O ESP8266 é um dos microcontroladores mais utilizados e importantes em todo o mercado. Essa sua fama não foi alcançada por acaso, o dispositivo conta com funcionalidades que poucos do seu gênero, podem se gabar de ter.
O maior rival da linha ESP é a linha arduino. Mas você sabia que os dois microcontroladores podem trabalhar juntos? Ou até mesmo que ambos utilizam um método de programação muito parecido?
Se você foi pego de surpresa por essas informações, ou quer conhecer mais sobre os dois dispositivos, fique com a gente em nosso artigo e descubra mais sobre os dois microcontroladores. Confira!
O que é Esp8266?
O ESP8266 é um modelo de microcontrolador produzido pela empresa Espressif. A gigante chinesa da tecnologia lançou sua linha de microcontroladores em 2014, e logo conseguiu o impossível: rivalizar com a tradicional e muito utilizada linha arduino.
A vantagem da linha ESP8266 não poderia ser mais óbvia, por isso mesmo tão impactante para o mercado da cultura maker. O microcontrolador vem com conexão Wi-Fi de fábrica.
Veja também a melhor empresa de recuperação de dados do mercado hoje.
Os microcontroladores da linha arduino não ofereciam processadores com Wi-Fi integrado, havia, sim, a possibilidade de adaptar um arduino com Wi-Fi. Porém, eram necessários equipamentos extras que só faziam encarecer o projeto e fazer de protótipos ainda mais complicados, algo que vai na contramão da cultura maker.
E como se não bastasse a conexão com a internet, ele funciona basicamente para as mesmas coisas que os outros microcontroladores. É conectado em uma placa protoboard e por meio desta conexão consegue encabeçar todo um projeto de robótica. Um dispositivo completo.
O que é Arduino Nano?
O arduino nano é um modelo da linha arduino. Seu diferencial é o tamanho. O microcontrolador nano leva este nome porque é de fato menor que outros modelos da linha.
No entanto, mesmo com seu tamanho diminuto, o microcontrolador ainda é excelente e funciona para as mesmas coisas que seus modelos maiores. É fácil de instalar e de programar, e oferece o controle de todo um circuito, assim como todo microcontrolador.
Em comparação com o ESP8266, o arduino nano não oferece internet como a maioria da linha arduino. Mas seu pequeno tamanho dá a este microcontrolador vantagem em projetos específicos.
Como conectar o Esp8266 com o Arduino Nano?
Arduino nano e ESP8266 podem ser conectados em um mesmo módulo. No entanto, é necessário tomar cuidado com essa conexão. Muitos arduinos comercializados no mercado trabalham com uma tensão de 5v, já o ESP8266 trabalha com 3,3v.
Ou seja, conectá-los pode ser perigoso. Mas fique tranquilo que há pelo menos duas soluções para realizar a conexão. A primeira é utilizar um divisor de tensão. Mas atenção!
Essa prática não é recomendada por especialistas, sendo vista como pouco segura.
Já o modo mais seguro e recomendado para fazer a conexão é utilizar buffer não inversor. Assim você pode utilizar arduino e ESP8266 no mesmo módulo!
Como programar o Esp8266 com o Arduino Nano?
Uma das vantagens compartilhadas pelos dois dispositivos é que podem ser programados pelo mesmo software! O IDE arduino.
Para conseguir o software basta dar download no site oficial do arduino, e embora se chame arduino os dispositivos ESP também podem ser programados utilizando o aplicativo. Basta conectar o dispositivo no computador, acessá-lo via software e iniciar a programação!
Quais projetos podem ser feitos com o Esp8266 e Arduino Nano?
Existem diversos dispositivos e projetos que podem ser feitos com ESP8266. A imaginação é o único limite do programador! Entre os projetos mais incríveis podemos destacar:
● Sensores de movimento inteligente que tiram foto e enviam pela internet ao celular do usuário sempre que acionados;
● Mão robótica automática controlada a distância;
● Medidores de batimentos cardíacos;
● Luzes que reagem a som;
● Robô ilustrador automático.
● Utilizar o sistema PDV
Esses são alguns dos projetos mais incríveis que utilizam ESP8266 e arduino. Você também quer começar a criar seus projetos de robótica? Acesse a loja da Eletrogate, adquira o material e comece já a produzir protótipos em casa!