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Marketing

8 táticas para conquistar novos clientes

Toda empresa precisa investir em táticas para conquistar novos clientes, um trabalho importante para qualquer negócio que queira aumentar seus lucros, tornar seus produtos mais conhecidos e alcançar o sucesso.

Captar clientes nada mais é do que investir em táticas de atração para encontrar pessoas interessadas nos produtos e serviços oferecidos pela marca. Porém, para funcionar, esse processo depende de muito planejamento e um bom direcionamento.

Alguns gestores e empreendedores acham que para conquistar os consumidores é necessário investir em todo tipo de ação, o que não é verdade. O primeiro passo é conhecer o público-alvo do negócio para aí sim definir o que fazer.

Quando a companhia entende sua audiência, sabe quais são as melhores estratégias para trabalhar e de que maneira abordar o público. Se a marca sabe com quem está falando, fica mais fácil escolher os argumentos certos.

A internet possui diversos canais que ajudam nesse sentido, visto que muitos deles ajudam a promover um relacionamento positivo com o consumidor. Mas antes de implementar qualquer ação, é necessário conhecer um pouco mais sobre o assunto.

A marca precisa saber quais são as principais táticas para conquistar novos clientes e a importância de investir nessa prática.

Dicas para atrair os consumidores

O mercado está cada vez mais competitivo e as pessoas podem comprar qualquer tipo de solução com diferentes marcas. Elas escolhem as companhias que sabem se destacar, ou seja, as que conseguem atrair clientes.

Com o avanço da tecnologia e a popularização da internet, ficou muito mais fácil fazer isso, e algumas das principais estratégias são:

1. Conhecer o perfil dos clientes

Para captar clientes novos, primeiro é necessário conhecer o perfil do público que o negócio deseja impactar. A melhor forma de fazer isso é por meio de uma análise de mercado.

Um fabricante de totem de exposição deve saber a região dessas pessoas, seus hábitos de consumo, os assuntos pelos quais se interessam e que estejam relacionados com o seu segmento, suas necessidades e seus objetivos.

Essas e outras perguntas ajudam a conhecer o perfil de clientes e vão embasar as estratégias de marketing e vendas.

2. Saber usar as redes sociais

As redes sociais são ótimas plataformas para atrair as pessoas, visto que servem como canais de atendimento e plataformas de divulgação e interação.

Justamente por isso, interagir é fator primordial para o sucesso, tanto na hora de vender produtos e serviços, quanto na hora de responder os seguidores, divulgar ofertas, entre outras possibilidades.

A marca precisa se envolver com o público, solucionar suas dúvidas, resolver problemas e conversar com as pessoas. É assim que vai estabelecer sua presença, criar uma marca de confiança e despertar o interesse.

3. Fazer parcerias

Uma escola de aula de canto lírico pode fazer parcerias com empresas que possuem uma base de clientes semelhantes, como no caso de uma loja de instrumentos musicais.

Eles não são concorrentes diretos, mas podem se ajudar em diversas estratégias. O propósito dessa parceria é criar ações, como no caso de descontos e promoções, para direcionar empreendimentos parceiros e estabelecer uma boa relação.

4. Oferecer brindes

Muitas pessoas gostam de experimentar amostras de produtos em supermercados e compram coisas que não estavam na lista. Também existem consumidores que compram para ganhar brindes.

A organização oferece algo de graça porque isso abre as possibilidades de compras, portanto, os brindes devem ser vistos como um investimento e que ainda melhora o relacionamento com os consumidores.

5. Criar um perfil no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma excelente ferramenta de marketing de busca que as empresas podem usar. Ele é totalmente gratuito e ajuda a alcançar consumidores que estão mais perto do estabelecimento.

Quando alguém pesquisa algum produto no Google, como adesivo de chão personalizado, o buscador prioriza empresas que estejam próximas do usuário, e é com base no perfil do Google Meu Negócio que ele faz isso.

Para os consumidores, vale muito a pena encontrar estabelecimentos na região onde estão e para os negócios é uma forma de atrair essas pessoas e aumentar suas vendas.

6. Valorizar clientes antigos

Vale a pena reforçar o relacionamento com quem já é cliente para conquistar clientes novos. Isso acontece porque quem tem uma boa experiência fala bem sobre a marca com outras pessoas, favorecendo a propaganda boca a boca.

A companhia deve se aproximar de quem já compra com ela, oferecendo descontos, programas de fidelidade, entre outras ações.

Os negócios que atuam com serviços recorrentes podem oferecer vantagens adicionais e incrementar o pacote contratado. É possível fazer isso durante datas comemorativas, como:

  • Natal;
  • Black Friday;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Pais.

Durante esses períodos, uma clínica de cardiologista para cachorro pode oferecer bônus especiais e mostrar que seus clientes são importantes para ela.

7. Investir em estratégias omnichannel

Hoje em dia, as empresas precisam estar onde seus clientes estão e uma das melhores formas de fazer isso é por meio de uma estratégia omnichannel.

As pessoas interagem e compram de diversas maneiras, escolhendo os canais mais convenientes para elas, como loja física, site, aplicativo de mensagem, telefone e assim por diante.

Oferecer todas essas possibilidades é possível por meio de uma estratégia omnichannel e tudo o que o negócio precisa fazer é compreender os pontos da jornada de compra de seus clientes para criar engajamento em cada etapa.

Ao fazer isso, a companhia cria uma experiência única de consumo e os clientes são bem atendidos em qualquer canal.

8. Criar promoções para novos clientes

As promoções, sem dúvidas, são as melhores estratégias para atrair clientes e a marca pode usar esse recurso sempre que houver necessidade.

Um fabricante de cobertura de vidro pode oferecer ofertas especiais para clientes novos e disponibilizar descontos progressivos para aqueles que não compram há algum tempo.

No entanto, além de colocar todas essas estratégias em ação, é fundamental analisar os resultados trazidos por elas e observar o comportamento de compra dos clientes.

Com isso, fica muito mais fácil direcionar as ações e trabalhar as estratégias para fidelizar clientes e fazer com que comprem mais vezes.

Importância de conquistar clientes novos

Atrair clientes é muito importante para a saúde financeira da empresa, só que o comportamento do consumidor moderno está mudando o tempo todo e se o negócio se concentrar apenas em quem já compra com ele pode perder espaço no mercado.

Todas as organizações precisam ter controle sobre o mercado em que atuam para evitar que seus clientes atuais procurem os concorrentes, mas os clientes novos enxergam motivos para começar a comprar com a marca.

Dentro de um fabricante de rede para cobertura de campo society, é crucial que haja um equilíbrio entre a fidelização e as estratégias de captura para que a corporação seja sustentável.

Com isso, qualquer crise pode ser enfrentada com mais facilidade e a organização mostra uma imagem mais confiável.

Hoje em dia, muito se fala sobre a necessidade de fidelizar clientes e, de fato, esse processo é muito importante, independentemente do porte ou segmento da organização.

A fidelização poupa investimentos, visto que quando os clientes já estão fidelizados se tornam verdadeiros seguidores da companhia.

Devido à sua relação de confiança com a empresa, consomem mais vezes os produtos e serviços e se tornam parte das estratégias de marketing.

Por exemplo, uma pessoa que teve uma boa experiência com uma empresa de inspeção veicular Osasco vai falar bem dela para seus amigos e familiares, portanto, investir em fidelização também é investir na captação de novos clientes.

Entretanto, mesmo que a fidelização esteja em alta e seja fundamental para qualquer empresa, as ações diretas para conquistar os consumidores não devem ser negligenciadas, afinal, elas vão expandir o negócio.

Tendo isso em vista, é essencial encontrar o ponto de equilíbrio entre captação e fidelização para manter a carteira de clientes, evitar as taxas de churn e aumentar a quantidade de pessoas que compram e confiam na marca.

Tantos clientes novos quantos clientes mais antigos de uma prestadora de serviços terceirizados de manutenção predial vão se sentir satisfeitos e isso melhora a imagem da marca no mercado.

Considerações finais

Para qualquer negócio, conquistar clientes novos é sinônimo de aumentar os lucros e as vendas, existem diversas estratégias que podem ser usadas com esse propósito.

Mesmo que a fidelização seja crucial, é preciso fazer parte das ações da companhia, conquistar clientes novos continua sendo uma ação válida e importante para a expansão da marca.

Com as dicas mostradas neste artigo, vai ficar muito mais fácil chamar a atenção dos consumidores, mostrar o valor dos produtos e serviços e convencê-los a comprar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.