Essas armas são amplamente usadas em várias modalidades do tiro esportivo
Se você tem interesse em começar a prática do tiro esportivo, saiba que um dos itens que irá precisar é a pistola de pressão. Ela é ideal para praticantes iniciantes, pois é mais fácil de ser manuseada, dado que o seu peso e tamanho são menores em relação ao de outras armas de pressão, como carabinas e rifles.
Várias modalidades de tiro esportivo utilizam pistolas de pressão. Inclusive, o tiro com pistola é uma modalidade olímpica, na qual o competidor é colocado a determinada distância de um alvo e deve utilizar uma arma de pressão para acertá-lo. Este esporte pode ser subdividido ainda em quatro categorias: pistola de ar, pistola livre, tiro rápido e alvo móvel.
Além disso, também há a possibilidade de utilizá-las em partidas que simulam um cenário de combate armado, utilizando amplos ambientes abertos ou fechados. O paintball é a modalidade mais comum, utilizando bolinhas plásticas que têm tinta no seu interior, espalhando ao atingir um jogador. Já o airsoft tem uma mecânica semelhante, com a diferença que as pistolas disparam bolinhas de plástico sem tinta.
Abaixo, saiba mais sobre as características dos diferentes tipos de pistolas de pressão existentes no mercado.
PCPs
Esse modelo é caracterizado por utilizar ar comprimido dentro do cilindro da arma. A sigla PCP significa pressão pré-carregada (Pre-charged Pneumatics em inglês), de forma que o cilindro é preenchido com ar usando um compressor ou uma bomba. Utilizadas em competições olímpicas, elas se destacam por sua precisão e potência.
Outra característica é que elas não precisam ser recarregadas após cada disparo. Elas também podem ter a função semiautomática, de forma que o chumbinho é disparado a cada vez que o gatilho é apertado.
Mola, gás comprimido e ar
Esses três tipos são bem similares, utilizando um sistema de propulsão que se parece entre si. Neles, o projétil é disparado a partir da compressão da mola ou de um pistão no interior da arma. Também se enquadram nesta categoria as pistolas GBB e NBB, que usam green gas, e as armas elétricas.
CO2
Por fim, há os modelos do tipo CO2, caracterizado pela propulsão do projétil acontecer por meio de um cilindro que utiliza esse tipo de gás. Podem utilizar chumbinho ou esferas de aço, ou no caso das airsofts, também disparam bb’s. Normalmente, elas não são utilizadas em competições esportivas, já que vão perdendo a pressão à medida que o gás é utilizado.
Outro destaque é que elas são muito realistas, sendo uma boa opção para quem procura modelos para coleções ou jogos.
Modelos mais famosos
Existem alguns modelos que se destacam entre as pistolas de pressão. Conheça um pouco mais sobre eles.
KL92 Blowback Full Metal 4.5mm
Fabricada toda em metal, a pistola KL92 modelo Full Metal destaca-se pela durabilidade e resistência. Com uma ótima “pegada”, ela tem boa potência e precisão, recriando com grande realismo as armas de fogo, sendo que a tecnologia Blowback simula o recuo deste tipo de arma, porém com uma intensidade menor.
CO2PT-80
Produzido pela GAMO, a pistola CO2 PT-80 utiliza um cilindro de CO2 12g, que é vendido separadamente. Trata-se de um modelo semiautomático, que dispensa um novo engatilhamento para realizar o disparo. Ela tem uma potência de 400 FPS (equivalente a 120 m/s) e apresenta um manuseio simples e intuitivo, facilitando a experiência de praticantes mais inexperientes.
CO2 CP400 ORION
Já a pistola CO2 CP400 Orion, produzida pela Artemis, é bastante indicada para praticantes do tiro esportivo que procuram precisão, qualidade e potência. Também com modo de disparo semiautomático, ela tem um tambor rotativo com capacidade para 8 chumbinhos. Além disso, conta com alça de mira e massa para mira fixas.