Marketing

5 erros comuns no marketing digital

O marketing digital está se tornando cada vez mais importante para as empresas. No entanto, ainda há muitos erros comuns cometidos por empresas que estão iniciando suas campanhas.

Neste artigo, vamos abordar alguns dos principais erros, e algumas dicas para evitá-los, continue a leitura!

Não definir objetivos;

Muitos dos erros mais comuns cometidos no marketing digital estão relacionados a não definir objetivos claros e alcançáveis. Isso dificulta ter sucesso porque você não pode avaliar se seus esforços estão trazendo resultados positivos.

Ignorar a definição de metas também impede que você saiba quais estratégias funcionam melhor para o seu negócio. Alinhe o seu plano de marketing aos objetivos de negócio e invista em soluções eficientes como, por exemplo, o aluguel de empilhadeira para facilitar as entregas e reduzir custos. Ambos os investimentos são essenciais para quem quer ter sucesso.

Não conhecer o seu público-alvo;

Se você não sabe quem é o seu público, quais são as necessidades deste público e como atendê-las, então você não conseguirá alcançar os resultados desejados. Uma boa maneira de conhecê-lo é criar um perfil detalhado.

Conheça detalhes como:

  • Idade;
  • Interesses e hobbies;
  • Qual a sua rotina?
  • O que ele procura? 
  • Principais redes sociais que ele usa;

Isso inclui desde jogos, ângulos de abordagem e mudanças de tom de voz até necessidades específicas do seu público em relação às suas soluções. Ao conhecer sua persona, suas campanhas poderão estar direcionadas para o público ideal e, dessa forma, garantir um melhor resultado.

Conhecer o seu público-alvo é uma das principais estratégias voltadas para campanhas de vendas. Não adianta tentar vender uma paleteira manual para um comércio se ele não precisa ou precisará disso futuramente. Verifique se há necessidade ou se eles vão expandir o estoque, por exemplo. Isso irá garantir uma venda bem-sucedida.

Ignorar o poder da experiência do usuário;

Ignorar o poder da experiência do usuário é uma das maiores armadilhas que um profissional de marketing deve evitar. Esse erro é muitas vezes cometido ao tentar vender produtos baseados apenas em vitrines de produtos e páginas de descrição de produtos. Essa abordagem não dá aos usuários uma ideia precisa do que comprar.

Por exemplo, embora a vitrine de produtos destaque o que o usuário está procurando, ela não oferece as informações necessárias para decidir, como a personalização de um carrinho de carga virtual, recomendações de outros clientes, comentários de produtos específicos etc. Uma experiência de usuário mais envolvente ajudará os usuários a entender quais produtos eles realmente precisam.

Criar anúncios irritantes e interrompidos;

Os erros comuns no marketing digital podem machucar sua marca e resultar em números negativos para sua empresa. Uma dessas falhas é criar anúncios irritantes, facilmente ignorados e interrompidos.

Por exemplo, anúncios invasivos, anúncios que bloqueiam partes da página, muitos pop-ups na tela e outras práticas que atrapalham a navegação dos usuários definitivamente incomodaram e farão com que eles não comprem mais de seus produtos.

Um bom anúncio é que sejam visualmente interessantes e relevantes para o público-alvo. É importante lembrar de que estes anúncios não devem ser estúpidos nem entediantes. Devem trabalhar para atrair os usuários e torná-los cientes de seus produtos como a dobra de chapa ou serviços.

Por fim, também é importante lembrar que esses anúncios devem ser o mais direto possível e que eles não devem interromper a experiência do usuário, CTAS podem ser interessantes, mas não a cada clique do usuário. Configurando seus anúncios desta maneira, você criará uma experiência de usuário satisfatória e, como resultado, aumentará suas vendas.

Não monitorar os resultados.

Não medir ou monitorar o desempenho dos seus esforços em marketing digital é um grande erro. Você pode estar investindo em conteúdo, publicidade e publicações em mídias sociais, mas se não medir os resultados, não saberá se está obtendo um retorno positivo. Se você não está monitorando, não saberá quais tipos de conteúdo resultam em leads, vendas ou outros resultados.

Levando isso em consideração, é importante monitorar os resultados de suas campanhas de marketing digital para constatar a eficácia de suas estratégias. Utilize ferramentas para acompanhar os resultados de conversão, preços de aquisição de leads, fluxo de tráfego, taxa de rejeição, impressões, títulos clicados, etc. Analise os dados e use-os para melhorar seus esforços de marketing digital.

Agora que você sabe quais são os 5 erros comuns no marketing digital, é importante que você tome cuidado para não cometer nenhum deles em sua estratégia ou saiba como corrigi-los caso aconteça. 

Lembre-se de que o marketing digital requer dedicação e planejamento, e que os erros podem custar caro para sua empresa. Por isso, é essencial contar com a ajuda de profissionais qualificados para garantir o sucesso de suas campanhas.

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Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.