Montar o seu próprio jardim é uma das tarefas mais divertidas e empolgantes podendo até mesmo se tornar um hobbie, fornecendo um contato muito mais próximo com a natureza e fazendo com que a pessoa deixe de lado a visão cinza e poluída e abrace algo muito mais verde e sustentável.
Possuir um jardim em casa possui vários benefícios diferentes, além da clara valorização do ambiente deixando sua área muito mais verde e colorida, adotar essa estratégia ainda ajuda a umidificar o ar, diminuir as alergias, reduzir o estresse, inspirar criatividade e produtividade e até mesmo melhorar o seu sono.
Após um dia cansativo atuando com a resina epóxi para piso, não existe nada mais relaxante do que chegar em casa e desfrutar do seu lindo jardim presente dentro da área externa, mas para que ele seja realmente bonito e funcional, é crucial fazer a escolha certa de plantas.
Se você quer um jardim completo, bonito e atrativo, é necessário fazer as escolhas certas, pensando nisso, no texto de hoje nós separamos 5 dicas de como escolher plantas adequadas para o seu jardim e fazer com que a sua área externa seja de fato, linda e funcional, bora conferir? Então vamos lá!
- Defina o estilo do seu jardim
O primeiro passo para começar a escolher as melhores plantas para o seu jardim é definir justamente qual estilo irá aplicar dentro dele, a temática escolhida será o guia para que você escolha todo o seu design e funcionamento, então é preciso selecionar com sabedoria.
Entre os estilos mais famosos de jardim, temos o japonês, o francês, o italiano e o tropical, existe também a possibilidade de você criar o seu próprio estilo criando o seu jardim e dispondo os elementos de acordo com o que acha mais adequado.
Defina o seu estilo, saiba onde vai colocar cada coisa, seja cuidadoso e detalhista nas suas escolhas e tenha essa definição antes de colocar a mão na massa, é preciso compreender se prefere um jardim mais colorido ou até mesmo um que possua uma pequena horta.
Tudo vai depender do seu gosto e daquilo que quer, o tamanho seria um jardim grande ou pequeno? Com mais flores ou plantas? Quer algo que necessite de mais cuidado ou atue de forma mais independente? Precisará de algo adicional no jardim como uma ventosa de borracha? Tudo deve ser colocado na balança durante sua escolha.
- Conheça melhor os tipos de plantas
Com o estilo do jardim pré definido, é hora de conhecer melhor quais os tipos de plantas existentes e acredite, existem várias, uma mais bonita que a outra. Vale ressaltar que alguns tipos são específicos e se dão melhor na parte externa da casa, sendo assim, aproveitá-las é a melhor saída para enfeitar e encantar o seu jardim.
Se você procura plantas resistentes ao sol e mora em uma área muito seca, procure conhecer mais sobre cactos e suculentas, já se optou por adotar um estilo de jardim vertical, conheça a peperômia e o tostão, para uma área mais chuvosa, recomendamos as moreias e a primavera.
Para um jardim pequeno, o que melhor se adapta são os buxinhos e a lança-de-São-Jorge, já um jardim de inverno combina bem as samambaias e as orquídeas, também é necessário ficar de olho onde cada planta será colocada.
Em muros e paredes recomendamos as trepadeiras, já na criação de profundidade é sempre importante escolher os arbustos e em canteiros as “forrações” são as ideias. Como falamos, procure definir o seu estilo e pesquise os tipos de plantas existentes dentro dele, se aperfeiçoe bastante no tema e faça uma pesquisa aprofundada antes de tomar qualquer decisão.
- Leve em conta a localização
A localização do seu jardim é outro fator chave na hora de selecionar as melhores e mais adequadas plantas, afinal, você precisa ter bem definido qual espaço da sua área externa será instalado o seu jardim, se possui um carregador de bateria para gerador que ocupa um grande espaço, é preciso reduzi-lo e ver onde ele se encaixa melhor.
Dependendo do tamanho do jardim, algumas plantas podem ou não encaixar dentro dele, existem algumas que tem um tamanho menor já outras muito grandes podem ficar de fora, além disso, é necessário que seu jardim tenha um espaço com pouca circulação de pessoas, para não ter problema de ser pisoteado, ninguém quer ver as plantinhas morrerem de forma precoce, concorda?
Também é crucial observar os espaços que mais batem sol e até mesmo a relação do solo para o cultivo de determinadas plantas, a sombra também deve ser adicionada na equação, tire um dia para observar esses detalhes como as horas que o sol aparece, os espaços com mais sombras e verifique se o solo é ideal.
Lembre-se, cada planta tem suas próprias características de acordo com essas questões ambientais, definir o espaço auxilia na escolha das plantas para que elas se adaptem melhor aquilo que você deseja e também o que é proposto.
- Aposte na quantidade e na qualidade
Agora que você já tem uma ideia melhor do tipo de planta irá acrescentar no seu jardim de acordo com tudo que falamos até agora, esse é o momento de levar alguns detalhes em consideração, o primeiro deles é na quantidade de plantas que serão adicionadas.
Caso você tenha um jardim pequeno, opte por colocar menos plantas mas com uma qualidade maior, talvez seja indicado selecionar 3 espécies adquirindo cerca de 3 exemplares de cada, isso já te trará 9 plantinhas que começam no seu jardim e podem se ampliar em um futuro próximo.
Já para um jardim maior procure por plantas maiores, que ocupem uma grande área e até mesmo em uma boa quantidade, o volume aqui começa a ser relevante , então mescle quantidade com qualidade.
Se atente sempre em definir suas espécies e não compre apenas uma de cada, monte um jardim com algumas variedades, mas sempre repetindo aquelas escolhidas.
- Use muito bem as cores
Por mais funcional que seja o seu jardim, ele também deve acima de tudo, ser bem colorido e apresentar um tom diferente para a sua área externa, diferente de um etiqueta para congelados que o importante é as suas informações, aqui no jardim a parte estética também é prioritária.
Dessa forma, por mais que o seu estilo de jardim tenha sido algo mais sóbrio, tente ter um tom um pouco colorido para dar vida aquele espaço, é claro que você não irá criar um arco-íris, mas é sempre bom ter algumas opções de cores.
Selecione cerca de duas ou no máximo três cores diferentes além do verde para se estabelecerem na composição do seu jardim, cores quentes como amarelo, vermelho e laranja podem trazer uma energia mais vibrante, enquanto cores frias como roxo, azul e lilás podem gerar conforto e até mesmo amplitude de espaço.
Verifique o que se encaixa melhor de acordo com seu gosto pessoal e faça as suas escolhas sem exageros, entenda o que se enquadra melhor e coloque a mão na massa.
Preparado para escolher as melhores plantas para o seu jardim? Leve em consideração tudo que falamos acima, separe sua luva e sua pá e coloque a mão na terra!
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.