Conheça os principais ativos aliados no rejuvenescimento da pele e saiba como utilizá-los
O envelhecimento é um processo natural e faz parte do ciclo da vida. Porém, esse processo pode ter a sua velocidade acelerada ou reduzida a depender dos fatores associados, como os genéticos, os ambientais e os comportamentais.
Tanto a pele quanto as unhas e os cabelos são afetados pela ação do tempo, por isso, o mercado oferece cremes, suplementos, nutricosméticos para os cabelos e outros produtos que são aliados no combate ao envelhecimento.
Quando se fala em rejuvenescimento da pele, há quatro ativos que podem fazer toda diferença no retardamento do envelhecimento: ácido hialurônico, peptídeos, vitamina B3 e vitamina C.
- Ácido hialurônico
O ácido hialurônico é uma molécula capaz de reter uma grande quantidade de água. Com isso, essa substância ajuda a manter a pele firme, lisa e hidratada. Não é por acaso que ela é amplamente utilizada em produtos que têm o objetivo de reduzir as rugas e as linhas de expressão.
A pele hidratada fica mais protegida das agressões externas que são responsáveis pelo aceleramento do envelhecimento. Por isso, usar dermocosméticos à base de ácido hialurônico ajuda na manutenção da hidratação e na proteção dessas agressões externas.
O ativo é especialmente recomendado para peles maduras e ressecadas, já que estas são naturalmente menos hidratadas.
- Peptídeos
Os peptídeos podem ser definidos como uma sequência de aminoácidos (naturais ou sintéticos). Eles também são categorizados como proteínas fragmentadas e se caracterizam por imitarem a estrutura natural da pele.
Em cosméticos para a pele, os peptídeos são utilizados como estruturas muito pequenas capazes de penetrar na pele, ajudando na uniformização, no tom, na firmeza, na maciez, no viço e no brilho.
Podemos dizer que a sua função é regular as células da pele, auxiliando na manutenção da hidratação, favorecendo a produção de colágeno e equilibrando a produção da melanina. São especialmente indicados para combater rugas e linhas de expressão.
- Vitamina B3
A vitamina B3, também conhecida como niacinamida, é uma substância coringa no cuidado com a pele, tendo como principal função a alta capacidade de hidratação.
Com poder antioxidante, a vitamina B3 ajuda a reparar danos causados pela exposição à radiação solar, modulando a reação inflamatória e acalmando a derme.
Amplamente utilizada em produtos antimanchas, a niacinamida também combate os danos causados pela luz azul, emitida por computadores e smartphones.
- Vitamina C
Por fim, não podemos deixar de falar da vitamina C. Com alto poder antioxidante, a substância neutraliza os radicais livres, defendendo a pele de agressões externas.
A vitamina C é usada na uniformização do tom de pele, aumentando a proteção contra a radiação UV, além de ser anti-inflamatória.
Por se tratar de um composto quimicamente instável — ela perde rapidamente suas propriedades quando em contato com luz, calor e oxigênio —, é indispensável ficar atento às fórmulas, aos prazos de validade e às orientações de uso.
Embora todas essas substâncias estejam presentes em diversos produtos, a sua utilização deve ser orientada por um dermatologista. O profissional poderá avaliar suas necessidades e indicar uma rotina de skincare personalizada.
Somado aos cuidados específicos de uma rotina de skincare, a saúde da derme depende de bons hábitos alimentares, ingestão de água na quantidade correta e prática de atividades físicas. As frutas e vegetais, por exemplo, são grandes aliados na manutenção da hidratação e na ingestão dos nutrientes necessários para manter a saúde e o viço da pele.
Por isso, além de cremes e produtos para combater o envelhecimento, é indispensável ingerir alimentos saudáveis, evitar produtos ultraprocessados, praticar atividades físicas e manter uma rotina de ingestão de água.
Não se esqueça de usar filtro solar diariamente e consultar o seu dermatologista para montar um plano personalizado de cuidado com a pele.