Numerosos exemplos da história demonstram como a tecnologia transformou bens, serviços e métodos de produção e distribuição. Basta observar o quanto as ideias humanas mais significativas melhoraram o processo industrial antes de se espalharem para outros campos.
Sem poder e, mais recentemente, sem internet, o que seria de um empreendedor? Apenas duas das tecnologias mais significativas e notáveis da história são mencionadas aqui.
Ferramentas ainda mais valiosas para empresas de todos os tamanhos surgiram como resultado da Internet, podemos usar como exemplo, o site da 20Bet, onde tem diversas tecnologias empregadas na plataforma.
Simplificando, permitiu que os estabelecimentos varejistas se reinventassem a partir da venda pela internet, o que foi lucrativo para eles e muito atrativo para os clientes. Eles geram uma receita que, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, chegou a R $53,4 bilhões no ano passado no Brasil (ABComm).
Outro exemplo é a literatura que você está lendo agora; há menos de três décadas, seria considerado apenas ficção. No entanto, a informação e a comunicação de hoje são cada vez mais digitais. As grandes corporações, sem dúvida, mudaram para novos canais como resultado disso.
O Jornal do Brasil, que publicava há cerca de 120 anos, é um excelente exemplo. Em 2010, parou de imprimir e focou apenas na mídia online. Ele também não foi a primeira pessoa a usar essa tática. Veja quantas instâncias recentes existem quando você pesquisa no Google “jornal para de circular” para demonstrar a revolução que a internet trouxe nesta indústria.
E mesmo que as operações da sua empresa nada tenham a ver com a internet, essa tecnologia digital sem dúvida facilita o atendimento de outras demandas e confere praticidade e economia a elas.
Onde posso encontrar as melhores e mais acessíveis ferramentas de marketing atualmente? Você está correto se considerar a internet. Mídias sociais, blogs, e-mail marketing e outras técnicas são usadas para isso.
3 tecnologias inovadoras para o seu negócio
As tecnologias do futuro oferecem muito potencial para o seu negócio. Esta é pelo menos a suposição baseada em desenvolvimentos conhecidos, porém ainda há mais a ser feito antes que possam ser considerados para uso comercial.
Big Data
Você já registrou manualmente as informações do cliente em um caderno ou agenda? Não, não estamos discutindo um período de tempo distante. Você ainda pode encontrar pessoas usando papel para criar sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRMs) se viajar pelo Brasil.
Esta indústria está evoluindo tão rapidamente que agora é impossível avaliar todo o seu potencial. Big data agora é conhecido por coletar informações do público em geral sobre traders que se envolvem em negociações de alta velocidade, volume e alcance – os três Vs que identificam o instrumento.
Big data é “varrido” e compilado a partir de qualquer informação online que seja benéfica e pertinente ao seu negócio. Hoje em dia, é cada vez mais utilizado em métodos de marketing e vendas que colocam uma forte ênfase na fidelização do cliente. Mas ainda não está claro o que acontecerá depois disso.
Impressão 3D
A primeira impressora 3D foi criada na década de 1980, quando o custo e a tecnologia ainda eram barreiras à entrada. Ninguém tem certeza do impacto que ele teve na indústria depois de 30 anos.
A tecnologia pode ser usada para transformar tudo, desde itens individuais de roupas até grandes residências. Vários itens domésticos podem ser produzidos e comercializados a partir daí porque os materiais usados para impressão costumam ser robustos e duráveis.
As empresas que adotam a mentalidade de startup de testar e refinar antes do lançamento atualmente usam a tecnologia. Nesta abordagem, a impressão 3D é cada vez mais utilizada para protótipos rápidos que podem melhorar consideravelmente a qualidade do produto acabado.
Beacons
O Beacon, que foi criado na década de 1990 para conectar dispositivos em uma rede sem fio, é um desenvolvimento do bluetooth. E esse instrumento prima justamente pelo seu poder comunicativo.
Com o uso da tecnologia, uma empresa pode, por exemplo, identificar a localização de seus clientes e enviar-lhes mensagens personalizadas direcionando-os para os bens que desejam, ou seja, para sua localização.
Como você pode ver, seu uso no varejo tem se destacado, pois, além de atrair clientes, os beacons também permitem determinar quais áreas de um negócio são mais interessantes para eles.