Sua história é uma das coisas que torna sua marca única no mercado. O storytelling nada mais é do que a estratégia utilizada para contá-las, com o uso de personagens, ambientes e conflitos capazes de induzir o público emocionalmente.
Além disso, essa técnica ajuda a divulgar o seu negócio e vender seus serviços de forma indireta, através de diferentes veículos de comunicação. Para saber como utilizar o storytelling em sua empresa, confira as 5 dicas logo abaixo.
1. Reúna informações sobre o seu produto
O primeiro passo para construir sua história é coletar o máximo de informações possível sobre o seu negócio. Pesquise as visões da sua empresa, o processo de construção, datas importantes e outros aspectos.
Por exemplo, em uma indústria que fornece sistemas de tratamento de ar comprimido, é necessário que você colete todas as informações valiosas (aquelas que economizam tempo e dinheiro) sobre a funcionalidade, utilidade e eficiência de um filtro coalescente.
Esse conteúdo será a base de uma narrativa que se torna autêntica e original, engajando o público com sua marca. Portanto, esses dados servirão de referência para diversos meios de comunicação.
2. Concentre-se no enfoque
Um aspecto importante no desenvolvimento de sua narrativa está relacionado a como você usa as informações para tornar suas histórias mais dinâmicas. Afinal, uma empresa é uma equipe e sentir-se parte dela é o que faz as pessoas se aproximarem da sua marca.
Pensando nisso, uma assessoria de festas e eventos, aplicará a estratégia de storytelling para oferecer seus serviços de forma diferenciada que interaja com seu público-alvo. Veja o exemplo a seguir:
O casamento é um dos momentos mais felizes da vida de uma pessoa, não é mesmo? Mas para os convidados, essa sensação fica reservada para a chegada do buffet, com aquelas variedades de comida, que estão expostas no vidro termoelétrico prontas para serem degustadas.
Com isso, ao utilizar o storytelling nas narrativas de seu empreendimento, deixe claro as motivações dos personagens, suas ideias e as contribuições dos envolvidos para chegar a um desfecho.
Use isso a seu favor, para despertar o interesse do usuário no que está tentando passar, atraindo a atenção dele, será mais fácil fazer com que ele entenda o que está falando e assim, se ligar em sua marca.
3. Atenha-se à mensagem em diferentes mídias
Além de contar histórias convincentes, você precisa saber recontá-las em diferentes formatos. Por isso, independentemente do meio escolhido para transmitir a mensagem, seja por texto, vídeo ou áudio, é importante ser objetivo e focar nas partes relevantes da narrativa.
Se seu storytelling está falando sobre o uso de uma mangueira de incêndio, por exemplo, pode criar uma história, falando a importância dela, como pode ser utilizada, seus modelos, a forma correta de armazenamento e quais os riscos de não ter uma, em uma situação de fogo.
4. Dê continuidade em suas histórias
Um bom contador de histórias sabe cativar o público tanto com um bom assunto para sua história quanto no ritmo da narrativa. Criar momentos de tensão, reviravoltas são importantes para marcar os momentos e fazer com que as pessoas se identifiquem. Afinal, para uma história ser cativante, precisa ter seus momentos de tensão para que o leitor fique curioso sobre o que acontece em seguida.
5. Crie um conflito
O conflito no processo de como fazer o storytelling é o gatilho que conduzirá todo o andamento da história. Dessa forma, se sua marca trabalha com um produto ou serviço, há um conflito ou tensão que torna necessário resolver a situação.
Para tornar este conceito mais claro, vejamos um exemplo. Para que o soldador faça seu trabalho, ele precisa de uma máquina, pode ser que ele não tenha ela no momento, mas ele pode resolver isso, fazendo o aluguel de máquina de solda.
Vantagem do Storytelling
O storytelling é especialmente útil para marcas, que podem usar histórias para criar um senso de identificação com os seus consumidores. As histórias também são uma ótima maneira de destacar os valores da marca e de mostrar como ela se diferencia da concorrência.
Ao contar uma história, é importante lembrar que ela precisa ter um objetivo. Tudo na história deve estar ligado à mensagem que você quer transmitir. Além disso, as histórias precisam ser interessantes e envolventes.
Por fim, lembre-se de que as pessoas se identificam mais com personagens relacionáveis do que com marcas. Seja autêntico e crie personagens que as pessoas possam se identificar. Assim, sua história terá mais impacto e fará com que as pessoas se lembrem da sua marca por muito tempo.
Essas foram algumas dicas de como usar o storytelling na sua empresa e serviços. Agora você está pronto para contar sua história. O que achou do texto de hoje? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!