Para ganhar autoridade dentro do seu segmento, se tornar referência e aumentar o número de vendas dos seus produtos, é preciso ter uma coisa fundamental: uma boa e sólida imagem da sua marca.
O branding de um negócio diz respeito a como ele se desenvolve e como as pessoas enxergam uma empresa, trabalhar a sua imagem também representa a sua visibilidade, afinal, muitas pessoas compram produtos só por conta da marca, quanto melhor você for dentro da sua área de atuação, maior a probabilidade de alcançar o sucesso.
Mas é claro que, você não deve “apenas” construir uma reputação, também é preciso saber divulgá-la para o público certo, pois não adianta oferecer serviços de manutenção de elevadores para residências que não possuem esse equipamento.
Sabemos que essa não é uma tarefa simples, então pensando nisso, no texto de hoje vamos te mostrar como trabalhar a imagem da sua marca e conseguir alcançar seu público alvo de forma assertiva, bora conferir? Então vamos lá!
Conheça o seu público-alvo
Para trabalhar melhor a imagem da sua marca e atingir seu público-alvo, a primeira coisa que você deve fazer é justamente conhecer o perfil dos seus consumidores, é preciso entender quem são as pessoas que consomem seus produtos e serviços, do que elas gostam, qual é o seu perfil, quais são suas preferências entre outros fatores.
Conhecer o público-alvo é o primeiro passo para saber o que as pessoas querem ver sobre sua marca, qual imagem elas esperam e como se conectar justamente com os usuários que são importantes para o seu negócio, além disso, conhecer o perfil de cada um, também ajuda, é claro, a chegar até eles.
Os clientes ajudam a construir uma empresa, e ter um perfil sólido relacionado a seus apoiadores é um dos caminhos mais claros tanto para conseguir consolidar sua imagem quanto para chegar até o público certo.
Defina os melhores canais de comunicação
Se você quer trabalhar a sua imagem ela precisa ser divulgada, e para isso, é necessário responder uma simples pergunta: onde irá fazer essa divulgação? Existem vários canais de comunicação, principalmente dentro do mundo online, onde as pessoas estão mais concentradas na atualidade.
Desta forma, é necessário escolher os ambientes mais adequados para promover a sua marca, afinal, esse requisito é tão importante quanto uma máquina de bordado e de costura para a realização da confecção de uniformes.
Portanto, identifique onde está seu público, o que ele gosta de consumir e entenda como alcançá-lo de forma eficaz, procure trabalhar melhor sua imagem justamente em canais populares, de fácil comunicação e que você possa expor melhor sobre sua empresa.
Saiba qual imagem deseja transmitir
O erro de muitas marcas na hora de trabalhar sua imagem é justamente não saber qual o estilo que ela deseja transmitir, a grande maioria não tem convicção daquilo que deseja, e essa indecisão, acaba afastando o público-alvo, então é preciso ter algumas certezas.
Saiba como quer falar com as pessoas, qual é o seu tom de voz, sua identidade visual e como quer que as pessoas vejam a sua corporação, define o estilo desejado, levando em consideração questões internas desde a fundação da empresa até mesmo a opinião e os olhares dos consumidores.
Tudo deve ser misturado como se estivesse em uma batedeira industrial para moldar a sua imagem, ter uma representação bem definida, saber exatamente as características do seu negócio e como você quer que as pessoas o vejam, não tenha dúvidas e seja firme em suas escolhas.
Divulgue os valores da sua empresa e evite entrar em polêmicas
Com uma imagem definida, você precisa também, trabalhar na divulgação dos seus valores e mostrar um pouco mais os objetivos, princípios e missões da sua empresa, faça esse contato mais direto com o público através de ações de marketing frequentes.
Procure divulgar aquilo que você pensa e tenha um posicionamento de marca consolidado, nunca se omita mas também evite entrar em polêmicas, procure não se envolver em assuntos delicados ou que podem denegrir a imagem do seu negócio.
Dessa forma, tenha cuidado com suas falas, seus conteúdos e sua abordagem com o cliente, e procure sempre estar blindando a sua imagem que lutou tanto para conquistar.
Produza conteúdos e mantenha o contato constante com o público
Trabalhar a sua imagem é uma tarefa constante e que deve ser feita com uma certa frequência, então procure sempre estar mantendo o contato com o seu público, para isso, produza conteúdos de forma frequente, envie newsletter, monte postagens nas redes sociais, e se mantenha ativo no diálogo com as pessoas.
Essa conversa frequente, ajuda na construção de um relacionamento mais duradouro, além do fortalecimento da imagem, também esteja aberto a receber feedbacks e filtre as informações relevantes para a melhoria da sua marca, como um exaustor centrífugo faz com o ar em um ambiente industrial.
Estabeleça um diálogo constante e é claro, esteja sempre se comunicando com seu público-alvo e fortalecendo a sua imagem. O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.