O seu desejo por doce não para de crescer? Então confira neste artigo de onde vem essa vontade de comer doce e conheça 3 práticas que ajudam a diminuir o consumo
Quem nunca decidiu que merecia comer um docinho no final do dia? Ou então sentiu vontade de comer algo mais doce após o almoço?
Realmente, resistir a um doce não é uma tarefa fácil, principalmente aqueles que vemos em confeitaria, superdecorados que parecem até estar nos chamando a consumir.
Mas, apesar de ser delicioso e até saudável comer doces na quantidade ideal, esse desejo pode fazer com que a gente consuma mais do que o necessário, o que acaba fazendo mal à saúde.
Por isso, neste artigo você vai entender melhor a origem dessa vontade por doce que temos e vai conferir algumas dicas para diminuir esse consumo de forma saudável.
Por que somos tão atraídos por doces?
Você já se perguntou de onde vem o desejo por tantos alimentos doces? Provavelmente pode ser devido ao gosto que o doce tem, que costuma ser mais agradável ao paladar.
Mas, na verdade, o desejo por doce vai muito além do sabor. Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, realizaram um estudo sobre os efeitos do açúcar no cérebro.
Como resultado, foi comprovado que o açúcar oferece uma sensação imensa de prazer no nosso cérebro, viciando esse órgão pelo sabor e gerando um ciclo em que o organismo parece “pedir” por mais doce.
E essa vontade pode aumentar de acordo com a nossa situação de vida, que pode fornecer diversos gatilhos para incitar o desejo pelo doce, como:
- situações de extremo estresse ou tristeza;
- pessoas com ansiedade;
- alterações nos hormônios;
- restrições alimentares.
Essas são apenas algumas situações que fazem com que o nosso cérebro peça por mais doce, já que ele precisa de momentos de prazer para aliviar a tensão.
O que o doce causa no organismo?
Todos nós sabemos que doce em excesso pode fazer mal à saúde. Esse alimento possui um alto índice glicêmico que, quando está em uma quantidade muito grande no nosso organismo, pode atrapalhar o funcionamento dele.
Isso pode desencadear doenças como obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares e até gordura no fígado.
Mas, apesar do lado negativo, o consumo do doce não é algo totalmente proibido, porque o alimento também pode fazer bem para o nosso organismo.
É a partir do açúcar nos doces que o nosso corpo tem a glicose, e ela pode ajudar no funcionamento do cérebro, dos rins e da retina. Além disso, ela também ajuda na proliferação das bactérias da flora intestinal, para o órgão funcionar corretamente.
Por fim, não podemos esquecer que o açúcar também tem muitos nutrientes, como potássio, sódio, ferro, fósforo, vitaminas do complexo B e diversos outros que fazem bem ao nosso organismo.
Sendo assim, se você tem um grande desejo por doces, saiba que não é preciso parar definitivamente esse consumo. Aqui só é preciso aprender a ter disciplina para controlar a quantidade consumida.
Como diminuir o consumo de doces?
Consumir menos doces no dia a dia pode ser uma tarefa difícil no começo, mas, a longo prazo, esse comportamento pode oferecer diversas vantagens para o seu organismo funcionar de modo equilibrado.
Sendo assim, separamos abaixo três dicas simples que ajudam a controlar melhor o consumo de doces na sua dieta.
Conheça os seus gatilhos
Mais acima no artigo, você viu que existem diversos motivadores que nos fazem pensar e desejar comer mais alimentos doces.
Sendo assim, um dos primeiros passos para você conseguir diminuir o consumo do doce é começar a se observar e perceber o que te motiva a comer mais doces.
Assim, ao perceber isso, você pode criar estratégias para não extrapolar o consumo quando algo que te engatilhe para comer o doce aconteça.
Pratique exercícios físicos
Todos sabemos que as atividades físicas trazem diversos benefícios para o corpo. Um deles é tornar o organismo mais sensível a alimentos doces.
Assim, nos dias que você treinar, correr ou realizar qualquer outro exercício, perceba que o seu corpo não estará mais com tanto desejo de comer doce.
Além disso, a prática de exercícios também faz com que sejam liberados hormônios relacionados ao prazer. Dessa forma, seu cérebro não vai mais ter a necessidade de buscar essa sensação no açúcar.
Busque doces mais saudáveis
Por fim, você sempre pode optar por consumir doces que sejam mais saudáveis e tenham um baixo teor de açúcar.
Assim, você pode tentar encontrar em supermercados, lojinhas ou confeitarias opções de doces que sejam light, diet ou zero açúcar.