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Marketing médico: 6 motivos para investir

O marketing é um campo muito vasto que pode atender os mais diversos nichos, como a área da saúde. Ajudando a atrair pacientes, melhorar o posicionamento de clínicas e profissionais, o marketing médico é uma tendência que tem conquistado o mercado. 

Repleto de ferramentas que ajudam a divulgar os tratamentos de maneira consciente e dentro das regras do Conselho Federal de Medicina (CFM), esse nicho traz uma série de vantagens para quem o utiliza e também para os próprios pacientes.

Nessa área, diversos recursos de divulgação são adaptados, como fotos de publicidade e propaganda, por exemplo, levando os profissionais de saúde a estarem presente com mais força em um mercado que possui uma grande concorrência. 

O que é marketing médico? 

Todo produto precisa contar com as ferramentas do marketing para atingir o seu público-alvo e se tornar ainda mais conhecido no mercado. 

Essas ferramentas difundem suas características e vantagens para quem precisa preencher suas necessidades. E o marketing médico não é diferente. 

Com o objetivo de deixar mais exposto para o grande público o serviço de um profissional de saúde ou de uma clínica, ele utiliza os mais variados conjuntos de propagação para melhorar a imagem do médico e para otimizar a relação dele com os seus pacientes. 

E é por isso que essa área tem se tornado cada vez mais procurada, pois ela utiliza estratégias de marketing de forma personalizada para o campo e que também seguem as regras impostas pelo CFM, que regulamenta a profissão. 

Mas isso não impede que o marketing médico funcione de maneira assertiva, assim como aquele tipo de divulgação voltada para produtos que não são complexos, como aluguel de sala comercial para alugar por hora.

Dentro dos limites estabelecidos, esse campo ajuda a agregar valor ao atendimento, além de melhorar a experiência do paciente dentro das clínicas, de forma que ele propague esse momento para outras pessoas, gerando a divulgação de maneira orgânica. 

Fazendo uso das mais diversas ferramentas, dentro do marketing médico é possível encontrar produção de conteúdo, captação de imagens, dual mídia ooh, copywriting, desenvolvimento de identidade visual, análise de mercado e de perfil, e muitos outros. 

Tudo isso, quando implementado da maneira correta, faz o profissional ou clínica crescer dentro do mercado e se destacar dos demais, criando a sua própria imagem com elementos individuais e que são muito atrativos para os pacientes que buscam por diferenciação. 

E quando esses profissionais atuam especificamente no nicho da beleza, como dermatologia e cirurgia plástica, ter uma boa imagem na internet é crucial para atrair ainda mais o público-alvo e também para se tornar uma autoridade no assunto. 

Repleto de benefícios, o marketing médico é uma nova linha de atuação que surgiu com o intuito de unir a comunicação e medicina, campos que parecem ser distintos e distantes, mas que, quando andam juntos, promovem grandes resultados para o mercado. 

E, apesar de não serem muito citados dentro do próprio curso de medicina, essas duas áreas têm ganhado a atenção dos mais diversos profissionais que desejam crescer ainda mais na carreira. 

Motivos para investir no marketing médico 

Extremamente importante para a jornada do paciente, o marketing médico trabalha variados tópicos de atendimento, todos com o intuito de gerar uma experiência humanizada, única e com bons resultados. 

Assim, ele pensa na importância de cada objeto nessa jornada, desde comodato máquina café para oferecer um menu ao paciente que espera pela sua vez de ser atendido, até nas condições especiais que serão ofertadas pelos profissionais em determinadas épocas. 

Outro ponto que esse tipo de marketing trabalha é o posicionamento do profissional dentro da internet. Se ele é fácil de ser localizado pelas buscas do Google, como anda a sua imagem nas redes sociais, se existem críticas sem respostas e se possui boas fotos.

Ele trabalha muito o perfil do profissional no Google Meu Negócio, por exemplo, uma plataforma em que o empreendedor ganha destaque e pode ser encontrado facilmente por quem procura os serviços necessários. 

Esses elementos citados acima são importantes para que o cliente seja cativado e tenha interesse em agendar uma consulta para suprir as suas necessidades. Muito mais que oferecer amostra de produtos grátis, o marketing médico pensa na vivência em geral. 

E é justamente por isso que ele promove uma série de vantagens para quem passa a colocá-lo em prática. 

Indo mais a fundo que a questão da propaganda em si, o marketing médico gera valores financeiros também para o profissional. Os principais motivos para investir nessa estratégia são:

  • Novos pacientes;
  • Melhor experiência do paciente;
  • Personalização da marca;
  • Referência da marca;
  • Maior fidelização;
  • Custo-benefício. 

Os motivos listados trazem uma série de vantagens que fazem com que o médico e a sua clínica se fortaleçam no ramo, tornando-se uma referência no nicho em que atuam.

  1. Novos pacientes 

Um dos grandes benefícios do marketing médico é que ele torna o processo de atração dos pacientes mais fluido e natural, conseguindo conquistar um grande público que passa a procurar pelos serviços prestados pelo profissional de saúde. 

Essa conquista ocorre pela forma que o paciente é atendido já no meio virtual, como por mensagens ou em redes sociais e também por meio da produção de conteúdo, como vídeos, postagens em blogs, imagens, podcast e e-mail marketing. 

Ele aplica os recursos de forma humanizada, chamando a atenção de quem deseja cuidar da saúde com um bom profissional. 

  1. Melhor experiência do paciente 

É muito comum encontrar pessoas que precisaram de atendimento e vivenciaram uma péssima experiência, em que foram tratados de forma desatenta e sem zelo. E quando um paciente chega a uma clínica, eles procuram exatamente pelo contrário. 

Além do profissional ser pontual, ele precisa criar todo um ambiente de conforto para que aquele paciente saia de lá encantado. Esses recursos podem ser um bom cardápio, cadeira de massagem, conteúdo para consumir no local e brindes em sacos pouch, por exemplo. 

Só dessa forma é possível gerar encantamento no cliente, de forma que ele se sinta confortável em estar naquele ambiente e queira voltar para dar continuidade no seu cuidado com a saúde. 

  1. Personalização da marca 

Para que um médico ou clínica consiga se destacar no mercado, ele precisa, antes de tudo, definir qual será o seu diferencial e qual será a sua marca, de maneira que ele seja reconhecido em qualquer lugar. 

O marketing médico faz um estudo aprofundado da carreira do profissional, levando em conta o mercado em que ele está inserido, seus concorrentes e público-alvo, desenvolvendo em seguida os pontos que irão construir a sua imagem. 

Além disso, o nicho ainda dá dicas de como melhorar o espaço físico de atendimento, encontrando os erros de decoração, objetos que não são necessários, automatização de itens, como portaria eletronica remota, paleta de cores, uniforme e outras características. 

  1. Referência da marca

Se posicionando de forma correta no mercado, a marca, que é o profissional, se destaca das demais tornando-se referência no seu bom atendimento, bons processos e boa experiência no geral, que faz com que outros pacientes procurem por ela. 

Outro ponto é que o marketing médico agrega valor por meio de produtos que realmente o cliente tem interesse, não apenas anúncios para divulgar os serviços. Assim, o paciente passa a confiar mais na marca, querendo ser atendido por ela. 

  1. Maior fidelização 

Quando há a criação de conexão entre paciente e médico, um grande benefício surge, a fidelização. Ou seja, esse cliente passa apenas a consumir apenas aquele produto, se afastando da concorrência no geral. 

Essa situação é muito positiva, principalmente quando colocada em números, pois gera um maior faturamento para a empresa. Além disso, ainda há a questão da indicação de forma orgânica, levando outras pessoas a procurarem pelo trabalho da clínica. 

  1. Custo-benefício

Para finalizar, o médico ainda passa a ter bons lucros por meio do marketing médico, que trabalha com afinco para que ocorra uma melhora do seu posicionamento no mercado. 

Sendo um bom investimento, esse tipo de marketing estimula a criação de receita, promovendo grandes benefícios futuramente para o empreendimento. 

É como colocar uma tela de proteção para portão, objeto que gera segurança para quem está do lado de dentro, os benefícios vão surgindo com o passar do tempo. 

Considerações finais

O marketing médico surgiu com o objetivo de unir duas vertentes que podem até parecer muito diferentes, mas que quando trabalhadas em parceria, geram grandes vantagens econômicas e também de imagem. 

Melhorando a forma que o médico age dentro do mercado, esse nicho pensa em todos os elementos necessários para que o paciente tenha uma boa vivência dentro da clínica e para que o médico encontre a sua voz em um campo repleto de outros profissionais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.