menstruação.
Espera-se que a produção de prostaglandinas aumente durante o ciclo menstrual e, como resultado, o útero se contraia. No entanto, é importante avaliar se as cólicas menstruais estão dentro da faixa normal ou se estão acima do esperado.
Nesse sentido, se a sua dismenorreia (dor menstrual) for muito intensa e durar mais do que o seu período menstrual, pode estar relacionada a outra patologia que afeta o seu sistema reprodutor, como a endometriose. É recomendável consultar um ginecologista o mais rápido possível para avaliar sua condição.
Agora que você sabe por que sente dores e cólicas durante a menstruação, além dos remédios convencionais, mostraremos algumas técnicas que podem reduzir o desconforto e os sintomas desconfortáveis.
Aquecimento local
Aquecimento local Usar uma bolsa de água quente pode ajudar com as cólicas menstruais e suas dores. O calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e ativa o fluxo sanguíneo, o que inibe os efeitos das prostaglandinas e ativa as endorfinas que aliviam a dor.
Um pano umedecido com água quente, um pacote de borracha ou gel, ou até mesmo água do chuveiro pode ser usado na região abdominal ou lombar.
Outra opção é tomar um banho de assento quente com chá de incenso, kishapa, cavalinha e salsa por dez minutos e manter o local aquecido para que o fluxo sanguíneo ocorra normalmente sem interrupção como quando esfria Às vezes, pode formar um coágulo, dificultando para sair e contrações dolorosas.
Mantenha uma boa alimentação
Dieta Várias diretrizes dietéticas foram descritas para ajudar a reduzir as cólicas menstruais, mas ainda há debate sobre qual é a mais eficaz. Uma delas é uma dieta com baixo teor de gordura e baixo teor de sódio, com bastante leite.
A falta de cálcio (encontrado no leite) nas células musculares pode fazer com que as fibras musculares fiquem excitadas, causando dor. Por isso, investir em uma alimentação rica em cálcio pode melhorar esses desconfortos.
A suplementação de magnésio também protege contra as cólicas menstruais porque ajuda a relaxar as fibras musculares. A medicina tradicional chinesa acredita que alimentos crus e frios irão estagnar o Qi nos meridianos abdominais e agravar a dor.
Portanto, prefira comer alimentos quentes, como chá e sopa, e evite comer muito sorvete, salada, principalmente à noite. Frutas seriam a melhor alternativa durante o dia, inclusive uma curiosidade é se pode comer manga menstruada, e a resposta é sim, não há comprovação científica que manga faça mal.
Evite também beber água fria ou fria e expor partes do corpo a correntes de ar frio. Essa proteção de temperatura impede que as energias relacionadas ao clima se transformem em energias malignas, bloqueando ainda mais os canais de energia do fígado, rins, baço e pâncreas.
Exercícios e alongamentos
Exercícios físicos e alongamentos são ótimas alternativas para evitar as dolorosas cólicas menstruais, pois liberam endorfinas que podem diminuir as dores musculares.
Exercícios mais leves como caminhada, ioga, pilates, ciclismo são mais recomendados, pois não exigem muita força muscular e ajudam no relaxamento
Descanse
O estresse do repouso é o estilo de vida da mulher moderna, com muita atividade, sem contato com a natureza e sem hábitos saudáveis, levando ao aumento da dor de contração. Distúrbios nervosos podem ter um grande impacto em nossa musculatura, incluindo o revestimento do útero.
Durante o período de repouso do corpo (enquanto a pessoa dorme), restabelece-se o equilíbrio orgânico para irrigar o corpo durante a vigília. Ou seja, o sono serve para o corpo repor as reservas de proteínas e enzimas que foram esgotadas durante o dia. Portanto, descansar, evitar o estresse e manter um estilo de vida saudável ajudará a reduzir a intensidade das cólicas.
Acupuntura
A acupuntura tem se mostrado uma boa alternativa de tratamento para aliviar as cólicas menstruais. A aplicação de agulhas em pontos-chave no abdome e na região abdominal pode aumentar a produção de endorfinas, o que reduz o desconforto e a dor.
Apenas medicamentos prescritos por um médico!
Por mais simples que pareça a dor em cólicas, muitas pessoas cometem o erro de se auto tratar com analgésicos, que, aliás, não é o tipo de medicamento mais recomendado para cólicas menstruais (anti-inflamatórios e antiespasmódicos são mais eficazes).