Limitar o orçamento é essencial, assim como saber o que você realmente precisa
Fazer compras em bazares e brechós é uma forma de economizar e encontrar produtos em boas condições de uso. Apesar de oferecerem coleções antigas, os preços são bem abaixo em comparação ao das lojas tradicionais.
Como a moda é cíclica, levar para casa calças, sapatos ou bolsas grandes de bazar pode ser um investimento incrível. Está pensando em renovar a casa ou o guarda-roupa com itens usados? Confira as dicas para comprar com consciência.
- Estude seu guarda-roupa antes de ir às compras
Se a ideia é renovar ou complementar o guarda-roupa, antes de ir ao bazar você precisa conhecer as peças que já possui. Abra o armário, tire tudo de dentro e veja quais roupas estão sem par ou precisam de um complemento.
Além disso, vale observar quais itens você não possui, mas seria interessante ter para combinar com seu estilo.
- Tome cuidado com a compra por impulso
O ambiente repleto de preços baixos e produtos interessantes é propício para a compra por impulso. Ainda assim, respire fundo e não leve para casa coisas que você não precisa.
A dica 1 pode te ajudar nisso, no caso das roupas, pois você sabe exatamente do que precisa. Por mais tentador que seja o desconto, vá com calma e analise se vai mesmo levar o item.
- Estabeleça um limite de gastos
Quanto você pode gastar? Por mais que o bazar ofereça preços baixos, não dá para deixar todo o salário do mês ali. Confira suas finanças e veja o quanto pode investir sem interferir no restante das contas.
Anote o valor no celular e leve a calculadora com você. Enquanto garimpa os produtos, vá somando os valores. Passou um pouco do limite, faça trocas ou devolva algo.
- Confira a qualidade e a validade dos itens
Enquanto está no bazar confira a qualidade e a validade dos produtos. Em alguns casos, são vendidos itens perecíveis ou alimentos que, por não terem saída, são encontrados por preços mais em conta, como acontece no bazar dos supermercados.
Nos brechós e locais que revendem móveis, eletrodomésticos e roupas usadas o foco está na qualidade e durabilidade. A peça tem alguma avaria? O zíper funciona? O celular ainda oferece atualização de software ou tem memória suficiente para os aplicativos?
- Saiba quais cores estão em falta na sua casa
Quais são as cores que quase não aparecem no seu guarda-roupa? E na decoração da casa? Dê uma olhada em tudo o que você já tem e veja quais tons precisam entrar para trazer mudança aos ambientes — ou ao seu estilo.
Ao chegar no bazar vá direto para essas cores. Foque nelas e, se achar necessário, traga também peças de tons mais neutros.
- Tire fotos de roupas que você tem e precisam de um par
Sabe aquela camiseta e aquela saia que você amou na loja, mas nunca usou por não encontrar nada que combinasse com elas? Chegou a hora de buscar um par e tirar essas roupas do armário.
Para não errar, fotografe as peças e vá com seu celular. No bazar, ao encontrar algo que combina, abra a foto e tente imaginar como as duas peças ficariam juntas. Não gostou do resultado? Deixe de lado e siga para a próxima escolha.
- Pegue o que gostar e garimpe depois
Chegou o grande dia de visitar o bazar. Quando entrar, pegue tudo o que chamar sua atenção. Notou que está com umas seis ou sete peças nas mãos? Pare por um momento e garimpe o que realmente vai levar. Aqui você observa preços, combinações e todas as outras dicas acima.
Das peças que ficaram, anote os preços e comece a descontar do seu orçamento separado para a ocasião. Repita o processo até esgotar as possibilidades ou o dinheiro disponível.